Apuração de Impostos

Para realizar a apuração é necessário que o imposto esteja devidamente configurado, para isso acesse o botão Impostos / Configuração.

Caso o resultado da apuração seja um débito será gerado um lançamento no Contas a Pagar, caso seja crédito será gerado um movimento de rubrica de crédito que será usado na apuração do próximo período.

Apuração por Múltiplas Filiais

O processamento da apuração de impostos consolida as informações por Organização Fiscal, portanto é necessário acessar a filial do tipo Organização Fiscal para realizar o processo de apuração.

Para realizar o processo de apuração para várias filiais de uma vez, é necessário acessar o sistema pela Holding ou Consolidadora. Quando acessado o sistema desta forma, na tela de Apuração de Impostos é exibida uma pasta Organizações Fiscais com a lista das organizações fiscais (Filiais) pertencentes a Holding ou Consolidadora, que ficam disponíveis para serem selecionadas para realizar ou desfazer a apuração. Para esta seleção é necessário um duplo-clique na caixa de seleção da primeira coluna ou através da tecla de espaço.



Após selecionar as organizações fiscais desejadas, basta acessar a aba Períodos e realizar o processo de Apuração ou de Desfazer a Apuração.

Ao término dos processos de apuração ou de desfazer a apuração é exibida uma tela de log com o resultado do processamento por Filial. São exibidas mensagens agrupadas pelo seu Status (Erro ou Ok) e pela Filial, conforme exemplo na imagem a seguir.



Para visualizar as informações de apuração de cada organização fiscal, é necessário apenas posicionar na organização fiscal desejada na pasta Organizações Fiscais, não sendo necessário selecionar a organização fiscal para isso.



Em seguida acessar a pasta Apuração. Importante observar que as informações exibidas nesta pasta referem-se apenas filial posicionada, que é exibida no campo Filial, conforme destacado na imagem a seguir:



Copiar Configurações

No momento da inserção de uma nova vigência de imposto, é possível copiar as informações da vigência anterior, facilitando seu cadastro.

Para habilitar a opção Copiar Configuração (1) é necessário informar qual o Imposto e Vigência para cadastro de novos impostos.


Quando o imposto for DIFAL, ao cadastrar a configuração de imposto é obrigatório preencher a aba Filial/UF com os campos: Filial, UF, Código de Ação, Condição de Pagamento e Código da Receita.




É necessário informar o Imposto e a Vigência (2) para habilitar essa opção.