Objetivo

Este documento tem como objetivo orientar sobre os requisitos para uso do sistema Mega ERP na modalidade Mega na Nuvem.


Acesso (Links e QoS)

Os acessos ao Mega na Nuvem são realizados através da Internet, sendo assim, recomendamos o uso de links dedicados e com garantia de velocidade pela operadora.

É importante manter um monitoramento proativo do link de internet e da sua rede interna, pois oscilações de velocidade nesses dois meios de comunicação poderão impactar negativamente  na performance de acesso e uso do Mega na Nuvem. 

Ao acessar o Mega na Nuvem, você estará utilizando uma parte de sua banda de internet, no entanto, outros aplicativos como: Office 365, Google Docs, Sites de Banco, Downloads, sites de entretenimento (música, vídeos redes sociais), etc.. , que também utilizam banda de internet podem influenciar diretamente na velocidade e estabilidade do acesso à aplicação, podendo causar lentidão e até mesmo travamento do Mega na Nuvem. 

Para evitar que outras aplicações como as citadas acima impactem na velocidade de acesso do Mega na Nuvem, você pode fazer uso de um recurso chamado QoS (Quality of Service), normalmente disponível em equipamentos como firewall, roteadores e switchs, que quando configurado dará prioridade ao tráfego de rede utilizado para o acesso do Mega na Nuvem. 

A imagem abaixo ilustra na parte de cima o tráfego de internet em um ambiente sem controle de QoS ativo, onde a banda de internet é compartilhada entre todos os tipos de aplicação sem uma regra determinada e com isso podemos ter picos de consumo de, por exemplo, um site de entretenimento (Spotify, YouTube, Facebook) consumindo a maior parte da banda de internet prejudicando o acesso a aplicações de negócio, como o Mega na Nuvem, sites de banco entre outros. 

E na parte de baixo da imagem, o tráfego de internet em um ambiente com controle de QoS, onde os diferentes tráfegos de internet ocorrem dentro de uma banda pré determinada evitando que, por exemplo, eventuais picos de acesso a sites de entretenimento possam consumir a maior parte da banda de internet disponível, gerando lentidão e instabilidade no acesso de aplicações de negócio como o Mega na Nuvem. 

 


Como implementar o QoS na minha empresa?

Você deve procurar o responsável técnico pela sua infraestrutura de rede local e acesso à internet e informar a ele essa necessidade. 


Quanto da minha banda de internet devo reservar para o acesso e navegação do Mega na Nuvem?

Recomendamos dedicar aproximadamente 40% do total da sua banda de internet para acesso ao Mega na Nuvem.

A reserva de banda deverá ser feita para o tráfego que ocorre através da porta 8491, essa porta deverá estar sempre liberada no Firewall/Proxy.

Cada usuário conectado no Mega na Nuvem consome em média 300kbps. 

Na tabela abaixo temos alguns valores de referência para reserva de banda:

Tabela - Quantidade de Usuários x Banda Dedicada
Quantidade de Usuários

Banda dedicada (mb)

~40% do Link Total

1 a 154,5
16 a 257,5
26 a 3510,5
36 a 50 15
51 a 7522,5
77 a 100 30

Exemplo: 15 usuários x 300 kbps = 4,5 mb.


Melhores práticas

Dependendo da política de segurança da empresa, podem existir aplicativos de monitoramento e/ou bloqueio de tráfego instalados nas máquina dos usuários finais, sendo assim, se você tem esse cenário em sua empresa, recomendamos manter a porta 8491 como exceção (white list) em ferramentas como:

  • ANTIVIRUS (Firewall / Monitoramento / Escaneamento)
  • FIREWALL WINDOWS
  • SERVIDOR PROXY/GATEWAY
  • FIREWALL DA REDE INTERNA
  • SWITCH GERENCIAVEL
  • SOFTWARE DE MONITORAMENTO DE REDE
  • SOFTWARE ANTIVÍRUS

Recomendamos também adicionar os endereços de acesso a plataforma web como sites confiáveis em suas configurações de internet.

Estações (Client HTML5)


Hardware

    • Processador Intel Core i3 ou similar;
    • Memória RAM: 2GB ou superior;
      [Para sistemas operacionais de 64 bits, recomendável 4GB RAM]
    • Impressora local ou de rede acessível na estação cliente para emissão de relatórios;
    • Monitor com resolução mínima de 1366 x 768 px;


Software e Serviços

  • Navegador com suporte a HTML5 e execução de código JavaScript;
    • Chrome - Versão 31 ou superior
    • Firefox - Versão 19 ou superior
    • Opera - Versão 20 ou superior
    • IE - Versão 10 ou superior
  • As versões mínimas são referências, considerando a versão estável inicial do navegador com suporte a funcionalidades utilizadas pela plataforma.
  • É recomendado o uso de versões recentes dos navegadores, considerando as constantes otimizações e aprimoramentos de segurança disponibilizados pelos fabricantes, bem como para manter compatibilidade com evoluções que venham a ser disponibilizadas na plataforma de cloud.


O uso de navegadores virtualizados não está homologado pela Mega Sistemas.