Menu Contratos


Através da opção de contratos do menu processos podemos liberar medições, liberar itens, encerrar e inserir cronogramas em contratos. 


Liberação de Medições


A tela de Liberação de Medições é composta de uma pasta principal e um conjunto de sub-pastas que são acessadas através do botão Zoom localizado na parte inferior da tela.



Na parte superior da tela ficará disponível a legenda que mostra o status atual de cada medição, além disso disponibiliza os níveis de aprovação que o usuário possui permissão de aprovação.

Na tela de Liberação de Medições quando o responsável clicar em Executar será apresentado somente a opção “Aprovar/Liberar”.

O grupo onde aparecem os níveis de aprovação só será mostrado quando existirem medições que ainda estejam com nível de aprovação diferente do nível “Em andamento”.


A tela de Liberação de Medições, assim como a de Follow-Up de Medições dispõe de um recurso que permite ao usuário exportar os dados da planilha de medições para quatro formatos diferentes, XLS, HTML, XLS e TXT. Para realizar a exportação deve-se utilizar o botão Exportar existente  no menu localizado junto a borda direita da planilha. 

 Ficarão visíveis apenas as medições cujo nível de aprovação atual da medição e de acesso ao projeto e centro de custo coincida com as permissões de aprovação e acesso definidas ao usuário.

 O botão de “anexos” a mesma  funcionalidade  existente na tela de medições, contudo somente para visualização dos anexos, e inserção de novos para medições em andamento como reprovadas.


Na tela de liberação de medição para todas as medições que estiverem com status 'Em andamento' ou seja, que será executada a ação liberar para aprovação, a mensagem de erro de classe x aplicação será exibida quando o código de ação configurado no contrato para entrada de nota fiscal integrar com Tributos, com Percentual de material diferente de 0 e 100 ou igual a 0 ou 100, será exibido uma única mensagem contendo todos os itens.



Liberação de Itens


No menu processos foi disponibilizada a opção de realizar a aprovação de itens através da Wizard para liberação de itens do contrato.  

 


 Ao clicar no botão Contrato, é aberta a tela de edição do contrato.

Assistente de liberação de itens: Caso seja contrato filho, o sistema irá verificar contrato a contrato, somando o valor dos itens liberados, e irá validar se o valor total liberado está disponível para posteriormente ser abatido no contrato pai, se em um dos contratos ocorrer estouro do saldo, nenhum item será liberado. Se for contrato pai, não realiza nenhuma verificação, pois estará aumentando o saldo do mesmo.



 Os contratos com itens sem liberação do reajuste serão exibidos na Wizard para liberação de itens de contrato, sendo que na coluna 'Tipo Contratação' será exibido 'Aditivo de Reajuste', indicando que este item sofreu reajuste e ainda não foi liberado.


Encerramento


 


No menu processos foi disponibilizada a Assistente para encerramento de contratos, que possibilita o encerramento de contratos que: não possuem saldo, não tem adiantamentos pendentes, não possuem medições em andamento e que não possuir descontos pendentes (quando o  parâmetro "Permite encerrar/distratar contratos com desconto  pendente?" estiver marcado como "NÃO").   



 Quando existir adiantamento pendente para um contrato, este não é listado para Encerramento.


Geração de Fluxos


Na tela de Geração de Fluxos é possível gerar Fluxo para um ou vários Contratos ao mesmo tempo. 



Nesta tela será possível gerar Fluxo para um vários contratos ao mesmo tempo. A geração do Fluxo irá depender da data base selecionada que não pode ser menor que a data inicial e maior que a data final do contrato. 


Usar data inicial como data base: Esta opção utiliza a data inicial de cada contrato como data base para geração dos Fluxos. 

Editar Fluxo: Edita o fluxo gerado para o contrato selecionado. 

Gera Fluxo Linear: Irá gerar o fluxo de forma linear para o(s) contrato(s) selecionado(s).

 Quando não definido uma condição de pagamento para o contrato, será apresentada uma mensagem listando os contratos que não possuem condição de pagamento e se poderá ser utilizado a condição definida como padrão nos parâmetros da filial.

 Quando a condição de pagamento não for definida na filial e contrato, será apresentada uma mensagem informado que não há condição de pagamento cadastrada. Neste caso, não será permitida a geração do fluxo até parametrização do contrato ou da filial ativa.



Através dos filtros é possível verificar o status de cada contrato em relação ao Fluxo. 


Todos: Lista todos os Contratos da filial onde o Fluxo pode ser gerado.

Cont.Regulares: Lista todos os Contratos que encontram-se devidamente parametrizados para geração do Fluxo.

Sem condição de pagamento: Lista todos os Contratos sem condição de pagamento. 

Com condição de pagamento: Lista todos os Contratos com condição de pagamento. 

Não carrega no painel: Lista todos os Contratos onde o parâmetro "Carrega no Painel" não está selecionado.

Carrega para o painel: Lista todos os Contratos que estão com o parâmetro "Carrega no Painel" selecionado. 

Sem Cód. Retenção: Lista os Contratos que não estão com o parâmetro "Código do Documento" definido. 

Com Cód. Retenção: Lista os Contratos onde o parâmetro "Código do Documento" está definido.

Sem rateio: Lista os Contratos sem rateio de bloco definido.

Com rateio: Lista os Contratos com rateio de bloco definido. 

Fluxo Negativo: Lista os Contratos com Fluxo Negativo.

Fluxo Positivo:  Lista os Contratos com Fluxo Positivo.

Cont.Qf: Lista os Contratos controlados por quantidade de fator. 

Exportação: Permite que o Fluxo seja exportado para os formatos HTML, XML, TXT, XLS.



Nesta tela é possível recalcular, editar e gerar fluxo linear para os contratos. 


Usar data inicial como data base: Esta opção utiliza a data inicial de cada contrato como data base para geração dos Fluxos. 

Editar Fluxo: Edita o fluxo gerado para o contrato selecionado. 

Gera Fluxo Linear: Irá gerar o fluxo de forma linear para o(s) contrato(s) selecionado(s). 

Recalculo: Realiza o recalculo do fluxo quando houver alterações de valores nos períodos. 

 A geração do Fluxo irá depender da data base selecionada que não pode ser menor que a data inicial e maior que a data final do contrato.

 Quando não definido uma condição de pagamento para o contrato, será apresentada uma mensagem listando os contratos que não possuem condição de pagamento e se poderá ser utilizado a condição definida como padrão nos parâmetros da filial.

 Quando a condição de pagamento não for definida na filial e contrato, será apresentada uma mensagem informado que não há condição de pagamento cadastrada. Neste caso, não será permitida a geração do fluxo até parametrização do contrato ou da filial ativa.



Nesta aba serão apresentados os contratos que estão com divergências na data base ou que não estão com código do documento definido. 



 O preenchimento do parâmetro "Código do Documento" não é obrigatório para geração do Fluxo, porém, os contratos que não estão com este campo selecionado serão listados para conhecimento.