Proposta Completa
Similar ao cadastramento de propostas simples, utiliza-se esta função para uma análise mais detalhada da proposta feita pelo cliente. Nesta opção o sistema mostra a análise com mais detalhes, dando mais parâmetros para que o aprovador da proposta tome uma decisão. Aqui também é possível cadastrar uma proposta a partir de uma tabela de preço já existente (mais rápido) ou então fazê-la a partir do “zero”. No cadastramento da proposta, são possíveis a definição de índices de correção e tipos de parcelas, aplicação de amortização e respectivas taxas (por condição), definição de incidência de resíduo, vinculação de datas de correção de parcelas à data de entrega do imóvel, periodicidade das parcelas, etc. A principal diferença entre a proposta simples e a completa é que na completa o número de informações gerenciais sobre margens de lucratividade, custos, etc é muito maior.
O sistema permite que as propostas inseridas nesta opção sejam aprovadas para geração de contrato.
Proposta Completa
É possível realizar funcionalidades de filtro e agrupamento de informações e também a identificação através de cores do status das propostas. Há outra opção de consulta rápida às ocorrências vinculadas à proposta, bastando para isto, selecionar a proposta desejada e clicar no botão “Ocorrências” no rodapé da tela. Este procedimento abrirá uma tela filtrando as ocorrências da proposta selecionada, permitindo também, que sejam feitos agrupamentos e filtros como nesta grid.
Na tela de visualização das ocorrências, temos a possibilidade de visualizar, tanto as ocorrências de unidades quanto da proposta/prospect.
Uma proposta, tem o status inicial de “Em Estudo”, este status permite ao usuário, alterar qualquer dado da proposta, ou seja, alterar dados do cliente, datas, condições, acessórios, ou seja, qualquer tipo de informação que não seja de uso exclusivo de outro status, como por exemplo o lançamento de minutas. Este passo só será permitido quando a proposta estiver aprovada, explicamos este passo mais adiante.
O próximo passo permitido é o “TRAVAMENTO DO FLUXO”, este travamento é acionado através do botão localizado na guia “Comparativo” ou na “Análise” dependendo do caso. Note também que a alteração de status da proposta não é permitido neste estágio, ou seja, enquanto o fluxo não estiver travado, não será permitido APROVAR uma proposta. Com o fluxo travado, o usuário não poderá mais alterar os dados anteriores da proposta, ou seja, as guias “Geral”, “Dados Adicionais”, “Proposta”, “Comissões” e “Analise” não serão mais passíveis de alteração, apenas as guias “Comparativo” e “Minutas” estarão passíveis de alteração. O usuário somente poderá alterar estes dados se destravar o FLUXO. Esta operação de travamento e destravamento, gera uma ocorrência para a proposta e uma de reserva da unidade no momento do travamento.(Fig. 09)
Outro detalhe importante: a unidade/bem/garagem fica RESERVADA no travamento do fluxo e não na aprovação da proposta. Caso destrave o fluxo, a unidade/bem/garagem será disponibilizada caso o usuário deseje, pois no destravamento, surgirá uma mensagem perguntando se deseja que a unidade seja disponibilizada, caso afirmativo, será lançada uma ocorrência de disponibilização. Caso tenha optado por NÃO disponibilizar a unidade no destravamento do fluxo e deseje após disponibilizá-la, deverá travar o fluxo e depois destravar escolhendo a opção para disponibilização.
Outro detalhe importante é no destravamento do fluxo, neste momento, o sistema perguntará, se deseja DISPONIBILIZAR a unidade/bem/garagem. Temos três opções, SIM, disponibilizará a unidade/bem/garagem, a opção NÃO, não destravará o fluxo e a opção IGNORAR, destravará o fluxo, mas não disponibilizará a unidade. Caso tente travar o fluxo desta mesma proposta, surgirá uma mensagem informando que a unidade/bem/garagem já está reservada para esta proposta. Caso tente travar uma outra proposta utilizando esta unidade/bem/garagem deste caso, uma mensagem o informará que a unidade/bem/garagem já está reservada indicando inclusive qual a proposta.
O próximo passo passa a ser do “analista” que irá analisar a proposta criada até este momento, neste passo, a guia “Comparativo” estará disponível para ser “trabalhada”, ou seja, poderá utilizar-se do recurso do sistema que deduziu automaticamente da série(s) de sinal, a comissão definida na guia “Comissões”. Caso queira realizar este trabalho de dedução manualmente, deverá desmarcar a opção "Proposta" executar o botão “Recalcula” na base da tela, esta opção refaz a análise entre a tabela de preços e a proposta, não deduzindo automaticamente a comissão das parcelas listadas na análise da proposta. Esta operação então poderá ser feita manualmente. Mais adiante, explicaremos com mais detalhes, esta nova opção de RECÁLCULO dos valores e dedução manual destes valores.
