Ao clicar nesse menu, será apresentado três opções para processar a Apropriação Societária IFRS, Processo Societário, Inclusão do Saldos Societário e Exclusão do Processo Societário IFRS. Ao selecionar uma delas irá abrir um assistente com algumas instruções sobre como proceder na geração dos processos.
Para este novo processo foi seguindo a mesma lógica implantada no processo da atual apuração societária, porém com algumas diferenças. Para o percentual de apropriação dos custos da unidade, assumirá o percentual 0 (zero) enquanto o mês processado for menor que a data de entrega. Quando o mês a ser processado for maior ou igual a data da entrega, então assumirá o percentual de 100% de apropriação.
Serão utilizadas as mesmas variáveis da Apuração Societária atual, mas com um novo código de ação para diferencia-las entre um processo e outro. Para isto foi criado um novo campo de parâmetro no processo do cadastro de estrutura onde possibilita a vinculação do novo código de ação.
Os processos de controle de estoque serão feitos da mesma maneira que a atual apuração societária, mas com um tratamento diferenciado na baixa de estoque de unidades vendidas, que deverá ser realizada somente na data(mês) da entrega da unidade ao cliente. Não serão tratadas as cláusulas suspensivas para a apropriação imobiliária societária - IFRS.
Processo Societário Gerencial
Ao clicar nesse menu, será aberto um Assistente para a Apropriação Societária Gerencial, com algumas instruções sobre como proceder na geração dos processos.
Nessa aba, aparecerão todos os empreendimentos que estiverem vinculados na aba Apropriação Imobiliária do cadastro de estruturas o tipo da Apropriação Societária Gerencial. O sistema mostrará sempre a informação do último processo gerado para os empreendimentos, devemos então escolher o empreendimento desejado, pois com essa opção será possível escolher os parâmetros das planilhas. Selecionar o mês e ano para o qual desejamos gerar a Apropriação. Podem ser escolhidos vários empreendimentos de uma única vez, desde que para todos seja gerado o mês selecionado na parte superior da tela.
O processo é sugerido pelo sistema mensalmente, ou seja, caso a última Apropriação Societária Gerencial. gerada seja para de Dez/09, deverá ser gerada na seqüência a Apropriação Societária para Jan/10, depois Fev/10 e assim consequentemente.
Nessa aba o sistema mostrará os valores de saldo inicial de Estoque, Custo Orçado Engenharia e Saldo Inicial, Custo Diferido Saldo Inicial e CIV Acumulado e o % Custo Incorrido.
Os valores demonstrados nessa aba são digitados manualmente, quando inseridos na tela de Inclusão do Saldo Inicial Societário Gerencial rodado para o empreendimento, sendo que não poderá ser alterado a não ser que o processo seja excluído e reimplantado pela tela de Exclusão do Processo.
Essa aba visa demonstrar a movimentação das contas contábeis vinculadas ao empreendimento, na aba Apropriação Imobiliária Plano de Contas. Podem ser analisados o Saldo Anterior, o Movimento do Mês e o Saldo Atual de cada uma das contas do empreendimento, antes de ser gerada a Apropriação Societária Gerencial.
Caso a unidade possua custo adicional (parâmetro que está localizado na inserção / edição da unidade) irá aparecer a aba custo adicional das unidades no processo da Apropriação Societária Gerencial e o mesmo deve ser digitado manualmente.
Esta tela visa demonstrar maiores informações a respeito dos empreendimentos que possuem Custo Orçado, como o índice de correção do orçamento e os possíveis ajustes sofridos pelo mesmo.
Para efetuar a correção do orçamento, basta selecionar o empreendimento através do botão existente na lateral esquerda da tela, escolher o índice de correção. Também é possível verificar o status dos índices pressionando o botão verificar índices.
Para efetuar complementos de orçamento, basta digitar no campo "Ajustes" o valor do complemento, que poderá ser positivo ou negativo, dependendo da situação real da obra.
