Instalação e Configuração

Instalação


Na instalação da versão através do MegaEmpresarial_4xx.exe, os arquivos referente ao Comunicador Sefaz são colocados na pasta da versão do Mega Empresarial na máquina Servidor de Aplicações, conforme estrutura apresentada a seguir. Por exemplo, se os arquivos da versão estiverem em c:\Mega\Versao é nesta pasta que as pastas e arquivos deverão ser copiados.


 Não é aconselhável o uso de proxy na máquina Servidor de Aplicações, responsável pela comunicação com os Web Services.


Estruturas de Pastas


Dentro dessa estrutura de pastas da versão existem duas pastas e dois arquivos:


Estrutura das Pastas


Pasta Config – Na pasta Config ficam os arquivos em formato XML responsáveis pelas configurações do Mega Empresarial. Os arquivos dessa pasta que devem ser alterados para o funcionamento da ferramenta são: MegaClient.xml e MegaConfig.XML.


 Na instalação da versão são disponibilizados os arquivos MegaClientExemplo.XML e MegaConfigExemplo.XML, que depois de alterados devem ser renomeados para MegaClient.XML e MegaConfig.XML respectivamente. Os arquivos XML podem ser editados pelo bloco de notas ou qualquer outro editor de texto.


MegaClient.xml
Este é o arquivo responsável pelas configurações referentes à camada client. Nesse arquivo será indicado onde está o MegaConnectionManager, que será explicado em seguida.  A estrutura do MegaClient.xml é similar à seguinte:


<?XML version="1.0" encoding="UTF-8"?>
    <DOCUMENT>
         <SERVERS>
            <ACTIVE>TRUE</ACTIVE>
            <APPLSERVER>PC_TECNOLOGIA</APPLSERVER>
            <SERVERPORT>8998</SERVERPORT>
        </SERVERS>
    </DOCUMENT>


As informações que precisam ser preenchidas para uso do Comunicador Sefaz, são:

  • ACTIVE – Indica se o servidor da aplicação está ativo (TRUE) ou não (FALSE). Somente serão utilizados os servidores que estejam ativos.
  • APPLSERVER – Nome da máquina onde se encontra o MegaConnectionManager.
  • SERVERPORT – Porta onde o MegaConnectionManager está respondendo.


MegaConfig.XML
Neste arquivo estão as configurações correspondentes aos servidores de aplicação, na seguinte estrutura:


<?XML version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>
    <DOCUMENT>
        <ORACLE>ORCL</ORACLE>
        <HTTPSERVERPORT>8998</HTTPSERVERPORT>
        <PATHFORMATOS>..\FORMATOS\</PATHFORMATOS>
        <PATHFORMATOSLOCAL></PATHFORMATOSLOCAL>
        <PATHTEMP>..\TEMP</PATHTEMP>
        <USACRYSTALDIRETO>N</USACRYSTALDIRETO>
        <DOMINIO></DOMINIO>
    </DOCUMENT>


As seguintes configurações são necessárias para acessar o Comunicador Sefaz:

  • ORACLE – Define a ConnectString que o servidor se conectará.
  • HTTPSERVERPORT – Define a porta inicial para uso dos servers. A porta indicada será utilizada pelo MegaConnectionManager. Cada um dos servers que for utilizado utilizará uma porta diferente, subseqüente a essa porta.

 Para que a ferramenta funcione corretamente, é necessário liberar no Firewall do ambiente, as portas que serão utilizadas.


Pasta Servers – Na pasta Servers estão localizados todos os Servers dos módulos do Mega Empresarial. Para o Comunicador Sefaz, são os arquivos:

  • SrvMegaComunicadorSefaz.exe
  • MegaCom_Sefaz.dll
  • RegAsm.exe


Arquivo MegaConnectionManager.exe – O MegaConnectionManager é uma aplicação que indica em qual porta HTTP cada um dos servers do Mega Empresarial estarão disponíveis. Assim, quando o Comunicador Sefaz for iniciado, ele consultará o MegaConnectionManager para descobrir em qual porta ele irá encontrar o SrvMegaComunicadorSefaz.exe.


 Para acessar o Comunicador Sefaz é necessário que o MegaConnectionManager.exe esteja sempre em execução no Servidor de Aplicação. Caso contrário, não será possível iniciar a aplicação.


Arquivo MegaConnectionManager.XML – Neste arquivo estão as configurações necessárias para o funcionamento desse serviço, na seguinte estrutura:


<?XML version="1.0" encoding="UTF-8"?>
    <DOCUMENT>
        <CONFIG>
            <PATH>c:\Mega\Config</PATH>
        </CONFIG>
    </DOCUMENT>


A única configuração presente neste arquivo XML é o caminho da pasta Config, onde se encontram os arquivos XML mostrados anteriormente.