Ao verificar a análise dos dados e julgar que estão corretos, o analista poderá realizar então a APROVAÇÃO da proposta, bastando para isto, clicar no botão Aprovação. Esta operação gerará uma ocorrência de aprovação da proposta. Caso volte a proposta para “Em Estudo”, será lançada outra ocorrência de destravamento do fluxo e volta da proposta para “Em Estudo”. Esta ocorrência será da proposta. Neste mesmo processo, no destravamento do fluxo, a unidade/bem/garagem reservado passa a ficar disponível novamente.
Após aprovado, é possível inserir na guia “Minutas”, as minutas desejadas. Ao aprovar uma proposta, não poderá mais mexer nos valores do comparativo, estes que servirão como base na criação das parcelas pelo módulo da carteira de recebíveis. Ficará disponível para alteração, apenas a guia “Minutas”.
O próximo passo do usuário, é encaminhar para a análise de crédito, a proposta em questão, esta operação é feita pressionando o botão “Pré-Escriturada” na guia “Minutas”.
Neste instante, este botão terá sua descrição exatamente de Escriturada, que indica que a unidade/bem/garagem está reservada, caso acesse a guia “Minutas”, antes de travar o fluxo, notará que este botão estará inabilitado. O sistema lançará uma ocorrência de análise de crédito. Conseqüentemente o botão “LIBERAR” estará disponível para ser pressionado, ou seja, liberado para a geração do contrato pela Carteira de Recebíveis. Caso a análise de crédito seja reprovada pelos analistas, o usuário poderá pressionar o botão “ESCRITURADA” na guia “Minutas”, fazendo com que seja retornado o status da proposta para “Aprovado” e gerado uma ocorrência de retorno da análise de crédito para a proposta.
O próximo passo que passa a ser o último antes da geração do contrato, é “LIBERAR” a proposta. Este status passa a ser agora o status que irá listar a proposta na Wizard de geração de contratos da Carteira de Recebíveis. Este passo gerará uma ocorrência de liberação para a proposta.
Caso deseje alterar qualquer dado da proposta, o mesmo deverá RETROCEDER nos passos descritos acima, ou seja, destravar a venda e voltar a proposta para em estudo, com este passo, o destravamento do fluxo é feito automaticamente sendo gerado as ocorrências necessárias.
Como vimos acima, agora deverá percorrer um “caminho” até a liberação da proposta para o carteira, fazendo com que o processo seja mais sistemático na sua execução.
Campo "Utiliza FGTS" (S/N) na Proposta.
Nas Wizards e edição de propostas de preços há opção de se definir na proposta, se a mesma utilizará FGTS. Esta é uma opção obrigatória e tal informação poderá ser utilizada em minutas através de uma variável chamada UTILIZA FGTS.
Ocorrências
Na tela de visualização das ocorrências, temos a possibilidade de visualizar tanto as ocorrências de unidades quanto da proposta/prospect.
Cadastro da Proposta
Os primeiros 11 campos localizados na parte superior desta tela informam em qual pasta está se trabalhando e informações adicionais como, Tabela Modelo, Data da Proposta, Peso, Data Entrega, Tabela Ativa e Preço. Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema.
Prospect: Caso a Proposta seja feita por um Prospect (ainda não é cliente), inserir neste campo o código do mesmo.
Cliente: Caso a Proposta seja feita por um agente do tipo cliente, inserir neste campo o código do mesmo.
Classificação: Neste cadastro podemos inserir o código de classificação para a proposta, caso não seja listado nada pelo usuário o sistema atribuirá automaticamente classificação de compra e venda. Podemos utilizar como exemplo de classificação a Confissão de Dívida, Escritura Pública, etc. Os tipos de classificação são cadastrados no Módulo Global do Construção.
Criar proposta a partir de uma Tabela de Preços: Ao habilitar está opção será ativada uma tela para selecionar uma tabela modelo para sua proposta. Caso esta tabela tiver datas de vencimento não usuais para a proposta é possível alterar mesma, utilizando o campo Primeira data de Vencimento. Também conforme a situação é possível alterar apenas a data do sinal.
Extrapola Correção na Análise: Taxa a ser utilizada para análise quando o prazo de pagamento da proposta é menor que o da Tabela de Preços. A diferença entre os prazos é corrigida e distribuída no tempo sendo dessa forma comparada com a proposta.
Tipo de Juros: Tipo de cálculo a ser aplicado para o percentual informado no campo “Juros”, podendo ser Juros Simples ou Compostos.
Apenas a edição da proposta completa de unidades e garagens, é passível do trabalho com os valores. Esta manipulação não está inserida na Wizard de geração da Proposta Completa, devendo inserir após editar a proposta e trabalhar com os valores.
Na inserção de propostas Simples e Completa, ao selecionarmos a opção "Criar Proposta a partir de uma Tabela de Preços" será exibido a tela acima com as tabelas dísponíveis para o comparativo.
Se alterado o campo "Primeira data de vencimento", por exemplo em 1 mês, os vencimentos das parcelas da tabela de preço também serão prorrogadas em 1 mês.
