Fluxo Disponibilidade

O Fluxo de Disponibilidades consiste em um fluxo de caixa de curto prazo para uma ou mais contas financeiras. 

Com ele será possível acompanhar e prever a evolução dos saldos previstos futuros de cada conta financeira de forma individual, tendo como base o saldo atual da conta financeira e os títulos com vencimento futuro diretamente vinculados a ela. 

Com o Fluxo de disponibilidades também será possível realizar simulações do saldo futuro de cada conta financeira através da seleção de forma individual de quais títulos serão pagos ou não na data de vencimento, simulação de valores bloqueados e cheques pré-datados emitidos e não compensados, além de simular transferências entre contas financeiras. 

Pode-se criar vários cenários de Fluxo de Disponibilidades cada um utilizando um conjunto de contas financeiras, além de poder simular vários cenários mediante o uso de origens de dados e fórmulas de cálculo.

Para se criar um Fluxo de Disponibilidades, deve-se inicialmente criar um Cenário de Disponibilidades, onde serão definidos os parâmetros básicos do cenário como data de inicio e contas financeiras vinculadas e quais os conjuntos de dados serão considerados no fluxo. 


Origens de dados para Fluxo de Disponibilidades


Para compor os valores previstos do Fluxo de Disponibilidades há um conjunto pré-determinado de dados que constituem as variáveis que são vinculadas aos cenários.

As origens de dados pré-determinadas que podem ser utilizadas são as seguintes: 

Saldo Inicial do Dia:
 Traz o saldo da conta financeira no inicio do primeiro dia do Fluxo de Disponibilidades de acordo com o “Critério para saldo” definido no cadastro de cenários. 

Faturas a Pagar:
 Traz o valor de Contas a Pagar que estejam vinculados a conta financeira. Serão considerados somente os títulos de Contas a Pagar que estejam vinculados a uma conta financeira, títulos sem vinculação a uma conta financeira não serão consideradas no Fluxo de Disponibilidades. 

Faturas a Receber: Traz o valor de Contas a Receber que estejam vinculados a conta financeira. Serão considerados somente os títulos de Contas a Receber que estejam vinculados a uma conta financeira, títulos sem vinculação a uma conta financeira não serão consideradas no Fluxo de Disponibilidades. 


Adicionalmente foi criado um parâmetro no módulo Financeiro, onde se pode definir a conta financeira padrão de cada filial, se este parâmetro estiver definido, o Fluxo de Disponibilidades considerará os títulos sem vinculação de conta financeira na conta padrão da filial.


Títulos Vencidos Contas a Pagar: Traz os títulos do Contas a Pagar vinculados a conta financeira, cujo vencimento seja anterior a data base do cenário e que não tenham sido baixadas. 

Carteira de Recebíveis:
 Traz os títulos a vencer da Carteira de Recebíveis que estejam vinculados a um contrato de cobrança bancária. 

Pagamentos Eletrônicos Agendado:
 Traz os valores dos títulos com pagamento eletrônico agendado para pagamento em datas anteriores a data base do cenário que ainda não tenham sido baixados via processamento do aquivo de retorno do HBK ou baixa manual. 

Limite da Conta: Traz o limite de crédito da conta financeira informado no cadastro de contas financeiras. 

Limite Disponível: Traz o limite de crédito disponível da conta financeira calculado diariamente de acordo com o saldo de abertura da conta financeira. O Limite Disponível é recomposto diariamente de acordo com as entradas e saídas prevista. 

Saldo Contas de Aplicação: Retorna o saldo das contas de Aplicação de Recursos e Conta Garantida que possuam o mesmo número de Agência e Conta Correte da Conta de Movimento Principal, ou seja, para que seja apresentado um valor de Contas de Aplicação a contas financeiras deverão possuir o mesmo número de Agência e Conta Corrente, caso as contas possuam números de Agência e Conta diferentes, os saldos da conta aplicação não serão considerados como saldo de Contas Aplicação, podendo ser considerados como uma conta corrente normal.

Cheques Pré-datados:
 Permite informar os cheques pré-datados emitidos e que ainda não tenham sido compensados, com possibilidade de comprometer ou não o saldo disponível da conta financeira até a data prevista para compensação do cheque. 

