Controle de IPTU

O controle de IPTU está disponível em dois lugares do sistema, no menu “Cadastros” no módulo Global Construção Civil e no menu “Processos” no módulo da Carteira de Recebíveis. Cabe ao administrador do sistema, definir nos perfis de usuário, qual será a opção de acesso do usuário.

Abaixo, segue parametrização do processo:



  • O parâmetro “Arredondar Valores” vem para suprir a necessidade de que os valores de IPTU das unidades no caso de geração por “Gleba” e o valor das parcelas de IPTU das unidades não tenha o seu valor arredondado.
  • Ao alterar o valor total na hora da integração, o sistema já aplica o valor total para a distribuição de classes, rateio de centro de custo e rateio de projeto.


Na edição da estrutura, temos a possibilidade de parametrizar por “empreendimento” e/ou “bloco”:

  • Quantidade de parcelas: Indica a quantidade de parcelas a ser gerado para o exercício;
  • Vencimento: Indica qual o dia e/ou mês que será usado para gerar as datas de vencimento das parcelas;
  • Dia Útil?: Indica se o “vencimento” parametrizado acima será em dias úteis ou corridos.
  • Por Gleba?: Indica se o IPTU será tratado por gleba ou individual. Caso por gleba, será utilizado o valor do IPTU cadastrado no exercício e este dividido entre as unidades do bloco, caso não utilizado por gleba, será utilizado o “Valor do IPTU” cadastrado na unidade;
  • Agente vinculado: Indica qual será o agente a ser sugerido na rotina de integração do IPTU com o contas a pagar no financeiro.


 A parametrização acima também está presente na edição do bloco, exceto a definição do “Agente vinculado” que está presente apenas na edição do empreendimento.



Temos também na edição da unidade, a opção de se cadastrar os campos:

  • Valor Venal: Este não tendo nenhum tipo de controle dentro do sistema, informação meramente ilustrativa podendo apenas ser utilizada em relatórios.
  • Valor IPTU: Este utilizado para gerar o valor efetivo das parcelas quando a opção “Gleba” não estiver selecionada.


Estes campos também estão presentes no auxiliar de geração de unidades, pasta “Diversos” e no auxiliar de alteração de unidades, guia “Dados 3”.

Acessando então o “Controle de IPTU” no menu “Processos”, temos três guias, a primeira, onde o usuário seleciona quais blocos deseja visualizar os IPTU´s gerados.



Ao selecionar o(s) bloco(s) desejado(s), clicar na guia “IPTU” onde será listado os IPTU´s já criados.



Nesta tela é possível realizar os agrupamentos e filtragem de informações pelos recursos encontrados na própria tela, recursos estes bastante difundidos em outras telas do sistema.

Na parte superior da tela, temos um campo onde o usuário poderá selecionar qual o exercício na qual se queira ver os dados, neste campo tem a primeira opção chamada “Todos” onde o sistema listará todos os exercícios encontrados para os blocos selecionados na guia anterior.

 Ao gerar uma AP pelo processo de Controle de IPTU temos a opção de alterar o projeto e o centro de custo.


Ao selecionar o IPTU desejado, clicando na guia “Parcelas”, é possível visualizar as parcelas geradas.



Nesta guia, não é possível realizar qualquer tipo de ação como inserção, alteração ou exclusão, ou seja, ela é apenas informativa.

Botões disponíveis nesta tela:

  • Inserir: Esta opção chama o auxiliar de geração de IPTU que será explicada mais abaixo.
  • IPTU Individual: Esta opção exclui o IPTU selecionado na tela, caso o IPTU selecionado tenha termo gerado na carteira e deste termo haja alguma parcela já baixada, a exclusão não será permitida, tendo o usuário que reativar as parcelas baixadas para após efetuar a exclusão;
  • Todos IPTU´s do Bloco/Exercício atual: Esta opção permite a exclusão de todos os IPTU´s gerados para o bloco/exercício atual, a regra acima também é válida, ou seja, caso alguma parcela baixada, estes não poderão ser excluídos.
  • Editar: Neste botão, temos duas opções:


IPTU atual: Nessa opção, podemos refazer o IPTU de acordo com o que estiver cadastrado no bloco.