A opção "Altera somente a data de Sinal" as séries de sinal respeitm tanto o dia quanto o mês da proposta no ajuste destas séries, nas demais, o ajuste será pelo processo padrão, ou seja, somente ajustará o mês.
Dados Adicionais da Proposta
O sistema permite cadastrar os participantes da proposta, devendo-se informar o percentual de participação de cada um e grau de parentesco (Ex.: pai, irmão).
Nesta mesma tela, podemos inserir os acessórios pré-cadastrados no Global do Construção e que farão parte da proposta (Ex.: lareira, churrasqueira, hidromassagem), sendo as mesmas agregadas às condições de pagamento do contrato do cliente.
Gera Parcelas: Será gerado novas parcelas correspondente o acessório escolhido.
Dilui Parcelas: O valor do acessório poderá ser diluido nas parcelas de uma determinada série.
Gera Termo: Esta opção, deverá ser selecionada quando o acessório em questão possui um termo vinculado ao mesmo. Ao inserir o contrato na Carteira de Recebíveis o termo deste acessório será exibido automaticamente na aba de termos.
Refazer Séries: Refaz as séries de acordo com a opção selecionada acima.
Opções de Plantas: Nesta tela, são apresentadas as opções de plantas disponíveis para a unidade. Pode-se realizar a troca desde que a data esteja dentro do prazo de Limite para Troca. Esta data é cadastrada na edição do bloco.
Garagens Vinculadas: Nesta tela podemos vincular as garagens que estão disponíveis através da proposta sem precisar acessar o cadastro de estruturas. Ao clicar em Inserir, o sistema apresentará uma tela onde aparecerão as garagens que podem ser vinculadas. No momento da vinculação, o sistema já indisponibiliza a garagem.
A informação sobre o grau de parentesco é obrigatória. Caso não seja informado, o sistema emitirá um alerta.
Proposta
Este tipo de cadastro existe nos seguintes processos: geração de proposta, geração de termos, renegociação de parcelas (TP e não TP) e confissão de dívida.
O objetivo principal é definir basicamente a quantidade, periodicidade e vencimento inicial das parcelas bem como a sua a forma de correção.
Os primeiros 11 campos localizados na parte superior desta tela informam em qual pasta está se trabalhando e informações adicionais como, Tabela Modelo, Data da Proposta, Peso, Data Entrega, Tabela Ativa, Preço e Proposta. Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema.
Séries da Tabela: Nas propostas, cadastro das séries, temos também a mesma funcionalidade da tabela de preços, ou seja, é possível criar as séries diretamente na grid.
Tipo: Selecione o tipo das parcelas da série. Existem 4 tipos pré-definidos: Sinal, Mensal, Intermediária e Conclusão. Não há cadastro para os tipos de parcelas, portanto na inclusão das séries, as parcelas devem ser obrigatoriamente classificadas entre estes tipos existentes. Esta classificação será útil na análise de relatórios e em processos específicos no sistema.
Parcelas: Informe a quantidade total de parcelas da série.
Intervalo: Informe a periodicidade mensal das parcelas na série, ou seja, se a parcela for tipo mensal – informe 1, se a parcela for do tipo semestral – informe 6, se a parcela for do tipo anual – informe 12 e assim sucessivamente.
Valor: Informe o valor da parcela da série. Se preferir, pode ser informado diretamente o valor total da série no campo “Valor Total”, pois o sistema irá fazer o calculo do valor da parcela, baseando-se na quantidade definida no campo “parcelas”.
Data Vencto.: Informe a data do 1º vencimento das parcelas da série.
Receita: Tipo de receita previsionada para as parcelas da série. Existem 6 tipos pré-definidos: Bens, Carta de Crédito, Carteira, FGTS, Financiamento e Permuta. Não há cadastro para os tipos de receita, portanto na inclusão das séries, as parcelas devem ser obrigatoriamente classificadas entre estes tipos existentes. Esta classificação será útil na análise de relatórios e em processos específicos no sistema.
Amortização: Indica se a série possuirá juros de amortização. Se este campo estiver checado, será habilitado o campo ao lado, juntamente com os campos,"Tx. Amortização", "Data Ref. Amortização", "Valor Futuro", "Corrige saldo", e um quadro “Atualiza valores” contendo informações para checagem do cálculo da amortização. Com este campo checado, preenche o campo ao lado com valor da taxa mensal. O sistema sugere a taxa de 1,00000000%.
Importante: Existe um processo a ser executado para efetivamente aplicar o cálculo de amortização para as parcelas, de acordo com a data de referência informada. Dependendo da situação de cada processo (proposta, termo ou renegociação) a aplicação é feita automaticamente. Maiores detalhes podem ser verificados no tópico “Processos” no módulo da Carteira de Recebíveis.
Campo livre para informar alguma observação referente às parcelas da série. Após a geração do contrato, esta observação será visualizada em cada parcela (pasta observações da baixa na edição da parcela).
Data Ref. Amortização: Informe a data inicial para aplicação da amortização.
