Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.


O sistema somente permite antecipação de parcelas não vencidas. Para efetuar a antecipação, selecione as parcelas a serem antecipadas (utilizando-se as teclas “Shift” e/ou “Ctrl”) e clique na guia “Antecipações”. Neste momento serão apresentadas todas as antecipações já realizadas (na guia SACOC as antecipações sem juros, na guia Tab. Price as antecipações as antecipações Price e na guia SAC as antecipações de parcela SAC). Clique no botão inserir para efetuar as antecipações das parcelas selecionadas anteriormente.

É possível visualizar ou excluir uma antecipação. Para isso clique na aba antecipações, selecione a antecipação que deseja excluir ou editar e clique no botão correspondente na barra de ferramentas localizada na parte inferior da tela. No processo de exclusão, as parcelas antecipadas são reativadas automaticamente.

Caso o parâmetro "Gerar antecipações com status "APROVADA" (menu Cadastros / Parâmetros módulo Carteira de Recebíveis) estiver marcado, ao inserir uma antecipação nos contratos do módulo Carteira de Recebíveis, o status inicial desta será aprovada, ou seja, não será possível editar antecipações depois de inseridas, para realizar qualquer alteração na antecipação, a mesma deverá ser excluída, reativando assim as parcelas e gerar uma nova antecipação com os dados corretos.

Caso desmarcado, ao inserir uma antecipação, o status inicial desta será "Em Estudo" e será possível realizar alterações nos dados da antecipação, como data de baixa, taxa de descapitalização, taxa de bonificação, receita na baixa, valor pago.

É possível realizar a antecipação de parcelas securitizadas, desde que o parâmetro "Permitir antecipar parcelas securitizadas c/ receita securitização" esteja marcado. Pode-se também, definir se esta ação poderá ser realizada somente por usuários administradores, neste caso, a opção "Somente por usuários administradores" deverá estar marcada. A configuração destes parâmetros é feita pelo caminho: Construção / Configurações / Parâmetros / Parâmetros Operações Financeiras / Securitização.
Ao selecionar a opção "Somente por usuários administradores" deverá cadastrar responsáveis com a opção “Contrato (Antecipação Parc. Sec.)” através do caminho: Construção / Cadastros / Usuários Administradores.


Antecipações SACOC





Na visualização das antecipações já realizadas, as seguintes informações estarão disponíveis:



Código: Exibe o código interno da antecipação gerada automaticamente pelo sistema

Parcelas: Exibe a quantidade de parcelas antecipadas.

Fator (%): Exibe a taxa utilizada para a antecipação.

Dt.Baixa: Exibe a data com que a antecipação foi baixada.

Vlr.Real: Exibe o valor atual da antecipação (mesmo valor que consta no campo ”Valor Atual”)

Vlr.Desconto: Exibe o conteúdo do campo “Desconto”, existente na tela de antecipações.

Vlr.Bonificação: Exibe o conteúdo do campo “Bonificação”, existente na tela de antecipações.

Vlr.Líquido: Exibe o valor líquido total da antecipação, já considerando as bonificações e descontos.

Receita Baixa: Exibe o conteúdo do campo “Receita Baixa”, existente na tela de antecipações.



Data Baixa: Data na qual será efetuada a baixa da parcela de antecipação.

Taxa: Taxa de desconto para cálculo do valor antecipado. É necessário informar a taxa limite no cadastro do contrato, pois o sistema não permitirá valores superiores a este.

Aplicação da Taxa: Tipo de cálculo a ser aplicado na taxa de desconto, podendo utilizar o método de Juros Simples ou Juros Compostos.

Parcelas: Preenchido automaticamente. Informa a quantidade de parcelas selecionadas.

Valor Atual: Soma dos valores corrigidos das parcelas a serem antecipadas, informadas na Grid (janela) à direita.

Valor Antecipado: Somente calculado pelo sistema quando o valor a pagar é informado pelo usuário. (Neste caso o valor informado deve ser menor que o campo valor atual).

Desconto: Cálculo de desconto conforme fórmulas detalhadas abaixo, somado ao campo resíduo cobrança, caso exista.

