Estrutura dos empreendimentos - Quadra / Bloco

Os blocos são as construções propriamente ditas. Vários blocos podem constituir uma etapa e estas o empreendimento.


Geral





Os primeiros 5 campos localizados na parte superior desta tela informam em qual pasta está se trabalhando. Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema. 

As apropriações financeiras, contábeis e informações para os módulos de construção civil (Centros de Custo Comercial, Engenharia e Projeto) aqui definidas serão acatadas pelas estruturas inferiores a esta.


Dados Complementares





Unidades: Informa a quantidade de unidades comercializáveis que o bloco possui. 

Andares:
 Informa em quantos andares estas unidades estão distribuidas. 

Valor do Bloco:
 Informa o valor base das unidades no bloco, utilizado como base de cálculo para análise da Proposta de Venda. É necessário informar qual a Data Base deste valor no campo seguinte. 

Áreas

Terreno:
 Informa à área ocupada pelo bloco no terreno. 

Construída: Informa à área total do bloco de acordo com o registro de incorporação (Lei 4591/65). 

Média: Área médias das unidades do bloco. 

Custo

Valor m2: 
É o custo médio de produção por unidade de área do bloco. Utilizado na análise da Proposta de Venda. 

Outros Custos: É o percentual médio das despesas indiretas (comerciais, administrativas, legais, etc) a serem atribuídas nos custos do bloco. Utilizado na análise da Proposta de Venda. 

Responsável: É o úsuário Mega responsável pela administração da cobrança do bloco. 

Endereço Próprio: Deve ser selecionada se o bloco possuir endereço diferente do empreendimento. Neste caso será exibida uma pasta para cadastrar este endereço.


Natureza: Indica a finalidade da obra. Pode ser comercial, residencial, industrial, loteamento ou misto. 

Data de Averbação:
 É a data em que foi feito o registro de incorporação do bloco no registro de imóveis. 

Taxa de Administração:
 É a taxa cobrada sobre o valor do empreendimento quando a empresa 
somente administra o empreendimento. 

Taxa de Gerenciamento:
 É a taxa cobrada sobre o valor do empreendimento quando a empresa somente gerencia o empreendimento. 

A soma das Áreas da Unidade Significativas vai determinar à área a ser utilizada na análise da Proposta de Venda. 

Datas de Início e Fim da Obra: São datas informativas, utilizadas pelo Módulo Administração de Projetos no cronograma do Orçamento.



Datas Prazo 'em dias':
 É o campo onde mostra a quantidade de dias da data Inicio e data Fim.  
Bloco disponível na Web quando marcado o Bloco estará disponível na internet para visualização.

Bloco disponível na Web:   Possibilita configurar se o bloco estará disponível no Portal de Clientes e/ou no Portal de Vendas separadamente. Por padrão, os empreendimentos que já estiverem liberados para o Portal de Vendas, terão automaticamente esta configuração marcada.

Botão Campos Específicos:   Ao clicar neste botão, o sistema abrirá uma tela onde será mostrado campos previamente definidos. Este campos poderão ser informações adicionais para complementar o cadastro de Estruturas.


 Esta opção também está disponível para o cadastro de Bloco, Unidade e Garagem.

 Lembrando que estes campos previamente definidos somente poderão ser criados mediante o auxílio do suporte da Mega Curitiba, pois necessita de intervenção direta no banco de dados para esta disponibilização.



Alterar parcelas de conclusão: Parâmetro estiver desmarcado e for inserida uma nova data de referência juros para aquele bloco, suas parcelas de conclusão não terão seus vencimentos alterados, mesmo que o responsável opte por alterar as vigências dos contratos.

Patrimônio de Afetação: Parâmetro que quando marcado possibilita a realização correta do processo do registro F1800 no EFD Contribuições.


Andamento




Apresenta os dados sobre o andamento geral da obra. As Fases da Obra (ver Cadastro de Fases da Obra), podem ser cadastradas durante a execução, ou podem ser preenchidas todas no início. 

Cada fase possui as datas de Início e Final, percentual de conclusão e  um campo para as observações sobre a execução da mesma. 

Não existe relação entre estes dados e o sistema de Administração de Projetos. Sugerimos usar esta pasta apenas para facilitar a troca de informações com os clientes quando solicitado. 


 No Espelho de Vendas serão apresentados os percentuais de cada fase, cadastradas na tela de edição do bloco, na aba Andamento. Nesta tela podem ser cadastradas todas as fases de andamento da obra e posteriormente alteradas caso haja necessidade.


Padrões para Comercial

Na guia “Padrões para Comercial”,  serão definidas as parametrizações a serem utilizadas pelo processo de importação da Tabelas de Preço.

Amortização das Séries: Definição de quais séries e tipo de amortização cada uma terá para o processo de Importação de Tabelas de preços.

