Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Segurança






Foi desenvolvido um mecanismo de segurança para o banco de dados de cláusula de forma a garantir que as informações não sejam acessadas e manipuladas por pessoas não autorizadas.



A tela de segurança do processo de Banco de Dados de Cláusulas pode ser acessada através do botão SEGURANÇA localizado nas telas de Visualização de Cláusulas/Modelos e de Minutas. O botão de segurança somente estará ativo quando houver informações cadastradas (Cláusulas, Modelos ou Minutas), o acesso ao controle de segurança deve ser definido através dos perfis de usuário do Mega Construção, de forma que apenas pessoas autorizadas possam definir permissões para as informações existentes.

Quando um usuário autorizado clicar no botão de segurança do processo de Banco de Dados de Cláusula o sistema irá abrir a tela exibida na figura acima.

A partir desta tela é possível definir para cada item do banco de dados de cláusulas (Cláusulas, Modelos e Minutas) os usuários que poderão manipular as informações e quais serão suas permissões (Apagar, Modificar, Visualizar), as permissões para inserir novas informações devem ser definidas através dos perfis de usuário do Mega Construção. Por padrão todos os usuários cadastrados no sistema poderão visualizar as informações do banco de dados de cláusula. Caso opte por bloquear a visualização das informações, deverá adicionar no cadastro de segurança dos itens os usuários que não poderão visualizar as informações, deixando desmarcadas as permissões de segurança para estes usuários.

Para que um usuário possa modificar ou apagar um item do banco de dados de cláusulas é necessário que esteja inserido no cadastro de segurança do item e que as permissões Apagar e Modificar estejam marcados.

A opção 'Imprimir'  indica se o usuário poderá imprimir esta cláusula ou modelo que contemplar esta cláusula mediante sua senha pessoal do sistema, desmarcado todos poderão

No cadastro de cláusulas, como as informações são estruturadas em árvore e como a quantidade de informações tende a ser maior do que a dos demais cadastros do banco, foi implementado o conceito de herança das permissões de segurança, ou seja, no momento do cadastramento de uma cláusula o usuário pode definir se o item que está sendo cadastrado herdará as permissões de segurança de seu item pai. Portanto caso o usuário defina permissões de segurança para o primeiro item na hierarquia de cláusulas os usuários e permissões serão replicadas para os filhos. Quando o usuário desejar alterar alguma permissão de segurança para um conjunto de cláusulas bastará, portanto alterar no item pai para que as alterações sejam replicadas para os seus itens filhos.