Geração de Fluxos

O fluxo de contratos é o processo que permite realizar uma previsão financeira do contrato no tempo, realizando uma integração dos valores com o Fluxo Previsto do Painel Gerencial.

A geração de fluxos de um contrato permite a previsão das medições de um contrato, na qual é distribuído o saldo em meses de acordo com a data inicial e final deste contrato, considerando os valores de caução, desconto e adiantamento, criando assim um fluxo de pagamento, de acordo com a forma de pagamento informada no contrato.

Para que seja possível gerar o fluxo para um contrato, este deve obedecer os seguintes requisitos:

  • O contrato deve possuir no mínimo um item liberado;
  • O parâmetro “Carrega no Painel” bem como o dia padrão de medição devem ser preenchidos;
  • Deve ser parametrizado uma condição de pagamento no contrato ou parâmetros da filial;
  • O contrato não deve consolidado (filho) no faturamento direto;
  • Deve-se configurar o percentual de rateio dos itens do contrato, pois o rateio é necessário para determinar qual o percentual de cada bloco em relação ao item, isso reflete diretamente fluxo que é enviado para o Painel Gerencial.


Ao gerar o fluxo, o saldo do contrato será distribuído igualmente entre os meses a partir da data base informada. Pode-se editar manualmente o saldo e percentual dos períodos apresentados, quando houver esta edição, é necessário recalcular o fluxo para que sejam efetivadas as alterações e seja redistribuído o saldo restante para os períodos não editados.

A cada vez que é inserida uma medição para o contrato, é necessário recalcular o fluxo, pois o valor medido não é mais considerado no saldo do contrato, assim, o valor a ser apresentado no painel gerencial, será o novo saldo do contrato.

Cada alteração realizada no fluxo do contrato será atualizada no fluxo previsto do Painel Gerencial mediante atualização do DataWareHouse.