Os custos específicos são considerados como custos de obra, não havendo valores para encargos ou terreno. Quando o empreendimento possuir unidades com projeto específico, será possível fazer ajustes e correções do custo orçado destas unidades. No estoque são considerados juntamente com o custo acumulado de cada unidade (somente as que possuem projeto cadastrado), porém no custo do mês não são incorporadas, ou seja, o valor de custo acumulado contém o valor de custos específicos, porém as demais colunas não contém este valor incorporado.
No processo de apropriação imobiliária, quando for selecionado um empreendimento que possuir unidades com projeto específico, será possível fazer ajustes e correções do custo orçado destas unidades.
Ao avançarmos na tela para processar a Apropriação Societária Gerencial será emitida a mensagem se realmente deseja realizar o processo, pois ao executar o mesmo os meses posteriores ao mês que esta sendo gerados serão apagados.
Cuidado ao clicar em SIM, preste bem atenção na data em que foi colocada para o processo ser gerado, principalmente o ano. É muito importante que esses dados sejam informados de forma correta, pois caso seja executado o processo para um mês já passado, o sistema apagará do banco de dados todas as informações geradas para os meses subseqüentes a esse, gerando muito transtorno e perda de informações.
Para finalizar o processo implantado, basta pressionar o botão “Finalizar”. Já para apenas gravar a planilha e iniciar a implantação do saldo inicial de outro empreendimento listado na combo, basta pressionar o botão “Gravar”. Estas duas operações “Finalizar” e “Gravar” gravam as informações das duas planilhas, porém se clicar no Gravar e não tiver mais empreendimentos a serem implantados, basta fechar no X da tela.
Ambas as planilhas podem ser exportadas para os formatos HTML, XML, Texto e XLS basta pressionar o botão “Exportar Dados” no menu lateral direito da planilha. Para fixar a banda da planilha pressione o botão 1º Coluna Fixa no mesmo menu.
Para que os saldos iniciais Societários Gerencial sejam implantados, temos que ter as Frações cadastradas no sistema. Também temos que possuir o agendamento de planilha atualizado, para que o sistema consiga pegar o % de recebimento, para cálculo da receita na Apuração Societária Gerencial.
Os valores de custos específicos são considerados sem fracionar como os valores do empreendimento, ou seja, os valores informados como específicos para a unidade são considerados integralmente sem considerar a fração da unidade. Portanto o custo acumulado específico será somado com o custo acumulado da unidade, o qual é obtido do empreendimento utilizando o cálculo “Custo Acumulado do empreendimento * (Fração da Unidade / 100)”.
As frações consideradas na planilha Apropriação Societária IFRS são as mesmas frações Fração Societária e Fração Societária Terreno do cadastro das unidades/garagens.
Excluir Apropriação Societário Gerencial
Após o processo da Apropriação Societária Gerencial, mostrará uma tela com o status dos processos de cada empreendimento. O objetivo desta tela é mostrar um possível erro ocorrido durante os processos.
Inclusão do Saldo Inicial Societário Gerencial
Ao clicar nesse menu, será aberto um Assistente para inclusão do saldo inicial do processo Apropriação Societária Gerencial, com algumas instruções sobre como proceder na geração dos processos no qual é possível implantar o saldo inicial dos empreendimentos que já possuem vendas no mês base de implantação.
Nessa aba, aparecerão todos os empreendimentos que estiverem vinculados na aba Apropriação Imobiliária do cadastro de estruturas o tipo do Societário e nela podemos selecionar o empreendimento desejado, o mês e Ano da implantação base.
Podem ser escolhidos vários empreendimentos de uma única vez, desde que para todos os empreendimentos, o mês de implantação de saldos seja o mesmo, ou seja, o mês selecionado na parte superior da tela.
