Regras de Cobrança

No Mega Empresarial, as Formas de Cobrança são utilizadas para representar a maneira pela qual um determinado título será cobrado pela empresa. Elas também têm a função de estabelecer o vínculo do documento de Contas a Receber com um Contrato de Office Banking.

As Regras de Cobrança possibilitam que no processo de faturamento, ou lançamento do documento de Contas a Receber, o sistema indique a Forma de Cobrança mais adequada para ser utilizada.
As seguintes informações são consideradas para compor as Regras de Cobrança:

  • Banco de preferência do cliente para a cobrança;
  • CEP do endereço de cobrança do cliente;
  • Nível de prioridade da Forma de Cobrança;
  • Saldo em cobrança da conta financeira;
  • Condição de pagamento do documento.


Aplicando as Regras de Cobrança


1. O cliente possui preferência por Banco de cobrança


Primeiramente o sistema irá verificar se no cadastro do cliente foi especificado um Banco de preferência para a cobrança. Em caso positivo, será identificada a Forma de Cobrança de maior prioridade que esteja relacionada a esse Banco, e que não tenha excedido o valor máximo permitido para o saldo em cobrança. Se não existir nenhuma Forma de Cobrança com essas características, o sistema irá sugerir uma Forma de Cobrança do tipo “carteira”.


2. O cliente não possui preferência por Banco de cobrança


Se o cliente não possui preferência por Banco, o sistema irá procurar pela Forma de Cobrança de maior prioridade que esteja relacionada ao CEP do endereço de cobrança do agente, e que não tenha excedido o valor máximo permitido para o saldo em cobrança. A relação com o CEP de cobrança é estabelecida através do Banco ao qual pertence a conta financeira especificada no cadastro da Forma de Cobrança. Se não existir nenhuma Forma de Cobrança com essas características, o sistema irá sugerir uma Forma de Cobrança do tipo “carteira”.

3. O cliente não possui preferência por Banco, e não possui endereço para cobrança


Se o cliente não possui preferência por Banco, nem endereço para cobrança, será selecionada a Forma de Cobrança de maior prioridade que não tenha excedido o valor máximo permitido para o saldo em cobrança. Se não existir nenhuma Forma de Cobrança com saldo disponível, o sistema irá sugerir uma Forma de Cobrança do tipo “carteira”.

4. Condição de pagamento do tipo “A Vista”


No faturamento ou na provisão do documento de Contas a Receber, sempre que for especificada uma condição de pagamento do tipo “A Vista”, o sistema irá sugerir uma Forma de Cobrança do tipo “carteira”.


Observações:

  • Sempre que um documento for vinculado a uma Forma de Cobrança, o saldo acumulado de cobrança dessa conta será atualizado, somando-se o valor do documento.
  • Se o documento que estiver vinculado à Forma de Cobrança for excluído, cancelado ou tiver seu saldo em aberto zerado (seja por liquidação ou desconto), o saldo acumulado da Forma de Cobrança será atualizado, subtraindo-se o valor do documento.
  • A Forma de Cobrança sugerida pelo sistema será apresentada no momento da geração das parcelas do documento.
  • No campo Forma de Cobrança da tela de lançamento de Contas a Receber serão apresentadas as Formas de Cobrança participantes das regras, ordenadas pelo nível de prioridade.
  • Quando é alterada a data ou valor de um documento de Contas a Receber que esteja em cobrança bancária, o sistema exibe uma mensagem de confirmação, solicitando que o usuário determine se os dados de cobrança deverão ser atualizados (Nosso Número, Código de Barras, Linha Digitável e Identificador Mega). Se o usuário optar por não atualizar essas informações, o sistema também não  atualizará o saldo em cobrança da Forma de Cobrança.


Cadastros e configurações


Parâmetros do Financeiro
As Regras de Cobrança são habilitadas por filial, e essa configuração é realizada nos Parâmetros do Financeiro. Depois que a filial foi configurada para utilizar as Regras de Cobrança, é necessário definir quais serão as Formas de Cobrança participantes das regras. Em seguida, é necessário especificar o nível de prioridade e o valor máximo do saldo em cobrança para cada Forma de Cobrança.

Cadastro de Agentes
Se um agente tiver preferência por um Banco de cobrança, esse Banco deve ser informado no cadastro de agentes. Essa configuração é opcional.

Cadastro de Bancos e Agências
No cadastro de Bancos e Agências é necessário informar a faixa de CEPs atendidos por cada Banco. Essas informações poderão ser importadas de um arquivo texto, através do botão "Imp/Exp".