 Na instalação da versão é disponibilizado o arquivo MegaConnectionManagerExemplo.XML, que depois de alterado deve ser renomeado para MegaConnectionManager.xml.


Configuração


É possível acessar o SrvMegaComunicadorSefaz.exe através do clique com o botão direto do mouse sobre o arquivo na barra de tarefas e selecionar a opção Visualizar Tarefas.


Aba Conexões


Na aba Conexões serão mostradas as informações referentes às conexões ativas no Comunicador Sefaz.
Ao clicar no botão Atualizar Conexões as informações serão atualizadas.


Aba Processamento


Para habilitar a aba Processamento, deve-se marcar a opção Monitorar Processamento.
Nesta aba são apresentados os logs dos processos em tempo real, com informações de nome do processo, inicio, fim, exceção e os parâmetros de entrada e saída.
O botão Exportar Processamento grava um arquivo no formato .txt com o nome Log_Processamento_YYYYMMDD.txt na pasta ..\Servers\Log.



 Quando a opção "Monitorar Processamento" está marcada, o log de processamento será salvo a cada 24 horas.


Aba Integração


Na aba Integração são mostradas as informações referentes às integrações ativas no Comunicador Sefaz.
É possível suspender a integração através do botão Suspender Integração.


Aba Configurações


Na aba de Configurações do Comunicador Sefaz são definidos os parâmetros: nome da máquina onde o processamento do Comunicador Sefaz será executado e a quantidade de transações que serão processadas simultaneamente. 
O SrvMegaComunicadorSefaz.exe pode ser executado em qualquer máquina, porém a única que fará o processo de envio e recebimento dos documentos será a máquina indicada na configuração. As demais máquinas que executarem o SrvMegaComunicadorSefaz.exe não poderão nem mesmo ativar ou desativar a integração, ficando limitadas apenas a visualização da fila de transações. 

No campo Computador para Execução deve-se informar o nome do computador que será responsável pelo processo e envio dos arquivos XML.
Na opção de Processamentos Simultâneos através da quantidade de transações simultâneas é possível definir a quantidades de documentos que são processados simultaneamente pelo Comunicador Sefaz. Caso seja configurado um valor muito baixo, o reflexo será que as notas levarão um tempo maior para serem processadas. Caso seja configurado um valor muito alto, as notas serão processadas mais rapidamente, porém serão consumidos mais processos do banco de dados Oracle, com isso necessitando de ajustes por um DBA. Esta configuração deve ser feita com extremo cuidado para evitar lentidão no processo de envio/recebimento ou nas operações dos usuários no Mega Empresarial. Por isso, o valor padrão pré-definido é 25.

No Comunicador Sefaz também existe a opção de configurar o proxy que ele irá utilizar ao processar as transações. Essa configuração também pode ser realizada no Mega Empresarial em Configurações > Outros > Configuração de internet.


 Observações Importantes:

  • Não é possível configurar o path de onde estão armazenados os schemas de validação. Os arquivos de schema para validação devem, obrigatoriamente, estar dentro da pasta “schema” a partir da pasta “Servers” onde se encontra o SrvMegaComunicadorSefaz.exe.
  • Durante a inicialização do SrvMegaComunicadorSefaz.exe, se ele estiver sendo carregado na máquina onde será realizado o processamento, haverá a validação da pasta de schemas e caso a pasta não exista, a integração será suspensa automaticamente.
  • Para que a alteração na quantidade de transações simultâneas seja efetivada é necessário que a aplicação seja reiniciada.
  • Caso seja configurado um valor muito alto para a quantidade de transações simultâneas, e o erro (ORA-12520: TNS: listener não pôde localizar o handler disponível para o tipo de servidor solicitado) ocorrer, será necessário um ajuste para aumentar a quantidade de processos do banco de dados, esse ajuste somente poderá ser realizado por um DBA.
  • O ajuste pode ser feito executando o comando alter system set processes=300 scope=spfile. Após a execução será necessário reiniciar o banco de dados. 


Aba DLL de Comunicação


Na aba DLL de Comunicação é possível realizar o registro da DLL de Comunicação e também instalar e remover o Certificado.
O botão Registrar DLL de Comunicação é responsável por registrar a DLL: MegaCom_Sefaz.dll no sistema operacional, se a mesma não estiver registrada.
O Registro da DLL é importante pois ela é responsável pelo envio, recebimento e validação dos arquivos XML’s.

Após registro da DLL o sistema exibirá a seguinte mensagem:


Tela Mensagem - DLL registrada com sucesso


O botão Instalar Certificado no usuário corrente realiza a instalação do certificado digital para assinatura dos arquivos XML's enviados.

O botão Remover Certificado no usuário corrente é responsável por remover o certificado digital instalado.