Através deste processo é possível exportar as parcelas geradas para devolução de valores a clientes, provenientes de Distratos e Distratos de Termos, para o Contas a Pagar, do módulo Financeiro.
Não enviadas/Enviadas: filtro que permite identificar quais as parcelas que já foram exportadas ou não.
Botão Atualizar: Ao clicar neste botão, o sistema atualiza na grid os valores corrigidos das parcelas ainda não exportadas, conforme as condições definidas no distrato.
Vlr Original COM Percentual;
Vlr Original SEM Percentual;
% Empresa;
Indicam o valor com o percentual aplicado, valor sem o percentual aplicado e uma coluna com o percentual efetivo.
Botão Exportar: Ao clicar neste botão, o sistema exibe a tela do financeiro (Contas a Pagar) para o complemento das informações e geração de parcelas, referente ao item selecionado na grid. A exportação deverá ser realizada parcela a parcela.
Distrato: chama a tela de distrato, posicionado no contrato da parcela selecionada
Botão Doc.Original: Mostrará a tela de contas a pagar do módulo financeiro já localizando o documento respectivo à parcela selecionada. A partir da tela de contas a pagar poderão ser realizadas alterações no documento de acordo com o tipo de código de ação.
No processo de Exportação de Distrato a data de emissão e entrada (Doc. Original) serão correspondentes à data de geração do distrato.
Botão Desfazer Exportação: Este botão somente estará habilitado quando a grid possuir o filtro de “não enviadas”. É possível desfazer a exportação desde que nenhuma parcela gerada no financeiro tenha sido baixada.
Considerações
A correção das parcelas é realizada somente com índices reais;
Caso as séries cadastradas no distrato tenham correção monetária, será necessário exportar as parcelas mês a mês, após a atualização do índice, para que os valores a serem pagos sejam devidamente corrigidos;
É possível também definir uma parcela única para pagamento, e através do módulo finanOceiro gerar mais de uma parcela, conforme as condições de pagamento. Porém neste caso, as parcelas serão fixas.
Na tela “Contas a Pagar“ exibida logo após clicar no botão “Exportar”, é preciso informar o tipo de documento, a condição de pagamento e a série da AP. O código de ação sugerido para este processo, além das informações de C.Custo, Projeto e Classe Financeira, é o definido no próprio distrato. É importante salientar que as informações faltantes citadas anteriormente não são obtidas a partir do código de ação, mesmo que estejam definidas.
Caso seja realizada a exportação de várias parcelas será preciso informar os parâmetros para exportação, conforme imagem abaixo.