Aplicações Financeiras

Resgate


O resgate de uma aplicação financeira é o retorno de um determinado valor aplicado, total ou parcial, para a conta bancária .
O movimento de resgate contém o valor solicitado da aplicação, mais um valor proporcional do rendimento gerado até a data do resgate, com dedução de IOF e IR.


Exemplificação


Abaixo serão demonstradas tabelas para exemplificar um resgate parcial e como é realizado o cálculo.
É importante ressaltar que o cálculo demonstrado a seguir é o modo o qual o módulo de aplicações financeiras processa a aplicação, e pode não atender todos os tipos de investimentos.

No cenário de exemplo, será utilizada uma aplicação no valor de 10.000,00, com um rendimento acumulado de 200,00 na data do resgate.

Total AplicadoRendimento AcumuladoTotal
10.000,00200,0010.200,00


Total Aplicado é o valor inicial da aplicação, enquanto o Rendimento Acumulado é a soma de todo o rendimento gerado desde o início da aplicação.
Para o processo de resgate, ambos são tratados separadamente conforme o exemplo a seguir, e após o resgate, recebem deduções relacionadas ao resgate e impostos.

A tabela abaixo demonstra um exemplo de extrato que contêm os valores relacionados a um resgate.


Valor SolicitadoRendimento de ResgateValor Bruto de ResgateIOFIRValor Líquido de Resgate
1.000,0020,001020,000,604,401015,00


Valor Solicitado:  Valor do resgate solicitado ao banco. Este valor não é o valor líquido retornado à conta bancária, pois será acrescido com uma parcela do rendimento.

Rendimento de Resgate: Valor proporcional ao rendimento equivalente ao resgate, ele é calculado a partir do percentual do resgate em relação à aplicação, conforme exemplificado na tabela abaixo.


TotalResgatePercentual %
Aplicação10.000,001.000,0010 %
Rendimento200,0020,0010 %


No exemplo acima, o rendimento de resgate de 20,00 foi calculado através de 10% sobre o rendimento acumulado, e este percentual foi calculado a partir da proporção entre o resgate e o total da aplicação.

Valor Bruto de Resgate: É a soma entre o valor solicitado e o rendimento de resgate. Também é o valor que será deduzido da aplicação e rendimento, independente se o destino for a conta bancária ou retenção de imposto.

IOF: Valor retido de IOF, retido do rendimento de resgate. No exemplo acima, foi retido 3% de IOF dos 20,00 do rendimento de resgate, totalizando 0,60.

IR: Valor retido de IR, retido do rendimento de resgate após dedução de IOF. No exemplo acima, foi retido 22,5% de IR dos 19,40 do rendimento de resgate deduzido de IOF, totalizando aproximadamente 4,40.

Valor Líquido de Resgate: Valor de resgate recebido pela conta bancária, sendo o valor bruto de resgate com deduções de impostos.


No final, os totais da aplicação são os seguintes:


Total AplicadoRendimento AcumuladoTotal
9.000,00180,009.180,00


Estes valores resultantes serão utilizados para futuros rendimentos e resgates.
É importante ressaltar que ao lançar o resgate no módulo de aplicação financeira, o valor a ser resgatado será o valor solicitado ao banco, enquanto o módulo de aplicação financeira irá calcular o rendimento de resgate, impostos e consequentemente o valor líquido.


Lançamento


Para realizar um lançamento de resgate, acessar a aplicação financeira (Menu Opções > Movimentação > Aplicação Financeira > Aplicações Financeiras), selecionar a aplicação e clicar no botão Resgatar.

Selecionar o tipo de resgate, seja Total ou Parcial, e preencher a data de resgate. Após o preenchimento da data, o sistema automaticamente irá calcular o valor do rendimento de resgate, IOF e IR tomando como base o valor total da aplicação e rendimento.



Caso o resgate seja Parcial, o Valor Solicitado de resgate ao banco deverá ser informado no campo Valor Resgate e o sistema irá calcular o resgate a partir de tal valor. Importante ressaltar que o valor a ser digitado não é o Valor Líquido do extrato, e sim o Valor Solicitado ao banco.