Valores Bloqueados: Permite informar os valores recebidos em conta financeira, mas que por algum motivo qualquer estão bloqueados para uso, como por exemplo, depósitos de cheques não compensados e liberados, com possibilidade de comprometer ou não o saldo disponível da conta financeira até a data prevista para liberação do valor bloqueado. 


As origens de Cheque Pré-Datado e Valores Bloqueados não buscam dados dos valores bloqueados no Mega, todos os valores devem ser digitados manualmente para simular o comprometimento ou não, dos saldos disponíveis.


Transferências: Permite simular a realização de transferências de recursos entre as contas financeiras vinculadas ao cenário, as transferências realizadas a partir desta funcionalidade são somente para efeito de simulação, não realizando qualquer operação de transferência nos outros módulos do Mega. 

Variáveis Dinâmicas: São variáveis cujo valor é calculado através de fórmulas personalizáveis, tendo como base as demais variáveis vinculadas as cenários. 


Cadastro de Cenários


No cenário são definidas as datas de início e fim do Fluxo de caixa, as contas financeiras participantes do fluxo, bem como quais as variáveis deverão ser apresentadas no Fluxo de Disponibilidades. 


Ao criar um cenário de Fluxo de Disponibilidades se deve informar os seguinte itens: 

1. Descrição: Um nome para o Cenário.
2. Data Base: Data de início do Fluxo de Disponibilidades. Data do saldo inicial das contas financeiras, ou seja, será considerado o saldo inicial na data base para compor os valores de cada conta financeira. 
3. Duração(Dias): Deve-se informar a duração em dias do fluxo de caixa, ou seja, por quantos dias será calculada a previsão do fluxo de caixa. Devido ao Fluxo de Disponibilidades ser voltado ao acompanhamento do fluxo de caixa de curto prazo, recomenda-se não utilizar períodos muito grandes, acima de 30 dias, sob risco de deixar o processo do Fluxo de Caixa lento. 
4. Dias Úteis: Quando marcado apresentará o fluxo de disponibilidade demonstrando apenas os dias úteis no fluxo, ou seja, desconsiderando sábados, domingos e feriados.
Caso existam movimentações bancárias nos dias não úteis, o processo acumulará os valores destes movimentos no próximo dia útil e os movimentos estarão disponíveis para visualização nos detalhes das informações da variável.


 Quando o cenário do fluxo de disponibilidade estiver com o parâmetro “Dias Úteis?” marcado, não será possível realizar movimentações de transferências nos dias não úteis, uma vez que os mesmos não serão demonstrados no fluxo.

5. Dias corridos: É possível informar a quantidade de dias corridos exibidos na planilha.
6. Controle do agrupamento de dias corridos: É possível agrupar parte do período do fluxo em mensal ou semanal, facilitando assim a compreensão e acompanhamento do fluxo de caixa.
7. Considerar Pagamento em Aberto: Indica se devem ser considerados no fluxo, pagamentos agendados porém ainda não baixados. 
8. Cenário Fluxos: Cenário de Fluxo de Caixa Previsto do Painel Gerencial de onde serão buscadas as previsões de contas a pagar, contas a receber utilizados para calcular o fluxo de Disponibilidades futuro. 


O Fluxo de Disponibilidades considera somente os títulos do Fluxo de Caixa Previsto, respeitando a parametrização de datas e filtros do cenário. Por considerar somente os títulos que estejam presentes no Cenário do Fluxo Previsto, um novo título lançando no módulo Financeiro somente será considerado no Fluxo de Disponibilidades após a atualização do Datawarehouse do Painel Gerencial e a atualização do cenário do Fluxo Previsto.


9. Critério para Saldo: Indica qual o critério de saldo será utilizado para trazer o saldo inicial das contas financeiras. 
10. Atualização automática: Permite definir que ao abrir o fluxo, os valores sejam atualizados automaticamente. 
11. Responsável: Indica o usuário responsável pelo cenário, ou seja, usuário que criou o cenário. 




Aba Contas Financeiras:
 permite selecionar quais Contas Financeiras serão mostradas no Fluxo de Disponibilidades:





Aba Variáveis: Permite selecionar quais informações serão mostradas no Fluxo de Disponibilidades. 

