Medições - Funcionalidades

O processo de medições é o local no sistema responsável pelo cadastro do avanço físico do contrato, é na medição que serão cadastradas as informações de execução dos serviços do contrato, como quantidades e valores realizados, rateios de blocos, apropriações de custo e etc, é através dela que serão geradas informações aos fornecedores orientando como realizar a emissão de notas fiscais e valores dos pagamentos que serão efetuados.

Os pré-requisitos para inserir uma medição são: possuir contrato com itens liberados e o percentual do rateio devem estar distribuídos em 100% entre os blocos.

Ao inserir uma medição, deve-se selecionar os itens a serem medidos e informar a quantidade, valor total ou percentual que foi executado no período, com estas informações, o sistema irá calcular o valor total da medição (soma de todos os itens medidos), controlando o saldo contratado, visto que não será permitindo que o valor/quantidade medido seja superior ao contratado.

Ao inserir os itens na medição, o sistema irá calcular os valores de rateios e apropriações conforme configurados em contrato, permitindo que sejam alterados. Também será possível informar a quantidade não entregue durante o processo de transporte para itens com percentual de material, através do abatimento físico, que serve para justificar as divergências geradas entre a quantidade medida e a quantidade informada em nota fiscal.

Todos os descontos, adiantamentos e retenções do contrato também serão exibidos e calculados na medição conforme parametrizado em contrato para que sejam vinculados a medição, caso necessário. O sistema irá permitir que os descontos, retenções e adiantamentos sejam vinculados a uma medição desde que o saldo a pagar para o fornecedor seja zerado ou positivo.

Na medição também ocorre o processo de qualificação de fornecedores, que avalia o fornecedor de acordo com os serviços executados e atendimento, através de critérios definidos no contrato.

Após realizar toda a configuração da medição é necessário que a mesma seja liberada, para que possa ter os valores abatidos do saldo do contrato e para que esta possa ser vinculada a uma ou mais notas fiscais.

As medições liberadas que não possuem documentos (notas fiscais) vinculados, serão integradas como previsões no Fluxo Previsto do Painel Gerencial e nos processos de Encomendado e Saldo de Solicitação do módulo de Administração de Obras.

Após a aprovação da medição, pode também ser enviado ao fornecedor um relatório da mesma para que a nota fiscal seja gerada conforme avanço físico medido, alinhando assim os valores a serem pagos e descontados.