Contratos com Fornecedores - Funcionalidades

O processo de contratos com fornecedores no Mega é o local no sistema onde deve ser cadastrado todo o conteúdo do contrato físico firmado com o fornecedor, bem como realizar sua parametrização e configuração de funcionamento ao longo de sua vigência, este processo proporciona todo o controle e acompanhamento do contrato, sendo o principal processo do módulo.

O cadastro de um contrato requer inicialmente a configuração de informações básicas como período de vigência, fornecedor, empreendimento, blocos, itens que foram contratados com seus respectivos valores e quantidades e a partir destas informações permite uma infinidade de controles e cadastros que podem ser realizados, como por exemplo: vínculo dos signatários e funcionários responsáveis pelo contrato/execução, controle dos descontos, retenções e adiantamentos pertinentes ao contrato, geração de minutas e etc.

Os contratos podem ter origem no próprio módulo de Contratos de Empreiteiros (contrato livre), ou pode ser originado de uma cotação, no módulo de Materiais, sendo que para estes dois tipos existem algumas formas de controle de contratos, são eles:

  • Quantidades e Valores: Este é o tipo de contrato convencional, onde em um único contrato é responsável por todo o controle físico e financeiro.
  • Quantidade de Fator: Este tipo de contrato é controlado por quantidade de fator, ou seja, a quantidade física e financeira contratada é indiferente sendo o controle realizado principalmente pela quantidade de fatores disponíveis.
  • Faturamento Direto: Onde existem dois contratos interligados que realização o controle físico e financeiro simultaneamente.


Para que um contrato seja movimentado, é necessário que ele esteja aprovado por alçada (aprovação opcional) e liberado (aprovação obrigatória) para que possa receber movimentações. Existem diferentes formas de movimentações, como: posição inicial, fluxo de caixa, distratos, encerramentos, aditivos (data, serviço e reajuste), adiantamentos, medições, controle de saldos, controle de documentos (NFs), integração das movimentações com outros módulos (como Financeiro, Adm. Obras, Tributos e etc), entre outros.