Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.


Image Removed

Descrição dos campos:

Gera Nota Fiscal Eletrônica: Indica se a filial irá emitir ou não a nota fiscal eletrônica.

Ambiente: Define em que fase do projeto a empresa se encontra, podendo ser:

  • Homologação: É específico para a realização de testes e integração das aplicações do contribuinte durante a fase de implementação e adequação do sistema de emissão de NF-e do contribuinte;
  • Produção: Depois de avaliar a adequação, comportamento e performance do sistema de emissão de NF-e do contribuinte, através do ambiente de homologação, as equipes de TI e de negócios da Secretaria da Fazenda aprovam a emissão da NF-e utilizando o ambiente de produção.

Tipo de Emissão: Forma de Emissão da NF-e que podem ser:

  • Normal: Emissão normal com transmissão on-line da NF-e para a SEFAZ de origem;
  • Contingência Formulário de Segurança (FS ou FS- Contingência Formulário de Segurança (FS ou FS-DA): Emissão em contingência, com impressão do DANFE em formulário de segurança e posterior transmissão da NF-e para a SEFAZ de origem quando sanados os problemas técnicos que motivaram a adoção da contingência; 
  • Contingência SCAN: Emissão em contingência no Sistema de Contingência do Ambiente Nacional - SCAN. O conceito e processo para emissão em contingencia será visto nos próximos tópicos.
Info

Toda vez que alterar o Ambiente ou o Tipo de Emissão o sistema exigirá uma Justificativa, que será gravada em um Log de segurança, juntamente com a data e a hora da alteração.

Certificado Digital: Indica o certificado digital utilizado pela Filial para emissão de NFe. Clique no menu: Image Removed e a seleção de Certificados já será publicada. Esta informação será utilizada para realizar a assinatura do arquivo XML.

Tentativas comunicação: Define a quantidade máxima de tentativas de comunicação da transação de entrada com o módulo da NF-e.

Info
Tentativas comunicação também é utilizada nas situações em que o WebService da SEFAZ dos estados retornar o status de rejeição "105 - Lote em Processamento", indicando que não foi possível processar os dados do XML de forma imediata. Nessa situação, o sistema passará a controlar a quantidade de tentativas para a captura de um retorno válido. A partir do momento que atingir o limite de tentativas, a transação passará a receber o status de Rejeitado – Lote em Processamento, dessa forma a transação se encontrará paralisada. Neste caso será necessário executar a ação de Consultar NF-e novamente, para que as tentativas sejam zeradas e o sistema realize a consulta na SEFAZ em que a NF-e foi enviada.

Controle de Geração:

  • Automático: Os arquivos XML e os registros de controle da nota fiscal eletrônica serão gerados automaticamente quando você gerar uma a nota fiscal. E ficarão disponíveis no Comunicador Sefaz os dados para serem enviados à SEFAZ.
  • Manual: Para que o processo de geração do XML da Nota Fiscal seja feita manualmente, no módulo Distribuição > Ações NF-e para que seja vinculada a um lote e posteriormente seja gerado o XML.

Notas por Lote (Preenchimento automático): Define a quantidade de notas que poderá ser vinculada ao lote.

Info
Uma vez marcada a configuração do parâmetro Gera Nota Fiscal Eletrônica como Ambiente Produção, e a empresa tendo emitido ao menos uma (01) nota fiscal eletrônica, não será mais possível desmarcar este parâmetro para não gerar mais Nota Fiscal Eletrônica em uma determinada filial. Neste caso, ao tentar desmarcar este parâmetro será exibida uma mensagem de erro.

Image Removed

Versão do Layout


No botão  visualize as versões e selecione a desejada. Essa versão deve sempre obedecer à data de vigor estabelecida pela SEFAZ, sendo obrigatório que o sistema utilize sempre a versão mais atual para que o processo da NF-e funcione corretamente.


Image Added

 Web Services



Info

Os Web Services que serão utilizados nos processos da Nota Fiscal Eletrônica serão determinados de acordo com a configuração da Versão do Leiaute, na aba anterior Versão do Layout.