Vários IPTUS's do exercício atual / bloco(s): Nesta opção podemos fazer a alteração de vários IPTU's simulataneamente. Estas alterações incluem: Data de vencimento, data de pagamento e valores. Essa alteração fica registrada na geração de ocorrência da unidade.

  • Ocultar: Esta opção permite ocultar qualquer coluna da tela.
  • Ocorrências: Esta opção abre uma tela onde o usuário consulta as ocorrências de unidade vinculado ao IPTU que está selecionado.
  • Postado em: Esta opção permite indicar o envio individual do carnê do IPTU.
  • Log: Esta opção permite visualizar o LOG de geração de IPTU, ao clicar no botão “Log”, o sistema consultará o log gerado pelo auxiliar de geração de IPTU. Importante salientar que toda geração de IPTU é gerado um log e gravado neste cadastro.
  • Carnês:  Esta opção chama o auxiliar de envio de carnês do IPTU, esta opção será explicada mais abaixo.
  • Integrações: Esta opção abre uma tela onde são listados os IPTU´s e suas parcelas que já foram integradas com o contas a pagar no financeiro.


Relatório: É possível realizar a geração do relatório com os iptu's e suas respectivas parcelas selecionando os blocos e exercício desejado das filiais ativas.



Os valores de iptu são mostrados colunas por “mês/ano”, e não pela sua real data de vencimento, devido ao relatório poder ser gerado para mais de um bloco ao mesmo tempo.

Quando para uma unidade não existir o valor de iptu para uma coluna (mês/ano) significa que para este mês não existe parcela de iptu para esta unidade, caso seja gerado para mais de um bloco pois as parcelas de iptu de um bloco para o outro pode ser diferente, ou então, que o status desta unidade no dia do vencimento da parcela de iptu é igual a “vendida” ou “permutada”.



Ainda na tela de resultado, clicando na faixa azul do lado direito da tela, o sistema apresenta as opções:

  • Agrupamentos: que quando marcado mostrará a faixa para agrupamento de colunas, por padrão o sistema já traz esta opção marcada;
  • Exportação: onde é possível exportar a tabela de resultado em formatos HTML, XML, Texto ou XLS;




Visão do Relatório: Nestas visões ainda temos a opção de utlizar os dados em tela, o que se dá ao fato de permitir que os dados sejam apenas visualizados em tela, ou a visão Excel no caso de serem exportados para uma planilha no Excel. Foi necessária esta visão, pois no processo de exportação para a planilha Excel, as informações são listadas na tela de forma diferente e esta diferença é utilizada para a correta formatação do relatório em Excel.

O relatório pode ser emitido em Excel para ter uma visão mais detalhada de informações pertinentes ao IPTU.

Na opção Excel foram disponibilizadas colunas que serão listadas abaixo para um melhor entendimento do exercício, vale lembrar que todas as colunas poderão ser ocultadas antes da  geração/exportação do relatório.


Colunas originais:

Filial: Código da filial;

Empreendimento: Descrição do Empreendimento;

Etapa: Descrição da etapa;

Bloco: Descrição do bloco;

Cód. Unidade: Código da unidade;

Desc. Unidade: Descrição da unidade;

Status: Status da unidade;

Área Priv.: Área privativa da unidade;

Insc. Municipal: Código da inscrição municipal a unidade.


Colunas novas:

Cód. IPTU: Código do processo do iptu;

Exercício: Exercício selecionado na tela de parâmetros;

Termo: Código do termo, caso o iptu tenha contrato na carteira;

Contrato: Código do contrato caso o iptu tenha contrato na carteira;

Dt.Cadastro: Data de cadastro do contrato na carteira;

Dt.Assinatura: Data de assinatura do contrato na carteira;

Distrato?: Indica se a unidade já houve distrato anterior;

Dt.Distrato: Indicação da data do último distrato, caso tenha;

Cliente: Descrição do nome do cliente associado ao contrato, caso tenha.

Referência: Referência da parcela no processo do IPTU;

Cód. AP: Código da AP gerada pelo financeiro caso IPTU já integrado;

Dt.Vcto AP: Data de vencimento da AP gerada pelo financeiro caso IPTU já integrado.

Lembrando que o controle de iptu pode ser realizado também através do módulo Carteira de Recebíveis/ Processos/ Controle de IPTU.