Ao clicar nesse menu, será apresentado três opções para processar a Apropriação Fiscal, Processo Fiscal, Inclusão do Saldos Iniciais e Exclusão do Processo Fiscal. Ao selecionar uma delas irá abrir um assistente com algumas instruções sobre como proceder na geração dos processos.
Processo Fiscal
Ao clicar nesse menu, será aberto um Assistente para a Apropriação Fiscal, com algumas instruções sobre como proceder na geração dos processos.
Nessa aba, aparecerão todos os empreendimentos que estiverem vinculados na aba Apropriação Imobiliária do cadastro de estruturas o tipo da Apropriação Fiscal. sendo Analítico ou Sintético. O sistema mostrará sempre a informação do último processo gerado para os empreendimentos, devemos então escolher o empreendimento desejado, pois com essa opção será possível escolher os parâmetros das planilhas. Selecionar o mês e ano para o qual desejamos gerar a Apropriação. Podem ser escolhidos vários empreendimentos de uma única vez, desde que para todos seja gerado o mês selecionado na parte superior da tela.
O processo é sugerido pelo sistema mensalmente, ou seja, caso a última Apropriação Fiscal. gerada seja para de Dez/09, deverá ser gerada na seqüência a Apropriação Fiscal para Jan/10, depois Fev/10 e assim consequentemente.
Nessa aba o sistema mostrará os valores de saldo inicial de Estoque, Custo Orçado Engenharia e Saldo Inicial, Custo Diferido Saldo Inicial e CIV Acumulado e o % Custo Incorrido.
Os valores demonstrados nessa aba são digitados manualmente, quando inseridos na tela de Inclusão do Saldo Inicial Fiscal rodado para o empreendimento, sendo que não poderá ser alterado a não ser que o processo seja excluído e reimplantado pela tela de Exclusão do Processo.
Essa aba visa demonstrar a movimentação das contas contábeis vinculadas ao empreendimento, na aba Apropriação Imobiliária Plano de Contas. Podem ser analisados o Saldo Anterior, o Movimento do Mês e o Saldo Atual de cada uma das contas do empreendimento, antes de ser gerado o Apropriação Fiscal.
Caso a unidade possua custo adicional (parâmetro que está localizado na inserção / edição da unidade) irá aparecer a aba custo adicional das unidades no processo da Apropriação Fiscal e o mesmo deve ser digitado manualmente.
Esta tela visa demonstrar maiores informações a respeito dos empreendimentos que possuem Custo Orçado, como o índice de correção do orçamento e os possíveis ajustes sofridos pelo mesmo.
Para efetuar a correção do orçamento, basta selecionar o empreendimento através do botão existente na lateral esquerda da tela, escolher o índice de correção. Também é possível verificar o status dos índices pressionando o botão verificar índices.
Para efetuar complementos de orçamento, basta digitar no campo "Ajustes" o valor do complemento, que poderá ser positivo ou negativo, dependendo da situação real da obra.
No processo de apropriação imobiliária, quando for selecionado um empreendimento que possuir unidades com projeto específico, será possível fazer ajustes e correções do custo orçado destas unidades.
Ao avançarmos na tela para processar a Apropriação Fiscal será emitida a mensagem se realmente deseja realizar o processo, pois ao executar o mesmo os meses posteriores ao mês que esta sendo gerados serão apagados.
Cuidado ao clicar em SIM, preste bem atenção na data em que foi colocada para o processo ser gerado, principalmente o ano. É muito importante que esses dados sejam informados de forma correta, pois caso seja executado o processo para um mês já passado, o sistema apagará do banco de dados todas as informações geradas para os meses subseqüentes a esse, gerando muito transtorno e perda de informações.
Após o processo da Apropriação Fiscal, mostrará uma tela com o status dos processos de cada empreendimento. O objetivo desta tela é mostrar um possível erro ocorrido durante os processos.