Saldo restante: 
cálculo do valor atual menos o valor antecipado. Somente exibido quando o valor a pagar é informado pelo usuário. (Neste caso o valor informado deve ser menor que o campo valor atual).

Resíduo Cobrança: Campo não editável. Exibe o saldo total de resíduo de cobrança do cliente a ser cobrado, somando este resíduo no desconto. O sistema sempre irá considerar este saldo se houver. Este Após a baixa, este resíduo será alocado na primeira parcela antecipada.

Valor a Pagar: Exibe o valor final a ser cobrado, considerando o desconto. É possível informar aqui o valor parcial a ser cobrado, fazendo com que o sistema assuma uma baixa parcial. Portanto, caso seja informado uma valor nessa campo, este deve ser menor ou igual ao campo valor atual menos o campo desconto.

Bonificação: Valor informado pelo usuário caso queira acrescentar mais um desconto. Este valor é distribuído igualmente entre as parcelas antecipadas, ou seja, o valor da bonificação é dividido pelo número de parcelas e somado a cada desconto obtido na parcela.

Valor Líquido: calculado pelo sistema, sendo a diferença entre o campo valor a pagar menos o campo bonificação.

Receita Baixa:
 Tipo de baixa da parcela após a finalização do processo de antecipação. Contém as mesmas opções existentes na baixa de uma parcela.

Recibo:
 Código interno do recibo preenchido automaticamente pelo sistema após gravar a antecipação. As parcelas baixadas também possuirão o mesmo código de recibo.

Observações:
 Utilizada para acrescentar informações sobre a antecipação realizada. Estas informações são gravadas parcela a parcela, na aba ”Observações da Baixa”

Parc. Origem: Indica a parcela de origem nos casos em que houver uma antecipação parcial.

Fórmulas utilizadas para o cálculo do desconto:

TxJS = Taxa aplicada a juros simples

TxJC = Taxa aplicada a juros compostos

Tx = Taxa de antecipação informada na tela

DtBx = Data de baixa da antecipação

DtVcto = Data de vencimento da parcela a ser antecipada

DescJS = Desconto calculado com juros simples

DescJC = Desconto calculado com juros compostos




No cálculo do período  “(DTBx - DtVcto)”, deve ser levado em consideração o cálculo pró-rata ( contrato com a opção “Desconto pró-rata” checada), caso contrário o resultado desta diferença será truncado, ou seja, o período será igual ao valor inteiro do resultado da fórmula. Ex.: (05/01/2003 - 20/02/2003) = 45/30 = 1,50 = 1.

Cálculo efetuado por parcela, portanto o desconto final será a soma dos descontos obtidos por parcela.



 Antecipações com Taxas

Quando se tratar de antecipações atualmente o sistema irá considerar somente as taxas da parcela que vencer no mês da antecipação, as taxas referentes às parcelas futuras não serão consideradas no valor a cobrar. Para exibir os valores das taxas foram criados nas telas de antecipações dois campos, um deles indica o total de taxas que estão vinculadas às parcelas (Vlr. Vinculado), o outro campo indicará as taxas que estão sendo cobradas na antecipação, segundo o critério acima. Caso o usuário não deseje cobrar as taxas, as mesmas devem ser removidas na edição da parcela. O procedimento é o mesmo para parcelas SAC e parcelas TP.

 Antecipações com Baixa Parcial



Quando se utiliza a baixa parcial na antecipação, ou seja, o valor a pagar informado é menor que o valor atual, os descontos são calculados proporcionalmente, sendo que a ordem das baixas é realizada da última parcela (vencimento maior) para a primeira parcela (vencimento menor).

No exemplo acima, foi informado no campo valor a pagar o total de R$ 2.000,00.

O cálculo do desconto se dará proporcionalmente, de acordo com o total de desconto da parcela que sofrerá baixa parcial, da seguinte maneira:




Caso o processo esteja bloqueado ou com erro de data, deve-se verificar a data de fechamento da "Movimentação" da Carteira de Recebíveis (Módulo Carteira de Recebíveis / Opções  / Cadastros / Parâmetros / Geral / Parâmetros 1).


