Nesta pasta serão definidos os descontos, adiantamentos e as retenções que serão realizados na medição.
Descontos
Descontar?: Este campo deve ser marcado nos casos em que o desconto selecionado deve ser realizado na medição.
Deduz Bruto: Esta opção deve ser ativada nos casos em que o desconto incide no valor bruto da medição.
Cód. Integração:Esta opção apresenta o código de integração do Frotas, sendo ativada quando o parâmetro do contrato 'Disponibiliza contrato para o Frotas' for marcado.
Tipo de Desconto: Esta opção apresenta o tipo de desconto, sendo ativada quando o parâmetro do contrato 'Disponibiliza contrato para o Frotas' for marcado.
Nota Fiscal: Este opção apresenta o número da Nota Fiscal, campo o qual só é visível quando o desconto é de faturamento direto.
Fornecedor: Este opção apresenta o código do Fornecedor, campo o qual só é visível quando o desconto é de faturamento direto.
Nome : Este opção apresenta o nome do Fornecedor, campo o qual só é visível quando o desconto é de faturamento direto.
Retenções: Através desta opção podemos verificar quais as retenções disponíveis na medição.
Descontar?: Este campo deve ser marcado nos casos em que a retenção selecionada deve ser realizada na medição.
Adiantamentos: Através desta opção podemos verificar os adiantamentos disponíveis na medição.
Descontar?: Este campo deve ser marcado nos casos em que o adiantamento selecionado deve ser realizado na medição.
Sinal?: Quando o usuário optar por controlar o desconto do adiantamento por percentual, este campo ficará marcado. O processo de parcelamento para Medição ficará desabilitado, uma vez que o sistema irá criar de forma automática as parcelas de desconto com base no percentual de desconto definido e no valor medido em cada uma das medições, vinculando a parcela gerada a medição que originou a mesma. Além de criar automaticamente as parcelas de desconto de cada uma das medições o sistema também irá gerar no momento do cadastramento do adiantamento (ao sair da tela) uma parcela inicial, definida como parcela de sinal no valor total do adiantamento e com data de vencimento igual à data de criação do adiantamento, o valor da parcela de sinal sempre irá representar o valor do adiantamento que ainda não foi processado, ou seja, o valor proporcional do adiantamento em relação ao que ainda não foi medido no contrato.
Exemplo:
Se para um determinado contrato cujo valor total é de 235.000,00 o usuário definiu um adiantamento de 23.500,00, isto significa que o percentual de desconto a ser utilizado para cálculo das parcelas de desconto será de 10%, que é a proporção entre o valor do adiantamento e o valor do contrato e que a parcela de sinal do adiantamento no momento da sua criação será de 23.500,00.Portanto se na primeira medição deste contrato o usuário medir 11.750,00 será gerada uma parcela de desconto vinculada à medição no valor de 1.750,00 que representa 10% do valor total medido, a parcela de sinal que era de 23.500,00 passará a ser de 22.325,00, uma vez que o valor das parcelas de desconto das medições é subtraído do valor da parcela de sinal. Por padrão a parcela gerada na medição sempre virá marcada para desconto, podendo o usuário desmarcar a parcela caso deseje não descontar a mesma na medição atual, é valido salientar que a parcela de sinal pode ser descontada a qualquer momento.
Total de Abatimento Físico: Apresenta o valor total dos abatimentos físicos.
Valores Base
Base Nota Fiscal: Indica qual foi o valor utilizado para o cálculo dos valores das retenções/adiantamentos;
Valor Material: Indica o valor de material na medição.
Valor Serviço: Indica o valor de serviço na medição.
Calcular: É necessário selecionar o botão Calcular para que o sistema recalcule todos os valores da medição.
Totalização
Desc. Base INSS: O valor informado neste campo será deduzido da base de cálculo do INSS. Caso ultrapasse o valor da base de cálculo, não será gerada a retenção.
Valor Bruto: Indica o valor total da medição.
Valor Líquido: Indica o valor total da medição retirando todos os descontos retenções e adiantamentos marcados.
Adiantamentos: Indica a soma dos valores dos adiantamentos selecionados;
Retenções: Indica a soma dos valores das retenções selecionadas.
Descontos: Indica a soma dos valores dos descontos selecionados.
Para contratos configurados para que seja realizada a contabilização, ao liberar a medição o sistema irá gerar um código interno de integração, permitindo que o valor bruto da medição seja contabilizado como previsão de medição. Lembrando que o valor será contabilizado somente se o parâmetro “Efetuar contabilização das medições?” do contrato estiver marcado.
Antes que a contabilização seja realizada, será permitido realizar o cancelamento da liberação da medição, caso a medição já tenha sido contabilizada o sistema não permitirá o cancelamento da medição.
É muito importante se certificar de que todas as informações da medição estão corretas para a sua liberação, visto que após a contabilização, esta medição não poderá mais ser reaberta, alterada ou excluída. Impedindo qualquer alteração na mesma.
As configurações da contabilização de previsão das medições devem ser realizadas normalmente no módulo contábil, conforme a regra contábil de cada empresa considerando a entrada da NF de provisão posterior para esta medição.
Se o parâmetro "Permite alterar as retenções nas medições e na nota fiscal?", definido nos parâmetros do Empreiteiros estiver desmarcado irá bloquear as alterações nas retenções padrões que são calculadas por percentual , tais como : ISS , INSS, IR e Caução por item. As outras retenções que podem ser calculadas por valor, tal como Caução por medição, se configurada para reter por valor, poderá ser editada normalmente na tela de medições e na aba tributação da nota fiscal. Por padrão o parâmetro virá marcado, ou seja, permitirá as edições das retenções,permitindo gerar documentos sem descontar as retenções ou ainda editando os valores na nota fiscal para serem integrados ao financeiro.
Quando há retenções que não foram baixadas em medições já finalizadas, estas retenções somente são apresentadas na tela da própria medição ou em medições futuras. Nunca sendo apresentadas em medições anteriores à da retenção.
Ao realizar medição com retenções, o sistema não busca somente as alíquotas padrões do Código de Prestação de Serviços, mas também as exceções cadastradas para o fornecedor, mesmo se houver exceções em apenas algumas retenções.