Posição Inicial - Funcionalidades

A posição inicial é o processo utilizado para lançamento de movimentações que comprometem saldo do contrato sem movimentar suas integrações. Este processo geralmente é utilizado em contratos que estão em andamento e foram movimentados fora do sistema, não havendo a necessidade do controle retroativo via Mega, desta forma, a posição inicial permitirá que apenas o saldo ativo seja controlado no sistema.

A posição inicial poderá ser cadastrada diretamente no contrato, em uma aba específica para este fim, sendo habilitada apenas em contatos com origem no Empreiteiros que possuem itens liberados e que não possuam movimentações cadastradas, como aditivos, distratos, medições e etc.

Ao acessar a tela de posição inicial e aba 'Medição Inicial' será possível informar o quanto já foi medido do contrato, caso tenham sido realizadas várias medições antes de inserir o contrato no Mega, deve-se somar todas estas medições e informar o total movimentado nesta tela. Na aba de 'Retenções iniciais', será possível cadastrar de maneira informativa as retenções já realizadas para o contrato para a medição inicial cadastrada.

Ao gravar uma medição inicial, o sistema irá comprometer suas quantidades no saldo do contrato, de forma que não será possível desfazer a operação e apartir deste momento o contrato passa a contar com o saldo (contratado – posição inicial) para suas movimentações.

A posição inicial é um cadastro que não possui integração com outros módulos e processos e sua utilização impacta unicamente no comprometimento do saldo de contrato.