Impressão do RPS

O processo de Impressão do RPS da NFS-e consiste na visualização e impressão do Recibo Provisório de Serviço.

Nos parâmetros da NFS-e, aba Impressão RPS é necessário informar os campos: Formato RPS, Nome do Município, Nome da Secretaria do Município e Logotipo do Município.


Independente do filtro utilizado, o sistema não apresenta as notas fiscais com a situação Aguardando Gerar Lote.


Filtro da Impressão por Usuário do Tipo de Documento


Este recurso tem o objetivo de apresentar apenas as notas fiscais cujo Tipo de Documento possua o usuário informado (Módulo Distribuição/Opções/Cadastro/Tipo de Documento, aba Usuários).
Dessa forma, quando o usuário filtrar as notas fiscais, serão listadas apenas as notas fiscais que tiver o usuário configurado.
Para que esse filtro seja realizado é necessário marcar a opção Filtro da Impressão por Usuário do Tipo de Documento, nos parâmetros da NFS-e, em Configurações/Parâmetros/NFS-e, aba Impressão RPS.


Visualizar Impressão


Ao selecionar as NFS-e’s e clicar no botão Visualizar será exibida a visualização de impressão (uma visualização por nota fiscal), mas somente após fechar a tela de visualização e responder Sim ao diálogo "Deseja imprimir o RPS visualizado?", que o usuário poderá realizar a impressão da nota fiscal visualizada. 

Após a impressão ou após responder Não ao diálogo “Deseja imprimir o RPS visualizado?”, será exibida a visualização de impressão da próxima nota fiscal selecionada.


Impressão


Ao ser solicitada a impressão, por meio do botão Imprimir ou após a visualização de impressão, será apresentada a tela de “Configurações de Impressão”, apresentando o formato e a impressora definidos em Configurações/Parâmetros/NFS-e, aba Impressão RPS. 
No campo de impressora poderá ser selecionada outra impressora, e no campo de número de cópias o usuário poderá informar o número de cópias do RPS que deverão ser impressas de cada nota fiscal selecionada.


O texto de observação a ser impresso no RPS, refere-se as mesmas observações da nota fiscal de serviço do tipo "Impr. Obs NF" e “Nota Fiscal”.


Imprimir Formatos do Tipo de Documento da Nota Fiscal


O recurso de Imprimir formatos do Tipo de Documento da Nota Fiscal é executado após a impressão do RPS.

Este recurso pode ser habilitado ou desabilitado em Configurações/Parâmetros/NFS-e, aba Impressão RPS pela opção Imprimir Formatos do Tipo de Documento da Nota Fiscal.


Os formatos cadastrados no Tipo de Documento que estejam classificados como “Impresso NF-e” ou com o tipo de impressão “Não Imprime”, não são impressos por este recurso.


Apresentação de Erros


Quando ocorrer algum erro no momento da impressão do RPS ou de qualquer outro formato vinculado, o sistema não parará todo o processo de impressão e nem exibirá qualquer tela de aviso. A mensagem de erro da exceção ocorrida será apresentada logo abaixo do registro referente à NFS-e na grade de informações, conforme exemplo na imagem a seguir:


Exemplo Apresentação de Erro