Na próxima tela será exibido uma planilha da Apropriação Societária Gerencial com todas as unidades e garagens do empreendimento, sendo que as planilhas são geradas após a seleção do empreendimento escolhido.Para calcular a planilha da Apropriação Societária, basta informar os valores para inclusão do saldo inicial, Custos Apropriados, Custo Acumulado Terreno, Custo Acumulado Encargos, Custo Acumulado Cheio Terreno e o Custo Acumulado Cheio Obra que é obrigatório, após pressionar o botão Calcular.
A coluna Custo Adicional na planilha dos assistentes para inclusão do saldo inicial terá a sua célula habilitada para edição conforme a parametrização da sua respectiva unidade e terá o seu valor definido para a sua unidade.
A planilha da Apuração Societária Gerencial possui um agrupamento chamado % Andamento da Obra, este quando informado indica ao processo que o andamento da obra será informada manualmente e quando não for preenchido o sistema irá considerar o valor do andamento da obra calculado automaticamente.
Neste processo tem o ajuste do custo acumulado de estoque societário, retirando do saldo o valor referente a encargos financeiros conforme determinação da nova deliberação CVM 624 de 01/10.Na planilha no ajuste de estoque societário é possível visualizar o valor de encargos financeiros rateado para cada unidade, o novo saldo de Custo Acumulado e os valores de baixa e estorno dos encargos, fornecendo a base para estorno na contabilidade.
A planilha de ajuste de encargos financeiros realiza o seguinte cálculo:
Encargos financeiros: distribuído os valores de ajuste de encargos conforme a fração da unidade.
Baixa de encargos Financeiros: compreendido pelos valores das unidades de status igual a um 1 (Estoque) na planilha.
Total de Baixas: é a soma das colunas Baixa de Encargos Financeiros, CIV, Custo Permuta e Custo Transferência.
Estorno Resultado: valores dos encargos financeiros das unidades com o status em 2 e 3 (vendidas no mês e vendidas em meses anteriores).
os processos
que foram executados enquanto não for finalizado.O processo de Apropriação Societária Gerencial somente é excluído caso exista alguma inconsistência com os valores que foram implantados. Sempre procure estar certo de que a Apropriação do Empreendimento pode ser excluída.
Este tela é formado por quatro páginas onde:
Primeira página possui um informativo do que pode ser feito com este tela.
Segunda página, possui uma lista com as mesmas características do processo Apropriação Societária Gerencial, porém somente os empreendimentos que estiverem com o processo em andamento. A mesma traz as possibilidades de selecionar ou desmarcar todos e inverter a seleção para facilitar a seleção dos empreendimentos que deseja excluir a Apropriação.
Terceira página, traz somente as informações dos empreendimentos que foram selecionados na página anterior e tem como objetivo disponibilizar a opção de manter ou não, o saldo inicial utilizado na Apropriação dos empreendimentos, como padrão é definido em não apagar o saldo inicial, para que o mesmo possa ser utilizado quando for refazer o processo.
Esta página, da mesma forma que a segunda página, possui as opções selecionar ou desmarcar todos e inverter seleção para auxiliar na escolha de apagar o saldo inicial, estas opções não são modificadas automaticamente ao navegar a página que a antecede ou ao retorná-la após executar o processo.
Quarta página, ao entrar nesta página dará inicio ao processo de exclusão da Apropriação Societária Gerencial dos empreendimentos selecionados, respeitando as opções de apagar o saldo de cada empreendimento. Nesta página é possível acompanhar a execução do processo, e visualizar os processos que já foram excluídos anteriormente quando processado mais de uma vez. Não se faz necessário finalizar o processo para excluir a Apropriação de outro empreendimento que viera a ser esquecido, pois este tela permite voltar as páginas anteriores visualizando a terceira página como um histórico das opções definidas aos empreendimentos que já excluídos.
Para finalizar o processo de exclusão da Apropriação Societária Gerencial, pressione o botão Finalizar quando estiver na ultima página.