Alterar Forma de Cobrança

A tela "Alterar Forma de Cobrança", acessada através do menu Movimentação/Alterar Forma de Cobrança, permite alterar a Forma de Cobrança de vários documentos de uma só vez, sem que seja necessário editar cada título individualmente. O usuário deverá selecionar uma Filial, escolher uma Nova Forma de Cobrança e marcar os documentos que deseja alterar, ao clicar no botão "Aplicar" os documentos marcados serão atualizados.

Se a opção "Atualizar informações de cobrança" estiver marcada, além de atualizar a Forma de Cobrança e a Conta financeira, também serão atualizadas as informações utilizadas na cobrança bancária, como:

  • Número MEGA
  • Nosso Número
  • Código de Barras


Essa opção somente estará habilitada para cobranças que forem do tipo bancária. Se a nova forma de cobrança não for bancária, a opção "Atualizar informações de cobrança" será desabilitada.

O processo de atualização é útil para casos em que, após o documento ter sido enviado ao Banco, ocorre troca automática de carteira e o retorno de Office Banking é feito em uma conta financeira diferente da qual foi utilizada no envio do título.

Quando o Banco faz a troca automática de carteira, normalmente é retornado um arquivo com um código de ocorrência indicando que houve essa alteração. Para o fazer o tratamento desse código de ocorrência, deve-se utilizar o Status de Retorno "Baixa por Troca de Carteira" na configuração do Office Banking, acessada através do botão Opções/Utilidades/Configuração OfficeBanking/Configuração OfficeBanking. 

Para que seja possível a identificação da carteira, é necessário que as contas envolvidas na troca feita pelo banco estejam vinculadas em um mesmo contrato de Office Banking.

Ao processar esse status de retorno, o sistema atualiza o estado do documento para "Normal", indicando que ele não está mais no Banco, mas não modifica os dados de cobrança (número Mega, Nosso Número e Código de Barras). Após esse processamento, o documento é liberado para que seja alterada a sua Forma de Cobrança.

 O processo de atualização das informações de cobrança é opcional, e caso a opção "Atualizar informações de cobrança" não seja marcada, o sistema irá atualizar somente a Forma de Cobrança e a Conta Financeira que estão vinculados no documento de Contas a Receber.


Os documentos inseridos na tela são representados pelas seguintes cores:

  • Vermelho - Documentos já enviados ao Banco e que estão pendentes de retorno bancário, deste modo, tais documentos não podem ser selecionados para alterar a Forma de Cobrança.
  • Verde - Documentos já liquidados, ou seja, com saldo zerado, que não podem ser selecionados para alterar a Forma de Cobrança.