Procedimentos para envio de Cobrança por Office Banking

Gerando remessas de cobrança pelo método automático


O sistema irá gerar remessas de cobrança automáticas para todos os documentos de Contas a Receber que possuam Forma de Cobrança bancária, exceto para Contratos configurados como “Carteira não Registrada” e “Emissão pela empresa”, e também para Contratos que estejam com a opção “Gera Remessa Automaticamente” desmarcada.

O sistema também irá gerar remessas automáticas de prorrogação de vencimento sempre que for postergada a data de prorrogado de um documento de Contas a Receber que possua Forma de Cobrança bancária, e o Contrato esteja com a opção “Gera Remessa Automaticamente” marcada.

 O sistema permite a exclusão, através do Wizard do Office Banking, de remessas e lotes que foram gerados automaticamente. Também é possível editar o lote de cobrança e remover documentos. Entretanto, não é possível adicionar documentos a um lote automático. Se for necessário incluir documentos, pode-se gerar um lote manual e adicionar o(s) documento(s) a esse novo lote.


Gerando remessas de cobrança pelo método manual


Através do Wizard do Office Banking, o sistema permite que sejam criadas remessas manuais de cobrança. Para cada remessa, é possível criar um ou mais lotes e adicionar documentos de Contas a Receber a esses lotes. 

Na tela de lotes, quando acionado o botão Remessa, o sistema irá exibir uma outra tela solicitando que o usuário especifique o tipo do lote (envio de cobrança ou envio de títulos para protesto). Se for acionado o botão Baixa, o sistema irá exibir uma outra tela solicitando que o usuário especifique o tipo do lote (cancelamento de cobrança ou cancelamento de protesto).


 Os lotes manuais podem ser editados, sendo permitida e inclusão ou exclusão de documentos. Também é possível excluir todo o lote (removendo todos os documentos pertencentes ao lote).


Ao adicionar documentos a um lote (cobrança, protesto ou cancelamento), o sistema irá exibir uma tela para a localização dos títulos. A localização dos documentos irá depender dos seguintes critérios:

CobrançaSomente documentos que ainda não estejam em cobrança, sem vínculo com Contrato, ou documentos que estejam vinculados ao mesmo Contrato a que pertence o lote, mas que estejam com status normal, e que possuam saldo em aberto.
Cancelamento de cobrançaSomente documentos que estejam vinculados ao mesmo Contrato que o lote e que tenham sido enviados ao Banco previamente. Devem possuir saldo em aberto.
ProtestoSomente documentos que tenham sido previamente enviados ao Banco para cobrança, mas ainda não estejam em protesto e que se encontrem vencidos. Devem possuir saldo em aberto.
Cancelamento de protestoSomente documentos que tenham sido previamente enviados para protesto, e que estejam vinculados ao mesmo Contrato que o lote, e que possuam status de protesto.


Finalizando o processo (Remessa Automática ou Manual)


Após a tela de lotes, o sistema apresenta um resumo da remessa de cobrança e, em seguida, uma pré-visualização do arquivo de remessa. Com o mouse, pode-se selecionar o conteúdo do arquivo, e o sistema irá exibir a descrição do campo, posições de início e fim, tamanho do campo, e máscara de formatação, de acordo com as configurações do Formato (arquivo fmt) que está sendo usado pelo Contrato para montar o arquivo.

Na última tela do processo é solicitado ao usuário que informe o caminho e nome para o arquivo de remessa que será gerado. 


 Quando o arquivo de remessa é gravado, o sistema considera a remessa como transmitida ao Banco, e o status dos documentos envolvidos é atualizado para indicar essa situação. Nesse caso, algumas informações do documento não poderão ser alteradas para garantir a integridade dos dados. Dessa forma, é aconselhável que as remessas automáticas sejam finalizadas somente no momento em que serão realmente transmitidas ao Banco. Também é recomendável que as remessas geradas manualmente sejam criadas somente no momento em que serão de fato transmitidas.