Antes da emissão da RAIS magnética é necessário realizar as seguintes configurações:
- Informar o responsável pelas informações que estão sendo declaradas no arquivo magnético para o sistema de Folha de Pagamento. No módulo Global, acessar o cadastro de Agentes / Organização / Responsáveis, conforme imagem a seguir:
- Para identificar qual tipo de colaborador deverá ser gerado no arquivo da RAIS, o usuário deverá selecionar a opção “Considera tipo para emissão?”, disponível no cadastro de tipo de colaborador (Folha de Pagamento / Cadastros / Tabelas Auxiliares / Tipo / Colaborador), conforme imagem a seguir:
- Para que os colaboradores rescindidos sejam listados no arquivo magnético, todas as causas de rescisão deverão estar preenchidas com as causas RAIS correspondentes (Folha de Pagamento / Cadastros / Tabelas Auxiliares / Causa de Rescisão), conforme imagem a seguir:
- As informações referentes ao número de competências para Banco de Horas, Dissídio Coletivo e Gratificação devem ser preenchidas diretamente na rescisão do colaborador. Para rescisões antigas, a manutenção das informações pode ser feita acessando a rescisão pelo cadastro do colaborador (Colaborador / Contrato / Rescisão), conforme imagem a seguir:
- Especificar o tipo de Tomador de Serviços para cada filial. No módulo Folha de Pagamento acessar o menu Configurações / Parâmetros, editar a filial e selecionar o tipo na aba Gerais, conforme imagem a seguir:
Não: A filial não trabalha com o conceito de Tomador de Serviços.
Projeto: A filial trabalha com o conceito de Tomador de Serviços, o qual está representado na estrutura de Projetos.
Centro de Custo: A filial trabalha com o conceito de Tomador de Serviços, o qual está representado na estrutura de Centro de Custos.
- No módulo Folha de Pagamento acessar o menu Configurações / Parâmetros, editar cada filial e realizar as seguintes configurações na aba RAIS:
- Caso a empresa tenha encerrado as atividades, além de marcar o campo é obrigatório informar a data do encerramento.
- Informar o Sistema de Controle de Ponto utilizado. Como padrão este campo estará informado como "Estabelecimento adotou Sistema de Registro Eletrônico de Ponto - SREP (Portaria 1.510/2009)", conforme imagem a seguir:
- Para as Contribuições Sindicais Patronais do ano vigente, o usuário deve inserir uma nova vigência de Sindicato e também os valores pagos para o mesmo, criando assim um histórico com essas informações.
Na vigência é necessário informar se o estabelecimento (matriz/filial) é centralizador ou não pelo pagamento da contribuição sindical (Registro Tipo 1 – Posição 437). Caso seja, é necessário informar qual a empresa centralizadora pelo pagamento (Registro Tipo 1 – Posição 438 a 451).
- Caso o estabelecimento participe do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) é necessário preencher as informações na aba PAT para serem demonstradas na RAIS.
Conferência
Antes de emitir a RAIS é possível conferir os dados emitindo o relatório de Conferência da RAIS magnética(RaisConferencia _XI.rpt), através do menu Relatórios > Anuais > RAIS.
Para empresas que utilizam o conceito de tomador de serviços, as possíveis divergências de Projeto e Centro de Custo podem ser conferidas emitindo o relatório Conferência Histórico Projeto & Centro de Custo (Conferencia_ProjCC.rpt), no menu Relatórios > Anuais > RAIS.