Fluxo Personalizado

O Fluxo Personalizado proporciona uma maneira prática e dinâmica de visualizar os fluxos da Fase I do Painel Gerencial. Neste Fluxo, por meio de parâmetros, poderão ser definidos como as informações deverão ser apresentadas na tela:





Os parâmetros são os seguintes:

Cenário: Parâmetro para a escolha do cenário que deverá ser considerado no fluxo. Pode-se digitar o código do cenário diretamente no campo ou escolher o cenário em uma lista. Após a escolha do cenário, os parâmetros de período e Níveis já serão pré definidos. Como padrão, o período será o mesmo informado para o cenário, podendo ser alterado. Mas deve ser respeitado o período do cenário, não sendo permitido informar datas que não estejam dentro do período do cenário.

Os níveis de Projeto, Centro de Custo, Classe Financeira e Classe Gerencial trará como padrão o nível máximo possível de cada item dentro do cenário, podendo ser alterado conforme necessidade.

Visualizar Fluxo: Parâmetro para escolha dos fluxos que deverão compor o fluxo personalizado. Pode ser escolhido um ou os dois fluxos. Caso o cenário não possua fluxo realizado gerado, o parâmetro Realizado ficará indisponível para escolha. Já o parâmetro Previsto ficará sempre disponível.

Mostrar valores de: Neste parâmetro, será definido quais valores serão mostrados no fluxo personalizado. As opções são Entradas (recebimentos), Saídas (pagamentos) e Saldo bancário e Saldos bancário por projeto.

Período: É composto por data inicial, data final e agrupamento do período. A data inicial e data final, como já visto, devem obedecer o período do cenário escolhido.

Agrupamento do período: É a forma com que os valores serão agrupados e apresentados no tempo. Pode ser: Diário, Semanal, Quinzenal, Mensal, Trimestral, Semestral e Anual, sendo que, para a opção Diário, o período será preenchido como padrão 3 (três) meses a partir da data inicial, podendo chegar a um período de no máximo 6 (seis) meses .

Agrupar por: Nesse parâmetro deverá ser definido como deverão vir agrupadas as informações no fluxo. O fluxo poderá ser agrupado por: Projeto, Centro de Custo, Classe Gerencial, Classe Financeira e Filial, podendo ser definida qualquer ordem de agrupamento. Pode-se também escolher uma ou várias opções.

A escolha funcionará após o primeiro agrupamento, o segundo será disponibilizado, e assim sucessivamente. Se não quiser definir mais de um agrupamento basta deixar a opção em branco, mas é necessário que pelo menos o primeiro agrupamento seja definido.

Mostrar Nível Sintético do último Agrupamento: O nível sintético será exibido somente se for o máximo permitido.

Níveis: Parâmetro para agrupamento dos níveis de Projeto, Centro de Custo, Classe Gerencial e Classe Financeira que deverão ser considerados na visualização do fluxo. Os níveis estarão como padrão no nível máximo possível, não sendo permitido escolher um nível maior que o máximo e menor que o mínimo, que será 1. Caso o nível seja 0 isso que dizer que não foi encontrado fluxo relacionado ao item.

Após a escolha de todos os parâmetros clicar em “Gerar Fluxo” para iniciar o processo de geração do fluxo personalizado. O tempo de geração do fluxo dependerá da quantidade de informações requeridas. O fator que mais poderá influenciar no tempo de geração do fluxo é o agrupamento dos níveis, sendo que se for mantido o máximo dos níveis o tempo de geração será menor do que se for escolhido o mínimo.


Coluna “Variação”: Esta coluna traz a diferença entre o valor Previsto e o valor Realizado para o período.

Coluna “Percentual”: Esta coluna traz o percentual que ainda resta a ser “Realizado” em relação ao valor “Previsto” para o período.

Zoom: Permite a visualização dos movimentos que compõem um determinado valor do fluxo. Será exibido uma nova planilha com a visualização da movimentação que compõe o valor selecionado no fluxo operacional. Para ocultar a planilha basta desativar.

Agrupamentos: Exibe a caixa de agrupamento da planilha e permite que o mesmo seja alterado conforme desejado. Para isto basta arrastar a coluna que deseja para dentro da planilha.

Exportação: Permite exportar o fluxo para diferentes tipos de formatos na forma como está. Os formatos existentes são: HTML, XML, Text e XLS.

Excel: Serve para exportar o fluxo para o Excel em formato de relatório.

1ª Coluna Fixa: Serve para fixar a 1ª coluna da planilha sendo possível navegar no fluxo sempre visualizando a descrição.


Saldo Bancário





Os valores de Saldo bancário serão demonstrados em uma outra planilha, logo abaixo do fluxo principal. Ao selecionar a opção de Saldo bancário, será mostrada uma tela onde, após gerado o fluxo, será apresentado os valores de saldo financeiro. Essa tela pode ser exibida ou ocultada, antes e depois da geração do fluxo, bastando selecionar ou não a opção de Saldo bancário. Mas para que as informações de saldo bancário sejam carregadas é necessário que esta opção esteja selecionada na geração do fluxo. Caso contrário a planilha ficará vazia.


Saldo Bancário por Projeto


Este parâmetro possibilita que o Saldo bancário seja exibido agrupado por Projeto, ou seja, será exibido o saldo bancário individualmente.

Para que seja possível agrupar o Saldo bancário por Projeto, obrigatoriamente deverá ser selecionado “Projeto” como um dos agrupamentos do Fluxo Personalizado. Caso não seja selecionado como um dos agrupamentos, o saldo bancário será exibido sem agrupamento por projeto, ou seja, será exibido o saldo consolidado, sem distinção.

Ao selecionar a opção “Saldo bancário por Projeto” será exibida uma linha com o saldo de cada um dos projetos que compõe o Cenário. O saldo do projeto será composto da seguinte maneira:

Saldo Inicial das Contas Financeiras participantes do cenário. O saldo inicial será composto pela soma de todas as movimentações financeiras realizadas até a data do saldo definida no cenário. Serão consideradas somente as movimentações associadas ao projeto em questão, as movimentações de uma mesma conta financeira, mas de projetos diferentes não são computadas para a composição do saldo inicial do projeto.

Evolução periódica (diária, semanal, mensal, etc.) do saldo Previsto e Realizado de acordo com os valores do Fluxo Personalizado. Os valores do saldo no período são compostos acumulando-se o saldo inicial do Projeto aos valores do projeto em questão no Fluxo Personalizado, resultando na evolução do Saldo bancário no período selecionado.

Os valores do Saldo Bancário (sem agrupar por Projeto) e do Saldo Bancário por Projeto podem diferir um do outro em um mesmo Cenário. Isto decorre do fato de o Saldo Bancário sem projeto computar todos os lançamentos das Contas Financeiras sem diferenciar os Projetos associados aos lançamentos, já o Saldo Bancário por Projeto computa somente os lançamentos de Projetos que fazem parte do Cenário. Por exemplo, uma Conta Financeira pode possuir lançamentos associados a Projetos que não fazem parte do Cenário, ao selecionar o Saldo Bancário sem Projeto, estas movimentações são computadas para a composição do Saldo inicial.