Valor futuro: Informe valor futuro ou, caso preferir, o valor Base (campo valor total). Este campo pode ser calculado automaticamente, através do Quadro Atualiza Valores. Neste quadro há duas opções: Se for escolhido o campo “Valor Base”, o sistema irá calcular o campo “Valor Total” e “Valor” com base nas informações dos campos já preenchidos. Se for escolhido o campo “Valor Futuro”, o sistema irá calcular o campo “Valor Futuro”, com base nas informações dos campos já preenchidos.
Para facilitar o entendimento no cálculo dos valores da amortização, entenda o campo “Valor total” como o Valor Presente (PV) da série; o campo “Parcelas” sendo a quantidade de meses (n) e o campo “Valor Futuro” como o valor da prestação (PMT). A maneira mais usual de lançar as séries, é informar o valor no campo valor total (PV) fazendo com que o sistema calcule o campo “Valor Futuro”.
Calcular: O sistema não permite que sejam alterados os dados de uma série TP sem recalcular os valores da série, ou seja, sem clicar no botão "Calcular" no cadastro de propostas, renegociações, termos, etc. Isso irá impedir que sejam gravadas séries com valores inconsistentes.
Corrige saldo: O processo de gerar série com amortização com data de vigência futura, tem como padrão no sistema, o processo de gerar as séries no momento da data de vigência, com saldo devedor já atualizado por índice financeiro previsto no contrato.
Com esta opção checada, o sistema irá realizar a correção deste saldo na aplicação da TP.
Exemplo:
No exemplo acima, observe que a série possui data de referência da Tabela Price em 01/10/2012 e a primeira correção inicia-se em 01/08/2012. Com o campo “Corrige saldo na aplicação TP” checado, durante o processo de aplicação de Tabela Price, o sistema irá corrigir o saldo desde a data 01/10/2012 (utilizando os dados para correção desta data, no caso o índice INCC-2) até a data de referência (01/10/2012). Conseqüentemente o valor total irá ser maior gerando com isso um valor futuro também maior do que o previsto (neste maior que o valor de 1.441,05).
Para evitar esta correção do saldo antes da aplicação da amortização, é necessário que o campo “Corrige saldo” não esteja checado. Com isso, após a aplicação da Tabela Price, o valor futuro previsto (campo “Valor Futuro” da proposta) será o mesmo para o valor original da parcela.
É muito importante observar este detalhe, pois o sistema permite definir se você quer que este campo venha checado como padrão ou não. Este configuração é feita na tela de parâmetros do Módulo Global do Construção.
Nos casos onde a data de referência é a mesma que a data da primeira correção, não haverá correção, pois a diferença em meses é nula. Nesta situação o campo “Corrige saldo” não trará nenhum efeito ao saldo.
Orientamos aos clientes que pretenderem utilizar esta possibilidade de aplicar a TP desta forma, consulte nossa área de suporte, ou solicite a presença de um consultor para maior esclarecimento sobre as diferenças de cada processo.
Não é permitido que sejam alterados os dados de uma série Tabela Price (TP), sem antes recalcular os valores da série, ou seja, sem clicar no botão "Calcular" no cadastro de propostas, renegociações e termos. Isto objetiva evitar que sejam gravadas séries com valores inconsistentes.
2.Fatores de correção
Nesta área são inseridas as correções das parcelas selecionadas no quadro acima. Para cada série cadastrada há um quadro para informar a correção. O sistema permite inserir inúmeras correções para cada série, de maneira que as correções inseridas serão acumuladas em ordem de data de vigência. Não é permitido inserir correções na mesma data de vigência, caso isto ocorra, o sistema emitirá uma mensagem informando que o usuário precisa verificar as datas.
Tx.Juros: Taxa de juros a ser aplicada juntamente com a correção monetária. Esta taxa somente deve ser informada quando a série de parcelas correspondente não houver incidência de Tabela Price (campo “Tab.Price” checado), pois desta maneira será caracterizado juros sobre juros.
Tipo de Juros: Tipo de cálculo a ser aplicado para os juros informados no campo “Juros”. O tipo de juros somente terá sentido se o campo “Juros” estiver preenchido com valores maiores que zero, caso contrário, o sistema não efetuará o cálculo de juros.
Reajuste: Informe se o tipo de reajuste será do tipo Mensal (correção realizada mensalmente), Anual (correção realizada anualmente através do processo de reajuste anual) ou Não Reajusta (para os casos em que nunca a parcela sofrerá correção). Caso a parcela não tenha correção (parcelas de Sinal, por exemplo), sugerimos não informar nenhuma correção. Desta maneira, caso tenha que ser calculado os valores pagos corrigidos na hipótese de uma rescisão, estes valores sofrerão correção conforme índice para rescisão cadastrado no contato.
Índice: Informe qual o índice previamente cadastrado, para a correção das parcelas.
Dt.Vigência: Informe a data de início da correção. A data final da correção será a data de início da próxima correção, se houver.
Resíduo: Selecione este campo caso a série de parcelas esteja previsto geração de resíduo. Lembre-se que o status de geração de resíduo é definido por série e não por correção.
