O processo de Aplicação de Taxas serve para realizar o gerenciamento de taxas nos contratos.
Para utilizar o processo de aplicação de taxas é necessário criá-las no cadastro de taxas adicionais e selecionar a forma de cálculo, data de vigência, Classe Financeira, Centro de Custo e Projeto, que serão utilizados para integração com o módulo Financeiro.
Após o cadastro, as taxas precisam ser vinculadas ao contrato para que possam ser aplicadas nas parcelas. A vinculação de taxas, pode ser feita na edição do contrato ou através do processo de vinculação de taxas.
A aplicação de taxas nas parcelas, pode ser feita de duas formas: aplicar o valor da taxa em parcelas existentes, ou gerar novas parcelas. Também é possível desfazer o processo e retirar o valor das taxas, neste caso, as parcelas que foram geradas serão removidas do contrato.
O processo conta com um resumo de operações antes da finalização.
É possível automatizar o processo de aplicação de taxas com a configuração do Job.
O processo é rodado na data e hora parametrizados, e as próximas execuções respeitarão o número de dias informado no campo 'intervalo'.
Para que uma taxa adicional participe da aplicação pelo job, é necessário que o parâmetro 'permite job' esteja marcado. Essa parametrização é feita no cadastro de taxas adicionais e deve ser marcado para 'todas' as taxas que participarão do job.
O processo de taxas adicionais também possibilita a 'cobrança por processo', ou seja, na antecipação/renegociação a taxa será cobrada apenas uma vez, independente do número de parcelas que estão sendo processadas na operação.
Page Comparison
General
Content
Integrations