Configurações Iniciais

Antes de iniciar as configurações do Office Banking, verificar se a agência desse agente está cadastrada no sistema, em cadastros de Bancos/Agências e configurar a conta, informando o banco, agência e conta no cadastro do agente Conta Financeira e verificar se a conta pode receber movimentação da filial na qual o Contrato será cadastrado, aba Organizações do cadastro da Conta Financeira.

Todas as parametrizações descritas a seguir pressupõem que o formato de Office Banking e as configurações para o Banco já foram devidamente implantados no sistema. O desenvolvimento do formato de layout e as configurações do Banco serão abordados no tópico Gerador de Formatos e Configurações de Office Banking.


Configurações iniciais no Módulo Financeiro


No módulo Financeiro, é necessário fazer o cadastro do Tipo de Cobrança, que será utilizado para indicar se um determinado documento de Contas a Receber está em cobrança bancária ou em carteira. Essa configuração é acessada através do menu Cadastros/Tipo de Cobrança.

Através do menu Cadastros/Situação de Cobrança, deve-se fazer o cadastro das Situações de Cobrança, que serão utilizadas para indicar o status de cobrança do documento. Esse status é atualizado no momento em que é processado um arquivo de retorno de cobrança.

Através do menu Cadastros/Formas de Pagamento, deve-se fazer o cadastro das Formas de Pagamento, que serão utilizadas para indicar a forma pela qual o documento será pago.

Para efetuar o agendamento de pagamentos, o sistema exige que seja utilizado um Tipo de Documento de natureza “crédito” e que esteja configurado como “Pagamento Eletrônico”.


Configurações dos Parâmetros do Financeiro (Módulo Global)


Nos Parâmetros do Financeiro (módulo Global, menu Configuração/Parâmetros/Financeiro), devem ser preenchidas as configurações da pasta Office Banking.


Formas de Cobrança 


Nesta tela é possível fazer o cadastro das Formas de Cobrança,  que consolidam as informações do Tipo de Cobrança, Forma de Pagamento, Contrato de Cobrança e conta financeira para crédito. 

A Forma de Cobrança é utilizada para estabelecer o vínculo do documento de Contas a Receber com um Contrato. Assim, se no lançamento ou edição de um documento for definida uma Forma de Cobrança, no momento da gravação do documento o sistema poderá gerar os dados de cobrança automaticamente (Nosso Número, Código de Barras, Linha Digitável), e também inserir esse documento em uma remessa e lote. 

Na Forma de Cobrança também é possível configurar o número de dias do Float Bancário, que irá afetar a data de vencimento do Movimento Financeiro de liquidação do documento.


 A geração dos dados de cobrança como Nosso Número, Código de Barras e Linha Digitável, bem como a criação de remessa e lote de cobrança automática, irão depender das configurações definidas no cadastro do Contrato de Cobrança. Acesse o wizard do Office Banking, selecione a conta, Operação Envio de Arquivo e a Modalidade Cobrança, na tela seguinte, edite o Contrato, aba Carteira. 


 É necessário cadastrar uma Forma de Cobrança para cada conta financeira vinculada ao Contrato de cobrança. As Formas de Cobrança também poderão ser utilizadas em fórmulas do Gerador de Formatos. Por exemplo, pode-se criar uma Forma de Cobrança para cada código de carteira que será utilizada com o Contrato, e no Gerador de Formatos, criar uma fórmula que retorne o código de carteira correspondente para cada Forma de Cobrança.


Cadastro de Bancos e Agências (Módulo Global)


No cadastro de Bancos e Agências pode-se definir uma extensão padrão para os arquivos de retorno bancários. Quando é feita essa configuração, na tela de seleção de arquivo do processamento de retorno, o sistema irá exibir somente os arquivos que possuam a extensão que foi especificada.


Configurações do Contrato de Cobrança/Pagamento/Débito em Conta


Os Contratos de Cobrança, Pagamento e Débito em Conta são cadastrados e editados através do Wizard do Office Banking. O primeiro passo é selecionar a conta financeira que possui o convênio com o Banco. 

Em seguida, deve-se selecionar a operação “Envio de arquivo”, e uma das modalidades “Cobrança Bancária”, “Pagamento Eletrônico” ou “Débito em Conta”, dependendo do tipo do Contrato que será cadastrado ou editado .


 As contas financeiras que são exibidas no Wizard são aquelas que possuem o código do Banco, agência e conta corrente devidamente informados. Estas informações devem ser preenchidas na pasta Conta Financeira do cadastro de agentes.


Contrato de Cobrança


Nessa tela é possível consultar, editar, incluir ou excluir um Contrato de Cobrança.

 Para a cobrança bancária é permitido cadastrar somente um Contrato para cada conta. As variações de carteira podem ser tratadas através das Formas de Cobrança e fórmulas no Gerador de Formatos, eliminando a necessidade de se cadastrar Contratos adicionais para a conta financeira.


Contrato de Pagamento


Nessa tela é possível consultar, editar, incluir ou excluir um Contrato de Pagamento.


Contrato de Débito em Conta


Nessa tela é possível consultar, editar, incluir ou excluir um Contrato de Débito em Conta.