Antecipações Price





Na visualização das antecipações de Tabela Price já realizadas, as seguintes informações estarão disponíveis

Código: Exibe o código interno da antecipação gerada automaticamente pelo sistema

Parcelas: Exibe a quantidade de parcelas antecipadas.

Fator (%): Exibe a taxa utilizada para a antecipação.

Dt.Baixa: 
Exibe a data com que a antecipação foi baixada.

Vlr.Líquido: Exibe o valor líquido total da antecipação, já considerando as bonificações.

Vlr.Real: Exibe o valor atual da antecipação (mesmo valor que consta no campo ”Valor Atual”)

Dif.Taxa: 
Exibe o conteúdo do campo “Diferencial das Txs”, existente na tela de antecipações.

Jro.TP Não Cobrado:
 diferença entre o valor base e o valor antecipado. Verifique as fórmulas mais adiante para melhor entendimento.

Vlr.Bonificação: Exibe o conteúdo do campo “Bonificação”, existente na tela de antecipações.

Receita Baixa:
 Exibe o conteúdo do campo “Receita Baixa”, existente na tela de antecipações.



Data Baixa:
 Data na qual será efetuada a baixa da parcela de antecipação. O sistema trará como padrão a taxa TP informada na série da parcela. Esta taxa não está limitada à taxa de antecipação cadastrada no contrato.

Parcelas:
 Preenchido automaticamente. Informa a quantidade de parcelas selecionadas.

Valor Atual: 
Preenchido automaticamente. Exibe a soma dos valores corrigidos das parcelas a serem antecipadas, informadas na Grid à direita.

Valor Antecipado:
 Preenchido automaticamente. Exibe o valor total para antecipação, utilizando-se a taxa TP informada na série da parcela.

Diferencial das Txs:
 Preenchido automaticamente. Diferença do valor total antecipado (campo “Valor Antecipado”) e do valor total calculado da antecipação (campo “Valor a Pagar”).

Recibo: Preenchido automaticamente. Após a efetivação da antecipação, Exibe o número do recibo gerado.

Resíduo Cobrança: Preenchido automaticamente. Exibe o saldo total de resíduo de cobrança a ser considerado na antecipação. O resíduo de cobrança sempre será considerado no cálculo.

Taxa Antec.: Taxa de descapitalização TP.

Taxa Bonif.: 
Taxa de bonificação.

Valor a Pagar:
 Valor total da antecipação calculado com base na taxa informada no campo “Taxa”. Para atualiza-lo, basta informar a taxa e clicar no botão “Atualizar”.

Bonificação:
 Valor de bonificação inserido manualmente, mas quando este não for de forma calculada através da taxa, será zerado a taxa de bonificação para que seja identificado que o valor de bonificação foi inserido pelo usuário. Lembre-se que o valor calculado no campo “Valor a Pagar” apenas descapitaliza o valor total utilizando-se a taxa informada, desconsiderando-se dessa maneira os juros a serem cobrados na data de vencimento – isto não é considerado desconto na contabilização (agendamento de planilha). Este valor de bonificação é distribuído proporcionalmentoe entre as parcelas antecipadas e a mesma possui variável de contabilização individual.

Valor Líquido: 
Preenchido automaticamente. Exibe o valor total líquido da antecipação. É a diferença do campo “Valor a Pagar” e o campo “Bonificação”.

Receita Baixa: Informe o tipo de receita na(s) baixa(s)  da(s) parcela(s) antecipada(s). Os tipos de receita são os mesmos utilizados no processo de baixa de parcela.

Observações:
 Utilizada para acrescentar informações sobre a antecipação realizada. Estas informações são gravadas parcela a parcela, na aba ”Observações da Baixa”

Fórmulas utilizadas para o cálculo de antecipação TP:



DataInicial: data inicial informada. Caso o status de desconto pró-rata NÃO esteja checado no cadastro do contrato, será utilizado sempre o dia 1º desta data.

