Transferência de Adiantamentos

Atualmente existem duas possibilidades para que a transferência de adiantamentos realizados no Módulo de Empreiteiros, são elas: Transferências entre Organizações ou entre Fornecedores. 


Transferência de Adiantamentos entre Organizações

 
Este procedimento deve ser utilizado nas situações onde o empreiteiro presta serviço para mais de uma empresa (organização) e deseja utilizar o adiantamento recebido em contratos existentes nas diversas organizações cadastradas no sistema. Exemplo: Filial A pagou um adiantamento ao empreiteiro porém este adiantamento será utilizado em um contrato da filial B e poderá ser feito da seguinte forma: 

  1. Criar um agente de tipo Conta Financeira. Ex: Caixa Transferência de Adiantamento para Outra Organização. Este agente funcionará como um caixa.
  2. Vincular uma conta contábil a este agente. Verificar com os usuários da contabilidade como desejam registrar esta “devolução” uma vez que na prática o fornecedor não está devolvendo o adiantamento.
  3. No Módulo Financeiro, botão Movimento Financeiro, efetuar a "devolução" do adiantamento realizado para o fornecedor original. (Utilizar como conta financeira o agente criado no item 1).



 

Código de ação Devolução de Adiantamento de Fornecedor.




4. Ainda no módulo financeiro, botão Movimento Financeiro, registrar a saída deste recurso que foi “devolvido” pelo fornecedor e que está sendo repassado para a outra filial. Utilizar como conta financeira o agente criado no item e a mesma data no lançamento do item 3. Realizados estes procedimentos, o adiantamento deixará de existir nesta organização. 



5. Acessar a organização destino e criar um agente de tipo Conta Financeira. Ex: Caixa Transferência de Adiantamento de Outra Organização. Este agente funcionará como um caixa para ser lançado o “recebimento” do recurso que está em poder do fornecedor. 

6. Vincular uma conta contábil a este agente. Verificar com os usuários da contabilidade como desejam registrar este “recebimento” uma vez que na prática esta organização não está recebendo nenhum recurso da organização de origem. 

7. Efetuar um lançamento no Módulo Financeiro, botão Movimento Financeiro, utilizando um código de ação de origem de recursos. Verificar com a contabilidade qual código de ação utilizar nesta operação. 

8. Lançar o adiantamento no contrato do empreiteiro e efetuar o pagamento deste utilizando o caixa criado no item 5. Caso o fornecedor não possua contrato, efetuar o lançamento do adiantamento no próprio Módulo Financeiro. 

 Este procedimento somente deve ser utilizado para filiais com consolidadoras distintas, caso as filiais pertençam à mesma consolidadora não é necessário realizar este procedimento.


Transferência de Adiantamentos entre Fornecedores 


Para que a transferência de adiantamentos entre fornecedores seja realizada, é necessário: 

a) Criar um agente do tipo Conta Financeira. Ex: Transitória Transferência de Adiantamento. Este agente funcionará como um caixa.

b) Vincular uma conta contábil transitória do grupo de adiantamento a fornecedores a esta conta financeira. Esta conta contábil deve ser criada, ex: Transitória Transferência de Adiantamentos.

c) No módulo financeiro, botão Movimento Financeiro, através do código de ação 901, efetuar a "devolução" do adiantamento realizado para o fornecedor original do contrato. (Utilizar como conta financeira o agente criado no item a). 



d) No Módulo Financeiro, botão Movimento Financeiro, através do código de ação 899, efetuar o "pagamento" do adiantamento para o novo fornecedor (Utilizar como conta financeira o agente criado no item a). Alocar no mesmo centro de custo e projeto utilizado no adiantamento anterior. Realizar o lançamento na mesma data utilizada no lançamento do item c), observando que esta data deve ser igual ou inferior à emissão da nota fiscal que será descontada. Este código de ação é novo, vocês devem atualizar o manual de código de ação de vocês. 

e) Realizados estes procedimentos, o adiantamento será transferido de um fornecedor para o outro. A partir deste momento, ao exportar a medição/nota fiscal do Módulo de Empreiteiros para o módulo de contas a pagar, será possível descontar o adiantamento.