Executando
Apuração e Geração
Através da opção Apuração e Geração é possível realizar a apuração do IRPJ e da CSLL abrangendo todas as formas de tributação, realizar a geração das guias para pagamento e posterior envio do arquivo da ECF para transmissão à Receita Federal.
Na tela Mega ECF – Apuração e Geração, definir:
- O ano-base para apuração e posterior geração;
- A forma de apuração da empresa – Anual ou Trimestral, para emissão da ECF utilizar a opção Todos;
- Intervalo de datas para as Situações Especiais estabelecidas pelo Governo. Este caso se aplica a situações onde seja necessário gerar uma ECF parcial sendo a data final igual a data da situação especial ou do evento, ou duas ECFs sendo uma com data final igual a data da situação especial ou evento e outra com data inicial igual a data imediatamente posterior à situação especial ou evento.
Após informar esses dados, clique em OK e prossiga com a apuração e emissão da ECF.
Neste momento as contas do Plano de Contas da empresa ficarão disponíveis para serem importadas através da opção Integração > Nativa - Banco de Dados > Importação Plano de Contas Contábil.
Geração
A opção Geração não possui a apuração de impostos, portanto ela será utilizada apenas para gerar os blocos 0, J, K, L, X, Y e 9 do ECF.
Na tela Mega ECF – Geração, informar o ano-base, o tipo de apuração da empresa e o período para as Situações Especiais.
Nesta opção, após o Mega ECF ter gerado o arquivo da ECF com os blocos atendidos pelo sistema, este deverá ser importado no validador da Receita para ter os blocos M, N, P, T e U complementados pelo usuário com os dados relativos às apurações de IRPJ e CSLL feitas externamente ao módulo.
Pré-requisitos
Os seguintes pré-requisitos devem ser atendidos para que seja realizada a apuração dos impostos e a geração do arquivo da ECF:
- Todas as filiais ativas devem possuir o mesmo padrão de Plano de Contas e Centro de Custos;
- Todas as filiais ativas devem possuir a mesma Organização Responsável;
- A contabilidade deverá estar encerrada na data final do mês ou trimestre informado;
- Como para o ECF o sistema considera o mesmo vínculo de Contas Contábeis e Contas Referenciais feitos para a ECD, para a importação dos Planos é necessário que nos parâmetros da ECD, o item Gera registro I051 esteja marcado. Este parâmetro é acessado no módulo Contabilidade, menu Opções > Cadastro > Relatórios Magnéticos > ECD > Parâmetros, aba Configuração;
- Para que seja possível importar os saldos por Centro de Custo, estes deverão ser referenciados no momento de fazer os vínculos das Contas Contábeis com as Contas Referenciais. Além disso, nos parâmetros da ECD, o item Gera arquivo com informações de centros de custos também deverá estar marcado. Este parâmetro é acessado no módulo Contabilidade, menu Opções > Cadastro > Relatórios Magnéticos > ECD > Parâmetros, aba Configuração;
- Uma mesma Conta Contábil não poderá ser vinculada a mais de uma Conta Referencial, exceto se estiverem relacionadas a centros de custos diferentes em cada vínculo.
Cadastros
Quando ainda não existem os cadastros na empresa e ao acessar o Mega ECF pela primeira vez, é exibida a seguinte barra de botões.
Empresa
Ao acessar o ECF pela primeira vez, o usuário deverá clicar no botão Nova e fazer o cadastro da empresa.
Alguns dados já virão preenchidos do Mega e o usuário deverá atualizar e incluir os dados faltantes.
Não será permitido alterar o CNPJ da Empresa, por se tratar de uma informação identificação. A alteração do CNPJ só poderá ser realizada atavés do cadastro de Organizações no Mega Empresarial.
A empresa deverá ter um Responsável Legal (Contador ou Contabilista, com registro nos órgãos competentes), e um Representante Legal, sendo que o Representante Legal cadastrado pode estar vinculado a mais de uma empresa. Esses dados também podem ser incluídos no cadastro de Signatários da Escrituração.
Ao completar cada um dos cadastros, é necessário clicar no botão Gravar.
Na aba Parâmetro de Tributação, atualizar os dados de forma de tributação e forma de apuração da empresa.
Na aba Parâmetros Complementares devem ser informadas as operações que a empresa exerce. Essas informações habilitarão os formulários a serem preenchidos dos Blocos X e Y da ECF.
Após clicar em Gravar e Sair para que seja exibido o menu lateral com as opções.
Para atualizar qualquer informação, selecione no menu lateral, na tela de edição clicar no botão Alterar, e após as alterações clicar em Gravar.
Contas (*)
(*) Cadastro disponível somente na versão com Apuração.
Após realizar o cadastro completo da empresa, o próximo passo é fazer o cadastro das contas que serão utilizadas para o cálculo.
Selecione no menu lateral a forma de tributação, conforme exemplo na imagem a seguir:
Contas do Sistema são todas as contas do plano referencial do governo das tabelas do M300 e M350. As contas padrão do sistema não podem ser excluídas e nem alteradas suas nomenclaturas, somente poderão ser desativadas.
Contas do Usuário permite que o usuário cadastre suas contas que serão utilizadas, para isso clicar no botão Incluir e será apresentada uma lista de tipos de contas pré-cadastradas.
Conforme o tipo selecionado, algumas opções já virão preenchidas e o usuário deverá confirmar e completar as informações. Caso a conta seja utilizada para controle de Parte B, deverá preencher o Saldo Anterior dessa conta informado no antigo livro Lalur e o Tipo da conta, e clicar em Gravar.