Se por exemplo for marcada a opção 'Mensal', todas as séries do tipo mensal serão incorporadas com a amortização marcada.


Dt. Referência:  Data de referência de amortização deverá ser igual a última data de entrega do bloco cadastrada, caso contrário será exibido uma mensagem informando que há diferença entre as datas.


 Ao realizar a importação no Comercial, a data de referência da amortização será o último dia do "mês/ano" da data de entrega do bloco.

Ex: Referência TP e data de entrega do bloco com a data 10/03/2010, e uma das séries tem o vencimento das parcelas no dia 08/03/2010. A referência dos juros TP será o dia 31/03/2010. Este processo tem a intenção que a primeira parcela vencendo no mesmo mês da referência ou entrega do bloco não incorpore o juros TP.

 Caso a série da Tabela de Preço termine antes desta referência, não será aplicada a regra de amortização nas séries.



Tx. Tab. Price: Taxa cadastrada para o cálculo da TP.

Dia Útil:  Qual o dia útil para o vencimento das parcelas.

Corrige Saldo na Aplicação TP:  Poderá definir se ao aplicar a TP, o saldo desta série deverá ser corrigida até a data da referência TP.

Não Coincide Parcelas mensais: Indica se o vencimento das parcelas mensais podem ou não coincidir com parcelas de Sinal, Intermediárias ou de Conclusão.

Considera correção Séries Sinal: Indica se os fatores de correção do bloco serão considerados nas Séries de sinal. Este parâmetro serve tanto para importação de tabelas de preços quanto para tabelas geradas pelo sistema.

Financiamento: Indica o tipo de financiamento que será considerado na importação.

Fatores de Correção:  Neste processo será definido os fatores de correções para o processo de Importação onde definimos apenas informações como TX PV, Reajuste, Tipo de Juros, Cód. do Índice, Defasagem e as opções da coluna.

Será permitido cadastrar apenas dois fatores de correções, ou seja, uma correção antes das chaves e outra após as chaves.

Caso tenha apenas um, este não poderá ser "Acompanha Entrega".

Caso tenha duas, uma deverá ser obrigatoriamente "Acompanha Entrega", a outra poderá ser "Congela Fator" ou "Não Vincula".

O processo de inclusão automática dos fatores de correção nas séries não vai mais ser pela ordem de cadastro delas e sim pelo campo "Vincula Vigência" onde sempre será o primeiro fator de correção o tipo "Congela Fator" ou "Não Vincula" e o segundo fator será o "Acompanha Entrega".

No caso de houver somente um fator cadastrado, este será o primeiro a ser cadastrado, ou seja, a data de vigência será o primeiro dia do mês da data de cadastro da Tabela de Preço.

Caso a data da primeira correção seja menor que a data de entrega da obra, esta primeira correção não é inserida, somente a segunda "Acompanha Entrega".

Ao realizar a importação das tabelas de preço no módulo Comercial, a data de correção da primeira série será a menor data da Tabela de Preços, sempre o dia 1° do mês. A segunda correção será o primeiro dia do "mês/ano" da data de entrega do bloco.

O restante dos parâmetros que são os mesmos da tela de parâmetros de uma Tabela de preço.

Botão Replicar Parâmetro: Tem por finalidade, replicar para os blocos selecionados na wizard, os padrões do bloco em edição. Lembrando que as parametrizações deverão estar salvas previamente antes de replicar, pois caso seja alterado algum parâmetro sem salvar, esta alteração não será replicada.



Pasta Parâmetros Aprovação da Proposta

Os parâmetros padronizados nesta tela, servirão de balizadores para a aprovação da proposta.

O sistema faz a verificação na Tabela de preços e depois no bloco, sendo que se ambos estiverem zerados, os parâmetros não serão considerados.

Quantidade de dias permitidos para a data do 1 vencimento: Tolerância aceita para vencimento da primeira parcela.

Percentual de aceitação  da 1 parcela de sinal: Percentual aceito para vencimento da primeira parcela de sinal.

Percentual mínimo até a entrega das chaves: Percentual mínimo aceito até entrega das chaves.

Percentual para margem de Rentabilidade:  Margem percentual de Rentabilidade.

Idade Máxima para Financiamento: Indica a idade máxima que o prospect pode ter para Financiamento. Se definida, esta idade servirá de balizador para aprovação da proposta.
O sistema fará uma verificação primeiro na tabela de preços, se não tiver, fará a verificação no bloco. Caso ambos estejam zerados, o parâmetro não será considerado. O cálculo para validação desse campo é "Ano de vencimento da última parcela" menos o "ano da data de nascimento do prospect".

Periodicidade - Entrega até as chaves: Periodicidade a ser cosiderada até entrega das chaves. A partir da periodicidade selecionada nesse campo, é que o fluxo da tabela será considerado.



