Esta função é acessada através do botão exibido na barra de ferramentas localizada no lado direito da tela de contratos. Para exibí-la basta movimentar o mouse sobre a barra azul.
O processo de confissão de dívida tem sua necessidade em negociações financeiras dos contratos da Carteira da empresa e que devem ser tratadas de forma diferenciada pela contabilidade da empresa.
Muitas vezes quando o cliente busca um financiamento no mercado para a compra de um imóvel, após avaliação do banco sobre o cliente e o imóvel a ser adquirido, o banco não libera um financiamento total da dívida do cliente com a construtora. Mesmo não sendo financiamento total da dívida o cliente e as construtoras aceitam o financiamento do banco. Neste momento, o imóvel passa a ser garantia do banco em questão e não mais da construtora. Porém, o que fazer com o restante da dívida que o banco não financiou?
Neste momento entra o processo de confissão de dívida. O processo tem o objetivo de indicar que o cliente continua a dever o valor (não financiado pelo banco) para a construtora, mesmo que a mesma não seja mais proprietária do imóvel. Porém, contabilmente, como o imóvel não pertence mais à construtora, todos saldos contábeis devem ser finalizados referentes ao imóvel. A dívida continuará com o cliente através de um termo não contratual.
Clicando no botão Confissão de Dívida surgirá uma tela de wizard contendo duas opções: elaborar e desfazer a confissão de dívida. Estas opções não podem ser alteradas, ou seja, se o contrato não possui confissão de dívida, a wizard entrará na opção de elaborar, caso contrário, a opção será a de desfazer a confissão de dívida.
Na próxima tela serão apresentados os dados da confissão e a relação de parcelas a serem baixadas, com os seguintes campos:
Contrato: Exibe o número do contrato selecionado.
Cliente: Exibe o nome do cliente do contrato selecionado
Dt. Processo: Entre com a data do processo de confissão de dívida. Esta será a data no qual as parcelas selecionadas serão baixadas.
Dt. Cadastro: Exibe a data de cadastro do contrato (data do contrato).
Parcelas: Nesta tela todas as parcelas virão selecionadas, porém o usuário poderá desmarcar as que não participarão do processo. As parcelas selecionadas serão baixadas na data do processo, com receita do tipo “Dinheiro” e no valor calculado para o dia. Estas parcelas ficarão com o status da baixa do tipo “Confissão de Dívida”.
No passo seguinte, a wizard trará uma aba igual à de inserção de termos, para que seja informado como serão as parcelas que o cliente continua a dever para a empresa. Estas parcelas deverão ser do tipo “Não Contratuais”, conforme o tipo de termo previamente cadastrado para este fim e definido no cadastro de parâmetros.
No passo seguinte, a wizard trará um resumo da confissão de dívida, que traz os dados mais importantes do processo a ser realizado. Basta clicar no botão “Finalizar” para efetuar o processo.
Considerações do processo
- Após o término do processo, será alterada a data de classificação do contrato para a data do processo assim como a classificação do contrato passa a ser “Confissão de Dívida”;
- As parcelas baixadas pelo processo de confissão de dívida ficam marcadas como confissão de dívida não participam do processo de Integração Financeira do sistema;
- Um contrato poderá ter apenas uma confissão de divida;
- As parcelas baixadas por este processo são exibidas na grid (janela) de parcelas na cor amarela, não permitindo reativação. Para reativá-las é necessário desfazer o processo;
- O termo gerado pela confissão de dívida não permite exclusão. Para excluí-lo é necessário desfazer o processo.
Caso o processo esteja bloqueado ou com erro de data, deve-se verificar a data de fechamento da "Movimentação" da Carteira de Recebíveis (Módulo módulo Carteira de Recebíveis / Cadastros / Parâmetros / Geral / Parâmetros 1> Cadastros - Carteiras de Recebíveis).