Liberação de Medições - Funcionalidades

A liberação de medições é o processo no qual o usuário aprovador irá dar sua confirmação de que os dados cadastrados na medição estão corretos e a mesma está apta a ser enviada para o fornecedor e ter o documento cadastrado.

Para que a medição esteja apta para aprovação, deverá ter itens medidos com quantidades e valores, rateios, pode ou não ter apropriações, descontos, adiantamentos, retenções e deve ter valor líquido positivo, além disso, deve ser realizada a devida avaliação para quando utilizado o processo de qualificação de fornecedores.

A aprovação pode ter de um a três níveis e apenas usuários específicos poderão realizar esta ação. A liberação de acesso para aprovadores e ordem de aprovação deve ser realizada na tela de parâmetros do módulo.

O processo de aprovação pode ser realizado pela tela de processos ou pela própria tela de medições e envolve uma análise dos dados medidos, que pode resultar em uma aprovação ou reprovação, sendo:

  • Aprovação: Serão necessárias de uma a três assinaturas para considerar a medição como liberada, sendo que o aprovador de sequência dois, só poderá aprovar a medição se o aprovador de sequência já estiver aprovado e assim sucessivamente.
  • Reprovação: A medição poderá ser reprovada em qualquer um dos níveis e indica que algum dos dados medidos está inconsistente e deve ser corrigido. O responsável pela medição deverá corrigir o que está errado e liberar novamente para o primeiro nível de aprovação.

Os mesmos registros poderão ser liberados no Portal de Obras através do menu de Medições.

Cada contrato pode possuir apenas uma medição em andamento ou em aprovação, ou seja, para que uma nova medição seja cadastrada as medições existentes devem estar devidamente liberadas.

Após liberada a medição, será comprometido o saldo do contrato e a mesma ficará disponível para que seja vinculada a um ou mais documentos. A medição poderá ter sua liberação cancelada (reprovação) enquanto ainda não possuir nenhum documento vinculado.