Vinc.Vigência: Selecione este campo caso a data de vigência (início da correção) esteja vinculada à data de entrega do bloco, definido no cadastro de estruturas no módulo global. Caso a data de entrega seja modificada, será solicitada ao usuário a confirmação de um processo para ajustar estas parcelas que possuírem este vinculo na correção. O processo se dará da seguinte maneira:
1º - O sistema seleciona somente os contratos de unidades e garagens, com a data de entrega cadastrada no contrato (campo “Dt. Entrega”) igual ao mês/ano da última data de entrega cadastrada no bloco (maior data do campo “Dt.Cadastro”);
2º - Dos contratos selecionados acima, atualiza o campo “Dt.Entrega” no cadastro do contrato com a nova data de entrega inserida pelo usuário;
3º - Dos contratos selecionados acima, atualiza a data de vencimento da(s) parcela(s) do tipo “Conclusão” com a nova data de entrega inserida pelo usuário;
4º - Dos contratos selecionados acima, todas as parcelas em aberto com correçõese com o campo “vincula vigência” checado, atualiza a data de vigência somando adiferença em meses entre a nova data de entrega com a última data de entregacadastrada;
5º - Grava a nova data de entrega inserida pelo usuário no bloco, preenchendo automaticamente o campo “Dt.Cadastro” com a data e hora corrente.
Este processo é irreversível. Caso tenha que corrigir as vigências, será necessário executar novamente o processo inserindo uma nova data de entrega, ou alterando as correções das parcelas manualmente.
Não é permitido que sejam alterados os dados de uma série TP, sem recalcular os valores da série, ou seja, sem clicar no botão "Calcular" no cadastro de propostas, renegociações e termos, de forma a evitar que sejam gravadas séries com valores inconsistentes.
Trocar Fatores: Este botão, possibilita a troca de fatores de correção. Para que isso ocorra, deverá ter regras de fatores de correção cadastradas e o parâmetro deve estar marcado no bloco ou no empreendimento. Quando utilizado, verificará a quantidade de meses entre a MENOR e a MAIOR data de vencimento da parcela do fluxo, identificando em qual regra de correção a condição da proposta se encaixa.
Localizada a faixa existente, o sistema executará a alteração das correções, considerando ou desconsiderando parcelas de sinal conforme parametrizado.
Podemos alterar as colunas da grid de inserção de séries, personalizando a sequência delas conforme a necessidade, basta arrastá-las na posição desejada e salvar. Quando a tela for aberta novamente, a ordem das colunas estará conforme deixado anteriormente.
Comissões
Tela de cadastro das comissões, formas de pagamentos do Sati e das Parcelas Recebidas no Ato.
Comissões: Se a proposta for criada com base em uma tabela de preços e na tabela já tiver uma comissão cadastrada, esse campo já estará preenchido, mas nada impede o usuário de alterar o tipo de comissão para a proposta.
Caso seja necessário editar o tipo de comissão é possível, não havendo necessidade de sair da proposta para acessar este cadastro, onde ao clicar no "Editar" serão exibidos as comissões para serem alteradas.
Parcelas Recebidas no Ato: Criação de parcelas do Tipo Sinal, Sati e Comissão como parcelas recebidas no ato. Na finalização da proposta, o sistema verificará se existe parcelas desses tipos para inserção automática das parcelas. Caso opte por não inserir automaticamente, pode-se criá-las e outro momento. Também é possível recriá-las conforme a análise da proposta.
Rateio SATI: Ao inserir o tipo da comissão na proposta, teremos os valores que serão usados para compor o valor do Sati, caso haja no tipo da comissão, representantes com a opção “Participa Sati” e haja formas de recebimento do tipo “Sati”, é possível visualizar o rateio destes valores na guia “Rateio SATI”.
Quando o tipo de comissão escolhido tiver mais de uma equipe, o sistema abrirá uma tela com todas as equipes vinculadas para que o responsável selecione a equipe que será comissionada.
Análise da Proposta
Os primeiros 4 campos localizados na parte superior desta tela informam em qual pasta está se trabalhando. Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema.
Tabela Modelo: Informa qual Tabela está sendo utilizada como modelo para esta proposta.
Data Proposta: Data de geração Proposta.
Peso: Indica o peso correspondente a unidade para definição do seu valor de venda em relação ao valor base do bloco. Este campo é definido no cadastro da Unidade.
Data Entrega: Indica a data de entrega da unidade. Está data é definida no cadastro do Bloco.
Tabela Ativa: Informa qual tabela está sendo utilizada para cálculo.
Preço: Indica o preço definido na Tabela de Preços.
Sati: Valor total do Sati.
Proposta: Indica o valor da proposta feita pelo cliente.
Na Grid (Janela) apresentada podemos visualizar em forma de colunas as séries proposta pelo cliente.
Análise Comparativa da Proposta
Este tópico aborda todas as funcionalidades desta guia permitindo ao usuário, trabalhar e analisar com mais facilidade, a análise comparativa entre a tabela de preços e a proposta, podendo inclusive visualizar os valores das parcelas já com a comissão deduzida.
