Edição de Contratos de Securitização

Para editar um contrato de securitização, basta selecionar o contrato e clicar na opção “Editar”.



Os campos só estarão liberados para edição se o contrato de Securitização estiver "Em Estudo".

Para os contratos de securitização "Aprovados", poderemos incluir ou excluir as parcelas, realizar consulta no Log de Contratos / Parcelas associadas e alterar o contrato bancário.
A alteração do contrato bancário, só é permitida quando o parâmetro "Utiliza contrato bancária do Empreendimento" estiver desmarcado, liberando a tela de alteração do contrato bancário.



Clientes e parcelas

Esta tela apresenta informações sobre o contrato do cliente e sobre as parcelas que pertencem a este contrato e estão securitizadas.

Na parte superior da tela, onde estão às informações sobre o contrato, clicando com o botão direito do mouse há três opções:

  • Setar Cto. Bancário a todos: Todas as linhas da tela de contratos serão preenchidas com o código do contrato bancário da linha selecionada, e a coluna “Cód. Cta. Financeira” de todas as linhas será deixada em branco.
  • Setar Conta Financ. a todos: Na seleção da conta financeira para uma das linhas e em seguida a opção “Setar Conta Financ. a todos”, todas as linhas dos demais contratos serão preenchidas com a conta financeira da linha selecionada, desde que estejam vinculadas ao mesmo contrato bancário.
  • Permite Reneg. a todos: Permite marcar a opção “Permite Reneg.” de todos os contratos.


Inserir: Mesmo com o contrato de Securitização aprovado, podemos inserir novos contratos/parcelas a ele.

Desvincular: Esta opção estará habilitada quando o contrato de Securitização estiver aprovado, podemos desvincular as parcelas. No caso do contrato de Securitização em estudo, esse botão dá lugar ao botão Remover, neste caso podemos remover fisicamente as parcelas do contrato de Securitização.

Tanto na desvinculação como na remoção, temos duas opções para seleção das  parcelas:

  • Por período: O responsável deverá preencher o período inicial e final e na confirmação, o sistema desvinculará/removerá todas as parcelas que estiverem dentro do período indicado. Essa ação é feita por contrato.
  • Por escolha: Através do assistente para desvinculação/remoção, o responsável deve selecionar os empreendimentos, contratos e parcelas que participarão da desvinculação/remoção.


Baixar: Podemos baixar uma parcela de através deste botão. O sistema apresentará uma tela para que seja informada a data a ser considerada na baixa.

Reativar: Permite que as parcelas que foram baixadas, sejam reativadas.

Baixa Parcial: Se a parcela foi baixada parcialmente e esta já fazia parte do contrato de securitização, podemos através deste botão, consultar as parcelas filhas que foram originadas.

Atualizar: Este botão permite que o usuário atualize o contrato quando este passar por um renegociação.

Seleção de parcelas: Através deste botão, podemos selecionar um novo filtro para a inserção de novas parcelas.

Legenda: Esta tela ao ser selecionada mostrará a legenda dos contratos e parcelas.

Permite Reneg.?: Se marcado, podemos renegociar no Módulo Carteira de Recebíveis, as parcelas que foram securitizadas. (Ação permitida somente com o contrato de securitização Em Estudo).