As variáveis “Saldo Inicial do Dia” e “Saldo Final do Dia” são obrigatórias em todos os cenários, as demais variáveis são opcionais, ficando a critério do utilizador definir quais variáveis devem ser consideradas no Fluxo de Disponibilidades.

Cada uma das variáveis vinculadas ao cenário também possui uma opção que define se será visível no Fluxo de Disponibilidades. Esta opção é útil para a criação de variáveis intermediárias, que são utilizadas como base de cálculo de outras variáveis, mas que não tem necessidade de serem apresentadas no resultado final por apresentarem resultados intermediários, simplificando desta forma as fórmulas e o Fluxo de Disponibilidades Final.

A ordem em que as variáveis são apresentadas na tela de vinculação interfere na ordem em que as do tipo FORMULA são processadas. A ordem em que as variáveis do tipo FORMULA são processadas é muito importante quando temos variáveis com fórmulas que utilizem outras variáveis do tipo FORMULA, pois uma variável utilizada em outra deverá ser processada antes da próxima utilizar o resultado da inicial. 





Aba Usuários:
 Permite definir as permissões aos usuários quanto a visualização ou edição do Fluxo de disponibilidades. O cenário e o fluxo de disponibilidades são permitidos “editar e visualizar” ou somente “visualizar”. 

Edição: 

  • Não poderá alterar nenhum valor no fluxo;
  • Permite mostrar os detalhes dos valores, mas sem permissão para alterar;
  • Não permite replanejar o fluxo pelo menu “Replanejar”.


Alteração: 

  • Não permite abrir o fluxo de caixa.


Fluxo de Caixa




O Fluxo de caixa previsto será apresentado inicialmente em branco, sendo necessário realizar o replanejamento, clicando no botão Replanejar Fluxo (1) para que os valores sejam mostrados no Fluxo de caixa. Este cadastro está disponível em: Fluxo de Disponibilidades > Outros > Fluxo de Caixa.

A atualização da data base é realizada conforme o parâmetro atualização automática.


Caso a variável estiver definida para permitir edição, será possível alterar os valores individuais de cada conta financeira diretamente no fluxo de caixa, com os saldos e valores dos dias seguintes sendo atualizados automaticamente de acordo com os valores digitados. Ao digitar um valor diretamente no fluxo de caixa, este valor irá prevalecer em relação aos valores originais da variável. 
Adicionalmente são permitidas algumas ações especiais para algumas variáveis, como por exemplo, selecionar individualmente quais os títulos de contas a pagar devem ser considerados no fluxo de caixa, realizar simulações de transferências, etc. Estão disponíveis ações especiais para as seguinte variáveis:

2. Tipo Fluxo: Permite alterar a disponibilidade da informação de Conta Financeira no fluxo. Com isso  é possível criar um novo agrupamento para a visualização do Fluxo de Disponibilidades visualizando a Conta Financeira em linhas e o Período em colunas (Vertical).
Esta parametrização de visualização também ficará salva com as configurações de usuário, permitindo que ao selecionar determinada visualização, a mesma fique disponível como padrão para o usuário.





Visão Conta Financeira X Período: Nesta visualização os dias corridos e os agrupamentos serão apresentados como colunas.

Visão Período X Conta Financeira: Nesta visão do fluxo, os dias corridos e os agrupamentos serão apresentados como registros.


Títulos do Contas a Pagar, Receber e Carteira de Recebíveis 




Para visualizar os detalhes das informações agrupadas é necessário selecionar um dia corrente, clicar no menu Detalhes e selecionar o parâmetro Apresentar todas as Datas.

Ao clicar no botão de edição de uma determinada data, apresentará a tela que detalha individualmente os títulos que compõe o valor total do dia selecionado. Na tela de detalhamento será possível selecionar quais títulos serão considerados ou não no fluxo de caixa.