Os primeiros 4 campos localizados na parte superior desta tela informam em qual pasta está se trabalhando.
Estes campos são preenchidos automaticamente pelo sistema. A guia “Comparativo”, está em modo de edição (depende do status da proposta), poderá trabalhar com os valores da comissão deduzidas nas parcelas. O botão “Recalcula” está disponível para ser utilizado.
Saldo Comissão: Neste campo é indicado o valor da comissão ainda não deduzida, caso este campo esteja zerado, quer dizer que toda a comissão a ser deduzida já foi aplicada às parcelas ou não há comissão a deduzir.
Tabela / Proposta: Estes "check box" marcados, indicam que a comissão está sendo deduzida tanto na análise da tabela de preços quanto na análise da proposta. Caso não queira visualizar a dedução na tabela ou na proposta, a opção deverá ser desmarcada e a proposta recalculada.
Proposta – Comiss: Este campo indica exatamente o valor da proposta já com a comissão deduzida, ou seja, é a composição do “Valor da Proposta” - “Comissão”;
Sati: Demonstra o valor total do Sati na proposta.
Data: Data de início do desconto da comissão na análise comparativa. Caso seja informada uma data e a proposta recalculada, a comissão será descontada a partir desta data informada.
Limite de Dedução: Indica o limite mínimo na qual a parcela poderá ser deduzida, este valor vem da tabela de preço previamente definido. Caso não tenha sido definido nenhum valor, é considerado o valor padrão de 50%(cinqüenta por cento). Este limite pode ser alterado de acordo com a regra de desconto selecionada para dedução da comissão. Para utilizar a Regra de descontos, o parâmetro "Utiliza regra de desconto da comissão" (Parâmetros Global do Construção) deverá estar marcado.
Através do campo Tab. Comparativa, o usuário tem a opção de selecionar a Tabela de Preço que deseja utilizar como comparação com a proposta. Esta comparação só será possível no momento de cadastrar as propostas, ou na edição de propostas ainda em estudo.
Quando a tabela de preços tiver comissão cadastrada e esta comissão for alterada na proposta, a tela de comparativo, mostrará cada condição conforme estão cadastradas, ou seja, o lado da tabela de preços mostrará a dedução da comissão conforme cadastrado na tabela e a proposta mostrará a dedução da comissão conforme foi alterado na proposta.
Caso a Tabela de Preços utilizada não tenha comissão cadastrada, será utilizada a comissão da Proposta para dedução Tabela de Preços e Proposta. Este processo é necessário para que a comparação entre a Tabela determinada para a venda deste imóvel e a Proposta efetuada pelo cliente sigam as mesmas condições e com isso uma maior veracidade na comparação.
Os valores de Custo m² e Outros Custos são valores preenchidos no bloco (Cadastros / Estruturas / Bloco).
Margem PV (%): (VP / ATU / CUSTO M2 / ((OUT CUS / 100 ) +1) -1 *100
Onde:
VP = Valor PV total da Proposta, campo PV Proposta;
ATU = Área total da unidade. Pode variar dependendo da composição selecionada no bloco (campos correspondentes às áreas das unidades significativas para a análise da proposta).
CUSTO M2 = Valor informado no cadastro do bloco.
OUT CUS = Valor informado no campo Outros Custos %, existente no cadastro dos blocos.
Margem (%): Utiliza a mesma fórmula mencionada no campo anterior, com a diferença na variável VP, que nesse caso refere-se ao valor total da proposta, campo Valor Proposta.
Margem Futura (%): Utiliza a mesma fórmula mencionada nos dois campos anteriores, com a diferença na variável VP, que nesse caso refere-se ao valor futuro total da proposta, campo Vlr Fut. Prop.
Margem Rent.: Indica a margem de rentabilidade da unidade. A fórmula para se chegar ao cálculo é apresentada a seguir:
((Valor M2 – (Custo por M2 + Outros Custos)) / Valor M2)
Para que o cálculo de margem de rentabilidade seja feito corretamente, deve-se observar o preenchimento dos seguintes campos:
- Valor da proposta sem comissão: Será considerado a soma das séries da proposta;
- Área por M2: Serão consideradas as áreas que estiverem selecionadas na unidade;
- Custo por M2: Será utilizado o “Custo por m²” do bloco;
- Outros Custos: Será utilizado o valor cadastrado no campo “Outros Custos” do bloco;
- Valor M2: Será o valor da proposta sem comissão, dividido pela área por M², multiplicados pela participação da construtora previamente cadastrada nos investidores da unidade;
- Participação da Construtora: Será o percentual cadastrado na guia “Investidores” na edição da unidade, campo contabilidade.
Botão RECALCULA: Este botão tem por finalidade, recalcular os valores da análise da tabela de preços e da proposta, ignorando os dados anteriores gravados. Caso o check box Tabela ou Proposta não estiver selecionado, o sistema não deduzirá automaticamente a comissão, gerando as parcelas com seus valores integrais. Esta rotina é útil, se desejar alterar manualmente os valores.