Pasta Parâmetros Centro de Custo

Indica o centro de custos utilizado nas parcelas na importação da tabela de preços.


Entrega




Somente é permitido inserir datas de entrega. Vale a última cadastrada, as demais ficam como histórico. 

Durante a inclusão de uma nova data de entrega em um bloco, será exibida uma mensagem para confirmar o processo de ajuste das datas de vigência. Confirmando este processo e após clicar no botão OK desta tela, o sistema realizará as seguintes operações: 

1º- Seleciona somente os contratos (módulo Carteira de Recebíveis) de unidades e garagens, com a data de entrega cadastrada no contrato (campo Dt. Entrega) igual ao mês/ano da última data de entrega cadastrada no bloco (maior data do campo Dt.Cadastro). Considera-se a diferença entre as datas de entrega, sempre apenas os meses, sem considerar os dias.  

2º- Dos contratos selecionados, atualiza o campo Dt.Entrega no cadastro do contrato com a nova data de entrega inserida pelo usuário. 

3º- Dos contratos selecionados, atualiza a data de vencimento da(s) parcela(s) do tipo Conclusão com a nova data de entrega inserida pelo usuário. 

4º- Dos contratos selecionados, todas as parcelas em aberto com correções e com o campo vincula vigência checado, atualiza a data de vigência somando a diferença em meses entre a nova data de entrega com a última data de entrega cadastrada. 

5º- Grava a nova data de entrega inserida pelo usuário no bloco, preenchendo automaticamente o campo Dt.Cadastro com a data e hora corrente.

 

 Este processo é irreversível. Caso tenha que corrigir as vigências, será necessário executar novamente o processo inserindo uma nova data de entrega, ou alterando as correções das parcelas manualmente.


Exemplo 1:

Data de entrega anterior: 01/01/2004

Nova data de entrega: 01/03/2004

Diferença em meses entre nova data e última data: +2

Vigências das parcelas: 15/01/2004

Novas vigências após processo de alteração da data de entrega: 15/03/2004 (15/01/2004 + 2 
meses)

Exemplo 2:

Data de entrega anterior: 01/03/2004

Nova data de entrega: 01/02/2004

Diferença em meses entre nova data e última data: -1

Vigências das parcelas: 15/03/2004

Novas vigências após processo de alteração da data de entrega: 15/02/2004 (15/03/2004 - 1 mês)


Quadro de Áreas




Este é o cadastro das áreas segundo a tipologia das unidades. Estas áreas devem ser cadastradas segundo o registro de incorporação. 

Este cadastro é utilizado no cadastro das unidades, e em caso de estar preenchido não haverá a necessidade de informar estes dados novamente. Se ele não existir para a tipologia estas informações deverão ser cadastradas junto com a unidade.


Imagem


A aba Imagem mostra a imagem do bloco, aceita arquivos de imagem.


Croqui


A aba Croqui mostra o croqui do bloco, aceita arquivos de imagem.


Observação


A aba Observação conterá um texto com uma descrição do bloco. Pode ser usado em relatórios. 


Projeto / C. Custo




A aba Projeto / C.Custo permite que sejam vinculados mais projetos e centros de custos no bloco, além daqueles que são vinculados da pasta Geral.


IPTU




Na edição ou inserção do bloco, temos a possibilidade de inserir o IPTU, através dos seguintes campos: 

Quantidade de parcelas: Indica a quantidade de parcelas que serão geradas para o exercício. 

Por Gleba: Indica se o IPTU será gerado por gleba ou individual. Caso por gleba, será utilizado o valor do IPTU cadastrado no exercício e este dividido entre as unidades do bloco, caso individual, será considerado o valor do IPTU cadastrado na unidade. 

Vencimento: Indica a data de vencimento. 

Dia útil?: Indica se o vencimento será em dias úteis ou corridos. 

Replicar Exercícios: Ao clicarmos nesse botão, o sistema abre um assistente, onde é possível selecionar os blocos para os quais os exercícios do IPTU serão replicados. 

Cadastro: Indica a data em que o exercício foi cadastrado. 

Exercício: Ano de exercício do IPTU. 

Valor Total do IPTU: Valor a ser dividido entre as unidades do bloco.


Inserir uma Quadra a partir de outra




Através deste processo podemos inserir uma Quadra a partir de outra. Para acessa-la clique no botão de Inserir, e selecione o menu Inserir uma Quadra a partir de outra
Na cópia de uma Quadra serão capturados os seguintes campos.

  • Fração Ideal das unidades do bloco.
  • Tx. Administração.
  • Tx. Gerenciamento.
  • Áreas da Unidade Significativas para a Análise da Proposta.
  • Datas de Início e Fim da Obra.
  • Parâmetros de contabilidade.


As informações de: Andamento, Entrega, Investidores não foram incluídas na cópia por se tratarem de informações individuais de cada quadra.