Títulos com Pagamentos Agendados

Acesse o processo “Fluxo de Disponibilidade”, selecione um cenário que possua a variável “Pagamentos Eletrônicos Agendados” e pressione o botão Outros para selecionar  a opção Fluxo de Caixa:



Selecione a variável e em seguida clique no botão “Detalhes” no menu lateral direito. Será apresentado os detalhes dos valores demonstrados no fluxo conforme imagem a seguir:





A visualização a partir do fluxo de disponibilidade facilita a operação de conferência dos títulos agendados junto ao site do banco. 

Títulos vencidos do Contas a Pagar 



Apresenta os títulos vencidos em aberto na data base do cenário. Inicialmente os títulos vencidos serão mostrados agrupados no primeiro dia do fluxo de caixa. 

A edição dos títulos vencidos, possibilita a seleção de cada títulos para considerar no fluxo de caixa, desta forma somente os que forem selecionados são considerados na composição do saldo da conta financeira. O reescalonamento dos títulos vencidos considera uma nova data prevista para pagamento. Este reescalonamento dos títulos vencidos afeta somente no Fluxo de Disponibilidades, não realiza qualquer alteração nos títulos originais no módulo Financeiro. 
    
Desfazer Planejamento 

Ao clicar neste botão será exibida a mensagem: "A previsão de todos os títulos vencidos será ajustada para dd/mm/yyyy. Deseja Continuar?", onde dd/mm/yyyy é a data base do Fluxo de Disponibilidade.
Caso seja selecionado sim, o campo "Dt. Pagamento" será ajustado com a mesma data base do Fluxo de Disponibilidades.


Cheques em Compensação 

Simula o lançamento de cheques através do botão de edição de 'Cheques em Compensação'. Caso seja informada uma data efetiva de compensação, esta data será utilizada para mostrar o valor do cheque no fluxo de caixa, caso não haja data efetiva, será utilizada a data prevista, e caso não haja nem data efetiva e nem data prevista de compensação será utilizada a data do cheque.

Valores Bloqueados 

Simula os lançamentos de valores disponíveis em conta bancária, mas que estão bloqueados para utilização.
 
Os valores bloqueados cadastrados através desta tela serão mostrados no fluxo de caixa a partir da data de emissão informada na tela de cadastro de valores bloqueados até a data prevista de liberação. Mas caso seja informada uma data efetiva de liberação, passará a ser utilizada da data efetiva de liberação e não a data prevista. 

Transferências entre contas Financeiras 

Simula a realização de transferências entre contas financeiras, de modo a cobrir algum eventual saldo negativo em alguma conta e, também, permite efetivar as transferências entre contas financeiras, integrando ao Financeiro os movimentos de transferências entre contas da mesma filial.

Ao selecionar a variável de Transferência da conta financeira será exibido o menu Transferir Para.., em seguida, será mostrada a lista das filiais que possuem a mesma conta financeira selecionada, da mesma consolidadora. Selecionando a filial desejada, será exibida uma lista de todas as contas financeiras de destino que estiverem vinculadas a mesma filial:




Não será possível transferir valores entre consolidadoras. As transferências já existentes serão apresentadas, mas não serão permitido integrá-las com o financeiro.

Ao selecionar a filial de origem do movimento e a conta de destino, será exibida a tela de transferência entre contas. O usuário deverá informar o dia e valor. Pressionando o botão OK efetivará a simulação da transferência.



Integração Financeira dos Movimentos de Transferência

Para integrar os movimentos, acesse o menu Detalhes do Movimento e depois a tela de Valores de Transferências. Será possível selecionar um ou vários movimentos e, através dos botões na lateral direita, aprová-los e integrá-los. Também é possível desfazer a integração e colocá-los Em Estudo.



Nesta tela é possível visualizar as movimentações de transferências pendentes de aprovação, aprovadas, integradas e não integradas.

Com os movimentos aprovados selecionados, ao clicar no botão Integrar, será apresentada a tela para informar os parâmetros de integração que serão aplicados à todos os movimentos selecionados. 



Caso exista somente um Código de Ação e Tipo de Documento configurado, será carregado automaticamente nas configurações. O usuário poderá alterá-los e deverá informar Centro de Custo e Projeto.

As permissões de usuário, seguem as configurações de segurança parametrizadas.

Após informar os parâmetros e pressionar o botão OK será exibido o progresso da integração financeira com a possibilidade de visualizar os detalhes da integração.