“Trabalho” com os valores: Este trabalho é exatamente a funcionalidade na qual poderá informar manualmente, o valor que deseja para a parcela, respeitando algumas regras:
1. Não permite informar um valor/percentagem maior que o valor atual da parcela;
2. Não permite informar um valor/percentagem menor do que o limite mínimo permitido por parcela;
3. Permite alterar o valor para parcelas com amortização até a data de referência.
4. Não permite informar um valor/percentagem caso o saldo da comissão seja igual a zero.
O desconto manual só será realizada na guia "Análise Principal" da proposta.
Pode-se informar tanto um valor quanto uma percentagem, o sistema encarrega-se de converter a percentagem digitada no valor da parcela que será aplicada. Note que apenas as colunas “Vlr.Atual Pret.” e “% Parc.Pret.” (em amarelo na grid) são passíveis de edição. Estes valores somente estarão passíveis de alteração se a proposta não estiver aprovada, liberada ou gerada.
Quando utilizamos o botão RECALCULA ou simplesmente quando o sistema calcula a primeira vez a análise comparativa, o sistema deduz automaticamente o valor da comissão na seguinte ordem:
Se o parâmetro “Descontar comissão ignorando o tipo de parcela” estiver desmarcado, o sistema filtra todas as parcelas de SINAL encontradas, percorre todas iniciando pela primeira, tentando deduzir o saldo da comissão respeitando o limite mínimo estipulado na tabela de preços, caso o sistema percorra todas as parcelas e ainda reste um saldo de comissão à deduzir, o mesmo passa então para parcelas não amortizadas, iniciando pela primeira e deduzindo até que o saldo se torne zero, ou seja, até que toda a comissão seja deduzida. Caso não encontre parcelas de sinal, o sistema pergunta ao usuário, se o mesmo deseja que o sistema desconte automaticamente de séries NÃO amortizadas. Caso o mesmo encontre alguma divergência, é mostrada uma mensagem sobre tal fato. Caso parâmetro marcado, o sistema descontará a comissão a partir da primeira parcela ignorando o seu tipo, apenas respeitando o percentual de desconto de cada parcela.
Se o parâmetro “Utilizar regra de desconto da comissão” estiver marcado, na inserção da proposta, o sistema apresenta uma tela para que seja selecionada a regra que será utilizada no desconto da comissão e cada regra terá sua regra de percentual/valor à descontar e sua ordenação e se determinado tipo de parcela terá desconto ou não.
Note que, caso altere algum valor ou percentagem e este valor é aceito, a linha onde a parcela foi alterada, é demonstrada na cor verde. A regra para isso é exatamente a diferença entre o valor atual da parcela e o valor pretendido. Se forem diferentes, pinta de verde.
Também é recalculado o valor PV, valor FUTURO, valores por M2 e as diferenças.
Para o cálculo das taxas de Valor Presente, utilizadas nas análises secundárias, o botão Recalcular apresentará na mensagem de confirmação de recálculo, as taxas vigentes encontradas.
Estas taxas serão cadastradas no Cadastro de Taxas para Valor Presente do módulo Comercial.
Caso não tenha outras taxas de PV cadastradas, o recálculo da análise da proposta se fará baseado nas taxas previamente definidas nos fatores de correção das séries da proposta.
Após a execução do recálculo, o sistema apresenta ao lado da análise principal, as análises secundárias baseadas nas taxas encontradas pelo sistema. Na aba “Resumo” podemos visualizar o comparativo entre as análises calculadas. Nesta tela caso a análise esteja reprovada, a mesma será pintada de laranja e caso aprovada, o quadro será pintado de azul indicando sua aprovação.
Importante lembrar que após o recalculo, o sistema posicionará na guia com a taxa mais restritiva.
Caso o opte-se por recalcular a análise ou alterar informações relevantes da proposta como as séries ou comissões, as análises secundárias existentes serão automaticamente excluídas. Ao salvar a proposta sem a aprovação definida, as análises secundárias serão mantidas no sistema até a sua aprovação. Após a aprovação, o sistema excluirá as demais análises e manterá apenas a análise na qual foi selecionada na aprovação mantendo esta como principal.
Guia Análise Principal: É a análise baseada nas taxas da proposta.
Guias Análise Secundária nº 1 / Análise Secundária nº 2: Análises realizadas a partir da escolha de novas taxas.
Guia Resumo: Apresenta um resumo entre as análises calculadas. Se aprovarmos a proposta, estando nesta tela, o sistema sugerirá que a aprovação seja feita pela análise que esteja aprovada, caso tenha mais de uma ou nenhuma, o usuário deverá posicionar na guia desejada para realizar a aprovação.
Ao “Aprovar” a proposta através da análise secundária escolhida, o sistema tornará a análise escolhida como sendo a principal e excluirá as demais análises do sistema tornando-a como parte integrante da proposta.
