Funcionalidades do Administração de Obras

No tópico Funcionalidades você vai encontrar informações que auxiliam a utilização do Mega, detalhando o fluxo dos processos de uma maneira geral.


Tabela de Preços


A tabela de preços será usada para compor os custos dos orçamentos de obra e/ou contratos, visto que na tabela, os insumos serão precificados de acordo com a definição do responsável ou movimentações do sistema.

Será possível cadastrarar uma ou várias tabelas de preços, que podem ser configuradas por tipo de insumo, por orçamento, por região, por órgão público e etc.

O cadastro de tabela de preços é um cadastro global, ou seja, será único para todas as filiais e utilizada tanto no módulo Contratos de Empreiteiros quando no módulo de Administração de Obras. 

No módulo Contratos de Empreiteiros, a tabela de preços é um pré-requisito obrigatório para o cadastro de contratos e tem como finalidade sugerir o custo unitário dos insumos vinculados ao contrato ou aditivos, ajudando assim na negociação da melhor oferta.  Apenas os itens que estão disponíveis na tabela de preços ficarão disponíveis para serem inseridos nos contratos. 

No módulo Administração de Obras, a tabela de preços será usada na planilha de valorização de insumos para auxiliar a valorização de orçamentos, sendo possível utilizar tabelas de preços específicas para cada orçamento.

A inserção de tabela de preços pode ser realizada em qualquer um dos módulos no menu de tabelas de preços. Será possível copiar uma tabela existente para a inserção de outra, ou criar uma tabela manualmente, inserindo insumo a insumo ou inserir vários itens do catálogo de insumos de forma simultânea.

Ao inserir uma tabela e vincular os itens, o proximo passo será definir o valor dos itens, que poderá ser feito manualmente item a item, simultâneamente para vários itens de uma única vez ou ainda, valorização dos itens através das cotações de preços encerradas no sistema.

Após o cadastro inicial, as tabelas de preços poderão ser reajustadas, manualmente custo a custo ou em massa, por percentual, índice financeiro ou por cotação, sendo possível fazer reajustes pontuais ou programar reajustes periódicos para realização automática pelo sistema.