Emissão normal e formulário de segurança:


Nesta aba informe os endereços dos Web Services disponibilizados pelas Secretarias da Fazenda Estadual de jurisdição do contribuinte emitente. As seguintes abas e sub-abas devem ser configuradas



  • Ambiente de Produção: Endereço dos Web Services que serão utilizados para o envio do XML quando o campo Ambiente estiver configurado com o valor Produção e o campo Tipo de Emissão estiver com o valor Normal, “Contingência FS” ou “Contingência FS-DA”.

  • Ambiente de Homologação: Endereço dos Web Services que serão utilizados para o envio do XML quando o campo Ambiente estiver configurado com o valor Homologação e o campo Tipo de Emissão estiver configurado com o valor Normal, Contingência FS ou Contingência FS-DA.

Manifestação do destinatário



  • Ambiente de homologação: É específico para a realização de testes e implementação.
  • Ambiente de produção: Depois de avaliar o comportamento e performance através do ambiente de homologação aprove, utilizando o ambiente de produção.


DANFE


  • Formato: Define o formato a ser utilizado, vinculando o formato que foi configurado no item explicado anteriormente.
  • Orientação da Página: Define o tipo de impressão Retrato ou Paisagem.
  • Impressora: Define a impressora padrão para impressão do DANFE.
  • Imprimir Formatos do Tipo de Documento da Nota Fiscal: Ao marcar essa opção, será necessário configurar a impressão dos formatos no Tipo de Documento utilizado na emissão da nota fiscal de vendas, configuração disponível no módulo Distribuição > Cadastros > Tipo de Documento > aba Formatos.
  • Filtro da Impressão por Usuário do Tipo de Documento: Ao ativar essa opção, o filtro por usuário será habilitado para a Impressão do DANFE e Salvar XML. Parametrização previamente realizada no módulo Distribuição > Cadastros > Tipo de Documento > Pasta Usuários. Se essa configuração for realizada, ao selecionar Filtro da Impressão por Usuário do Tipo de Documento, ao filtrar as notas fiscais eletrônicas o sistema verifica se o usuário tem permissão para acessar o documento. 
  • Configurar Formatos: Abre uma tela para configurar os formatos desejados, que podem ser NFE_DANFE.rpt e/ou NFE_DANFE_PAISAGEM.rpt, que são disponibilizados na pasta de formatos padrões da NF-e.


Salvar XML


Nessa pasta é possível configurar e personalizar por filial os nomes dos arquivos XML assim como os diretórios onde os arquivos serão salvos.

Sub aba Diretório

Sub aba Diretório

Diretório Origem: Representa um caminho fixo inicial e a partir dele serão criados os diretórios personalizados.

Personalização do diretório: Possibilita que para cada Filial seja construída uma Fórmula, no qual se define o caminho em que estarão os arquivos XML a serem salvos. Tanto para o Diretório como para o Arquivo, a construção da fórmula é feita com o preenchimento dos campos. 

Sub aba Arquivo


É possível personalizar para cada filial o nome do arquivo XML.

Construção da Fórmula: Pode ser constituída de 3 (três) elementos: Texto, Campos, Formato da data.


Para acrescentar um dos elementos à fórmula basta selecioná-lo, fazendo com que seja habilitado.

Texto: digite o texto desejado e no caso da opções de Campos, selecione uma das alternativas apresentadas, clique no botão de inclusão (representado por uma seta à direita) e a fórmula será reescrita inserindo o comando desejado no local que o cursor estiver posicionado.

Sempre que um elemento for acrescentado à fórmula, a mesma será validada, não permitindo que um elemento seja incluso em um ponto incorreto, já que o que define o local da inclusão do comando é o posicionamento do cursor.
Não é possível alterar o conteúdo nas caixas “Construção da Fórmula” e “Exemplo”, toda alteração deve ser feita pelas opções dispostas.


Info
O campo Formato da Data somente será habilitado se o campo selecionado for igual à Data de Emissão, Data de Saída/Entrada ou Data Atual.