Ao aprovar a proposta, o sistema apresenta uma tela de comparação entre os valores da tabela e os valores da proposta para que o analista possa avaliar as diferenças entre elas.
Prazo mínimo em dias: Diferença de dias entre a data do primeiro vencimento e a data da proposta.
Sinal: Percentual mínimo de aceitação da 1ª parcela de sinal.
Soma no Ato: Soma de todas as parcelas de sinal / ato.
Até as Chaves: Parcelas que vencem até o mês anterior a data de entrega e a parcela mensal que vence no mês da data de entrega.
Chaves: Parcela Intermediária/Conclusão com tipo de receita Carteira que vence no mês da data de entrega da obra.
Pós-Chaves: Parcelas que vencem um mês após a data de entrega da obra e parcelas de Financiamento e FGTS.
Perda PV: Indica o máximo de perda em valor ou percentual de PV.
Ao clicar na "?" verde, o sistema apresenta uma mensagem mostrando qual análise foi utilizada para o cálculo.
Perda Valor Atual: Indica o máximo de perda em valor ou percentual de valor atual.
Perda Valor Futuro: Indica o máximo de perda em valor ou percentual de valor futuro.
Comissão: Indica o máximo em valor ou percentual de comissão.
O parâmetro "Desconsidera Prêmio no Máximo da Comissão", tem função de utilização no limite de comissão na rotina de aprovação da Proposta. Como padrão este campo virá desmarcado, considerando o prêmio.Caso queira desconsiderar o prêmio, o parâmetro deverá ser marcado.
Fluxo Mensal: Indica o fluxo mínimo para pagamento, dependendo da periodicidade escolhida.
Pró-Soluto: Indica o máximo em valor ou percentual de Pró-soluto.
Margem de Rentabilidade: Indica o percentual mínimo de rentabilidade da unidade.
Idade Máxima de Financiamento: Indica a idade máxima para financiamento.
A proposta somente poderá ser aprovada, caso os limitadores estejam extrapolados, se o parâmetro definido no global estiver selecionado, caso contrário, o botão “sim” estará desabilitado não possibilitando aprovação da proposta.Caso a opção "Somente por usuários administradores" estiver marcado pode-se definir também quais os parâmetros participarão da aprovação por alçada.
Para que o cálculo de margem de rentabilidade seja feito corretamente, alguns campos devem estar preenchidos:
- Valor da proposta sem comissão.
- Área por M2.
- Custo por M2.
- Outros Custos.
- Valor M2.
- Participação da Construtora.
Para que a idade máxima de financiamento seja considerada, a data de nascimento do prospet deve estar preenchida.
O sistema fará uma verificação destes itens, primeiro na tabela de preços, se não tiver, fará a verificação no bloco. Caso ambos estejam zerados, o parâmetro não será considerado.
Log de recálculo efetuados na análise das propostas, as informações de receitas de Análises, Tabela Utilizada, Parâmetros da Filial e das séries, serão informados.
Minutas
Nesta tela são inseridas as minutas criadas no Modelo de minutas do Comercial.
Ao inserir ou editar um modelo de minuta, na tela de definição da máscara e demais informações, terá um campo onde se define o layout associado ao modelo em questão. Caso não seja definido um layout ao modelo, será utilizado o layout padrão do módulo.
Vale lembrar que o parâmetro “Permitir que permissões herdadas do pai sejam replicadas para os filhos?” são referente apenas ao controle de segurança.
Ao inserirmos uma minuta nos módulos Comercial, Carteira ou Empreiteiros, na tela de seleção do modelo que deseja-se utilizar,existe a coluna para indicar o layout associado (o layout pode ser criado nos parâmetros do Global no caminho Banco de Cláusulas / Forma de Operação / Layouts).
No modo “Dinâmico”, na tela onde o usuário tem a opção de escolher na hora o modelo que deseja utilizar, na guia “Modelos” localizado na parte inferior da tela, é possível selecionar qual o layout a ser utilizado independente se é o modelo que será utilizado no momento da impressão, por exemplo, se eu escolhi para o texto o modelo 1, mas quiser utilizar o layout associado ao modelo 2, basta para isso, arrastar o modelo 1 para o corpo da minuta e selecionar o modelo 2 na guia “Modelos”, com isto o sistema entenderá que quero utilizar o texto já inserido do modelo 1 utilizando-se do layout cadastrado no modelo 2. Caso opte por não utilizar nenhum modelo, basta selecionar um que não tenha layout associado.
A opção Alterar 'Texto da Minuta' é utilizada apenas para trabalhar os espaçamentos do texto, para efetuar a alteração da minuta, deve ser utilizada a opção 'Alterar Dados da Minuta'.
Na inserção e exclusão de minutas, o sistema gera uma ocorrência identificando a ação e o responsável pela ação. Estas ocorrências poderão ser visualizadas na tela de Propostas, botão Ocorrências, guia Ocorrências Prospects.
Se optarmos pela impressão da minuta, o sistema automaticamente, salvará a minuta que foi impressa.