Tela de parâmetros da GPS:
Ao incluir um novo parâmetro de GPS, caso haja alteração nos valores de FPAS, Terceiros, RAT Ajustado e Convênio, e existam lançamentos executados na competência da inclusão ou competência posterior, o usuário poderá executar o recálculo dos eventos referentes a esses valores.
Ao inserir, será exibida a mensagem conforme imagem a seguir. Caso deseja recalcular, clicar no botão Sim.
Configuração GPS para empresas optantes do Simples Nacional
Em Configurações > Parâmetros, aba Gerais, subpasta eSocial, no campo Classificações Tributárias, quando preenchidos com uma das opções:
- Empresa enquadrada no regime de Tributação do Simples Nacional com tributação previdenciária substituída,
- Empresa enquadrada no regime de Tributação do Simples Nacional com tributação previdenciária não substituída ou
- Empresa enquadrada no regime de Tributação do Simples Nacional com tributação previdenciária substituída e não substituída.
Ao inserir um novo parâmetro na aba GPS, serão preenchidos de forma automática os seguintes campos:
- Percentual de FPAS = 0
- Percentual de Terceiros = 0
- Percentual Acidente Trabalho = 0
- FAP = 0
- Convênios = 0
- Código de pagamento GPS = 2003 – Empresas Optantes pelo Simples - CNPJ.
Cálculo de GPS
Ao efetuar o cálculo ou recálculo de GPS (FPAS + RAT + Terceiros + Convênio + INSS Empresa) serão verificadas as seguintes condições para a empresa tomadora:
O cálculo será baseado no parâmetro de GPS incluído na Filial.- Será verificado a obra vinculada para o projeto ou centro de custo do colaborador. Essa verificação é de acordo com o tipo de Tomador.
Se a Filial for Tomador de Projeto, será verificado o vínculo de obra no projeto do colaborador, caso seja Tomador de Centro de custo, será verificado o Centro de Custo. O cálculo será baseado no parâmetro de GPS incluído na Obra correspondente.
Configuração no parâmetro de GPS incluído na Filial para obra vinculada no Projeto:
Configuração no parâmetro de GPS incluído na Filial para obra vinculada no Centro de Custo:
Parâmetro de GFIP
No cadastro de parâmetro de GPS para a Obra o campo O declarante das informações é a Filial? determinará se todas as informações da Obra serão emitidas com o
- CNPJ
Essa configuração é utilizada nas integrações financeiras Provisão GPS e Provisão FGTS, no serviço magnético GFIP e nas emissões de Relatórios Anuais
- .