Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.

Inclusão do Saldo Inicial Societário Gerencial




Image RemovedImage Added

Ao clicar nesse menu, será aberto um Assistente para inclusão do saldo inicial do processo Apropriação Societária Gerencial, com algumas instruções sobre como proceder na geração dos processos no qual é possível implantar o saldo inicial dos empreendimentos que já possuem vendas no mês base de implantação.

Nessa aba, aparecerão todos os empreendimentos que estiverem vinculados na aba Apropriação Imobiliária do cadastro de estruturas o tipo do Societário e nela podemos selecionar o empreendimento desejado, o mês e Ano da implantação base.
Image Removed
Image Added


 Podem ser escolhidos vários empreendimentos de uma única vez, desde que para todos os empreendimentos, o mês de implantação de saldos seja o mesmo, ou seja, o mês selecionado na parte superior da tela.


Na próxima tela será exibido uma planilha da Apropriação Societária Gerencial com todas as unidades e garagens do empreendimento, sendo que as planilhas são geradas após a seleção do empreendimento escolhido.
Image Removed
Image Added

Para calcular a planilha da Apropriação Societária, basta informar os valores para inclusão do saldo inicial, Custos Apropriados, Custo Acumulado Terreno, Custo Acumulado Encargos, Custo Acumulado Cheio Terreno e o Custo Acumulado Cheio Obra que é obrigatório, após pressionar o botão Calcular.

A coluna Custo Adicional na planilha dos assistentes para inclusão do saldo inicial terá a sua célula habilitada para edição conforme a parametrização da sua respectiva unidade e terá o seu valor definido para a sua unidade.


 A planilha da Apuração Societária Gerencial possui um agrupamento chamado % Andamento da Obra, este quando informado indica ao processo que o andamento da obra será informada manualmente e quando não for preenchido o sistema irá considerar o valor do andamento da obra calculado automaticamente.


Neste processo tem o ajuste do custo acumulado de estoque societário, retirando do saldo o valor referente a encargos financeiros conforme determinação da nova deliberação CVM 624 de 01/10.

Na planilha no ajuste de estoque societário é possível visualizar o valor de encargos financeiros rateado para cada unidade, o novo saldo de Custo Acumulado e os valores de baixa e estorno dos encargos, fornecendo a base para estorno na contabilidade.

A planilha de ajuste de encargos financeiros realiza o seguinte cálculo:

Encargos financeiros: distribuído os valores de ajuste de encargos conforme a fração da unidade.

Baixa de encargos Financeiros: compreendido pelos valores das unidades de status igual a um 1 (Estoque) na planilha.

Total de Baixas: é a soma das colunas Baixa de Encargos Financeiros, CIV, Custo Permuta e Custo Transferência.

Estorno Resultado: valores dos encargos financeiros das unidades com o status em 2 e 3 (vendidas no mês e vendidas em meses anteriores).


 Para finalizar o processo implantado, basta pressionar o botão “Finalizar”. Já para apenas gravar a planilha e iniciar a implantação do saldo inicial de outro empreendimento listado na combo, basta pressionar o botão “Gravar”. Estas duas operações “Finalizar” e “Gravar” gravam as informações das duas planilhas, porém se clicar no Gravar e não tiver mais empreendimentos a serem implantados, basta fechar no X da tela.


Ambas as planilhas podem ser exportadas para os formatos HTML, XML, Texto e XLS basta pressionar o botão “Exportar Dados” no menu lateral direito da planilha. Para fixar a banda da planilha pressione o botão 1º Coluna Fixa no mesmo menu.


 Para que os saldos iniciais Societários Gerencial sejam implantados, temos que ter as Frações cadastradas no sistema. Também temos que possuir o agendamento de planilha atualizado, para que o sistema consiga pegar o % de recebimento, para cálculo da receita na Apuração Societária Gerencial.


 Os valores de custos específicos são considerados sem fracionar como os valores do empreendimento, ou seja, os valores informados como específicos para a unidade são considerados integralmente sem considerar a fração da unidade. Portanto o custo acumulado específico será somado com o custo acumulado da unidade, o qual é obtido do empreendimento utilizando o cálculo “Custo Acumulado do empreendimento * (Fração da Unidade / 100)”.


As frações consideradas na planilha Apropriação Societária IFRS são as mesmas frações Fração Societária e Fração Societária Terreno do cadastro das unidades/garagens.