Versions Compared

Key

  • This line was added.
  • This line was removed.
  • Formatting was changed.



Este cronograma é uma ferramenta para planejar a execução física da obra. Alterando as datas iniciais e finais dos insumos e serviços, o sistema irá calcular os percentuais, quantidades e períodos que compreenderão a obra.

As datas de inicio e término dos serviços e insumos, sempre devem respeitar as datas dos níveis superiores da planilha. Por exemplo: se a fase 01, possui a Dt. Inicio 01/01/2010 e a Dt. Termino 17/03/2010, os níveis abaixo dela (sub-fases, serviços e insumos), devem respeitar esse intervalo, caso contrário o sistema sugere a correção das datas. Definidas e distribuídas as datas do planejamento Físico/Econômico para os serviços e insumos, temos que executar o processo de recálculo do cronograma, para que os períodos sejam criados de acordo com as datas, e assim possa-se definir os percentuais ou quantidades para cada período criado.


Para a integração com o Project, o conceito de data de início no Replanejamento para os serviços que possuem medição foi alterado, ou seja, será consultada a menor data de início das medições realizadas para o serviço e atribuída para a data de início no Replanejamento. Conforme mostra na figura 01, o serviço selecionado tem data de início 17/09/2013, os demais que não possuem medição estão previstos com data de início em 16/09/2013, devido a periodicidade do Planejamento que é quinzenal, isso irá ocorre porque a menor data de medição para o serviço é em 17/09/2013, conforme a figura 02. Basicamente, será possível no replanejamento visualizar a data de início “real” para o serviço em questão.





Tela da Medição:



Raramente é planejado/replanejado ou até visualizado em nível de Insumo, devido ao enorme volume de dados e ate a sua visão de negócio, o sistema irá sempre gerar inicialmente o planejamento e replanejamento em nível de Serviço. 



Dados

Exportar Dados: Permite realizar a exportação da tela para os formatos HTML, XML, Texto e XLS.

Registros: Esta opção possibilita a manipulação da seleção dos registros através das opções:


  • Marcar todos: Todos os registros serão selecionados.
  • Desmarcar todos: Todos os registros selecionados serão desmarcados;
  • Inverter seleção: Ao selecionar esta opção o sistema irá inverter a seleção, ou seja, os itens selecionados serão desmarcados e os itens desmarcados serão selecionados.
  • Itens com a geração pendente: Ao selecionar esta opção o sistema irá marcar apenas os itens que estão com a geração de informações pendentes.




Visualização


No Cronograma, a tela por padrão já será apresentada com a coluna fixa.

Colunas: Permite exibir ou ocultar colunas com dados referente ao período do planejamento, como quantidades, valores e percentuais.

Exibir Inf.Complem.: Permite exibir ou ocultar informações adicionais na grade de dados do cronograma.

Fixar Colunas: Ao selecionar esta opção, o sistema permite desafixar/fixar algumas colunas específicas na grade de dados.


Processos

Zerar Períodos: Esta opção permite zerar os valores ou períodos da linha selecionada ou de todos os registros selecionados do cronograma.

Processos: Esta opção será utilizada para exibir insumos que possuam percentual diferente de 100%.

Filtro Localizar Período: Realiza a busca e seleciona automaticamente o período (mês) informado no filtro.

Filtros Rápidos: Através desta opção é possível determinar o nível de exibição na grade de dados. Este nível pode ser delimitado por Fases, Serviços e Insumos.

Legendas: Esta opção possibilita a edição das cores e texturas que diferenciam as informações da grid.

Localizar: Permite realizar a localização das informações do cronograma de forma ágil.

No Replanejamento Físico/Econômico, serão considerados os valores realizados em medições físicas, anteriores a data de corte, ou seja, movimentos de medição física realizados até um dia antes da data de corte em relação ao término do período. Caso o parâmetro "Exige intervenção do usuário para confirmar o reajuste de datas no cronograma físico?" esteja desmado, ao alterar as datas de início e término do cronograma a replicação das datas seja realizada sem a necessidade de confirmações por parte do usuário. Com o parâmetro para gerar os cronogramas separadamente marcado, ao disparar qualquer processo para montar o cronograma(geração inicial), apenas o cronograma físico será gerado. Após a geração do cronograma apenas o cronograma físico foi calculado, e as pastas dos cronogramas de compras e financeiro não estão habilitadas, ou seja, não podem ser abertos até que seja gerado através do seu respectivo menu.


Para melhorar o controle de insumos zerados no orçamento quando a medição for por serviços, os quais possuem realizado para este, não é gerado períodos de replanejamento. Porém, quando o insumo é zerado no orçamento e não existir realizado para o serviço, é necessário replanejar o mesmo devido ser obrigatório a existência de pelo menos um período para definição de datas de início e término.


É possível realizar a manutenção do Serviço Crítico no Orçamento e também no Planejamento, bastando visualizar a coluna em questão e realizar a alteração (Para apresentar a coluna Dados do MS-Project, basta editar o Cronograma, na aba físico clicar em Exibir Informações Complementares, e selecionar a opção Banda de Dados do Ms-Project).  Esta opção está disponível apenas a importação das informações de Serviço Crítico do MS Project para Mega, sendo que o caminho inverso não está disponível. Logo após a importação já estará disponível no Planejamento e Orçamento os campos marcados como Críticos, e também para todos os relatórios que consultam tal campo, como por exemplo o Comparativo de Medições.



Nas situações onde será necessário planejar até o nível de insumo, há a opção 'Físico/Econômico – Insumo' que pode ser acessada através do botão direito do mouse sobre o serviço desejado. 



 O sistema irá calcular e montar o planejamento da composição do serviço em uma nova aba, podendo ser realizado os ajustes necessários em nível de insumo. 


 
Assim que escolhida a opção o sistema gravará a estrutura até o nível de insumo e nos cálculos o sistema considerará esses valores.
 
Adicionada a coluna 'Composição?', ela indicará se existe planejamento para os insumos do serviço, ou não. Para os serviços que possuem a opção Sim, o sistema considerará nos cálculos do planejamento os insumos, se for Não o sistema considerará somente o Serviço, diminuindo assim as informações calculadas pelo sistema. 
 
Existem alguns processos que buscam as informações do planejamento para os insumos, para isto o sistema considerará os valores/percentuais informados para o serviço, nos casos em que não possuem a distribuição do planejamento ate a composição, segue a listagem dos processos alterados:

  • Gráfico de comparação do cronograma de compras com físico;
  • Informações apresentadas na tela de medição física, referente ao planejamento dos insumos;
  • Cronograma FEQ;
  • Cálculo de jornada;
  • Solicitação: cálculo da data de necessidade;
  • Análise gerencial: Histograma;
  • Análise gerencial: Mapa resumo;
  •  Análise gerencial: Acompanhamento de obra;
  • Análise gerencial: Indicador de custo e prazo;
  • Análise gerencial: Cronograma físico-financeiro;
  • Análise gerencial: Agenda de Suprimentos;
  • EVA: Análise de desempenho de resultado;