DataFinal: data de vencimento da parcela a vencer. Caso o status de desconto pró-rata NÃO esteja checado no cadastro do contrato, será utilizado sempre o dia 1º desta data.

ValorAntecipado:
 Após o cálculo, o valor antecipado deve ser corrigido nas mesmas condições da parcela.

VlrOriginalParcela: valor presente no campo “Original”, na edição da parcela.

VlrJurosParcela: 
valor presente no campo “Juros”, na edição da parcela.

VlrCorreçãoParcela: valor presente no campo “Correção”, na edição da parcela.

VlrJurosRenParcela: valor presente no campo “Reneg.”, na edição da parcela.

TaxaAntecip: taxa de antecipação informada.

JurosTPNãoCobrado: valor de juros não considerados na antecipação. Este campo é exibido na grid de antecipações realizadas.


A diferença entre as datas deve ser calculada utilizando-se o mês do tipo comercial.


O cálculo é realizado parcela a parcela, nos casos de existirem mais de uma parcela a ser antecipada.


Caso o processo esteja bloqueado ou com erro de data, deve-se verificar a data de fechamento da "Movimentação" da Carteira de Recebíveis (Módulo Carteira de Recebíveis / Cadastros / Parâmetros / Geral / Parâmetros 1).


Contabilização Juros TP Antecipações


Quando é feita uma antecipação TP de várias parcelas, as primeiras parcelas da série têm juros de TP maior e um desconto (juros não cobrados) menor, portanto é contabilizado um valor de juros TP, já nas últimas parcelas ocorre o oposto e é contabilizado um valor de compensação de juros TP.

Para evitar a apropriação de juros e sua posterior compensação, existe um parâmetro no módulo Global Construção que permite a contabilização de parcelas antecipadas ou pagas via confissão de dívida, seja agrupada de forma que apenas um movimento seja criado por antecipação ou confissão de dívida, somando todos os valores de baixas e já diminuindo os valores de compensação dos valores de juros TP.


Tela de cadastro de parâmetros.

Agrupa antecipações e confissões de dívida: indica se contabilização de parcelas antecipadas ou pagas via confissões de dívida irá ser por parcela ou agrupada em um só movimento.

O novo parâmetro virá por padrão desmarcado, ou seja, a contabilização será da mesma forma já existente, caso a empresa queira contabilizar antecipações de forma agrupada, será necessário que o novo parâmetro seja marcado por filial.

Exemplo de contabilização de uma antecipação:
Antecipação de todas as parcelas de uma série com VO de R$10.000,00 e data de referência em 15/04/2005 dividido em 5 parcelas mensais com primeiro vencimento em 15/05/2005. A data da antecipação é 15/04/2005.

o Forma já existente: serão contabilizados cinco movimentos de baixa de parcela, com os seguintes valores:

i. VO: 1960,40  VM: 59,93  Jro: 79,60  VMJro: 2,50  Desc: 0,62  Pago: 2101,81 Comp:   0,00
ii. VO: 1980,00  VM: 61,18  Jro: 39,80  VMJro: 1,25  Desc: 1,23  Pago: 2101,81 Comp:   0,00
iii. VO: 1999,80  VM: 62,43  Jro:   0,00  VMJro: 0,00  Desc: 1,83  Pago: 2101,81 Comp:   0,00
iv. VO: 2019,80  VM: 62,43  Jro:   0,00  VMJro: 0,00  Desc: 2,43  Pago: 2101,81 Comp: 39,80
v. VO: 2040,00  VM: 62,43  Jro:   0,00  VMJro: 0,00  Desc: 3,03  Pago: 2101,81 Comp: 79,60

Nova forma (agrupada): será contabilizada apenas um movimento que irá agrupar todos os valores antecipados:
i. VO: 10000,00 VM: 303,01 Jro: 0,00 VMJro: 0,00 Desc: 0,00 Pago: 10303,01 Comp: 0,00
Como pode ser percebido acima, na nova forma de contabilização o valor de VO e valor Pago serão apenas somados, os valores de juros e compensação de juros serão subtraídos entre si e os valores de VM e VM de juros serão somados e recalculados em função dos novos valores de VO e juros.