Termos
Esta função é acessada através do botão exibido na barra de ferramentas localizada no lado direito da tela de contratos. Para exibí-la basta movimentar o mouse sobre a barra azul.
Os termos são utilizados para inserir séries de parcelas após a geração do contrato e também para efetuar a quitação do mesmo. Os tipos de termos podem ser definidos em um cadastro específico localizado no módulo global. Os tipos pré-definidos são: Aditivos Contratuais (alteram o valor do contrato), Aditivos Não-contratuais (não alteram o valor do contrato), Quitação do contrato e Seguro. Cada um possui um tratamento específico tratado internamente pelo sistema. Para inserir um termo é necessário que estes tipos estejam previamente definidos e cadastrados no sistema.
Após clicar no botão termos, serão listados inicialmente todos os termos cadastrados. É possível editar, inserir, apagar ou distratar um termo. Para apagá-lo, é necessário que suas parcelas não estejam baixadas ou renegociadas. A edição está bloqueada para alteração, somente é possível visualizar as informações. Na inserção de um termo, serão exibidos as seguintes abas com seus respectivos campos: Geral, Termos Contratuais e Observação.
Distrato: Será possível destratar o termo criado. As parcelas de termo já pagas ficarão destacadas na cor laranjada, seus valores pagos serão somados e alimentarão o campo de valor devolvido no momento do distrato do termo. As parcelas ainda não pagas, serão inativadas.
O processo de distrato de termos é similar ao processo de Distrato de Contrato, porém, possui parametrizações específicas para contabilização.
As configurações para a exportação e contabilização do distrato deverão ser realizadas pelo menu Cadastros / Parâmetros / Guia Parâmetros Contabilidade/Vendas.
O campo do código de ação “Distrato a pagar N/C” será utilizado para contabilização de distratos de termos não contratuais, já os códigos de ação “Distr. Termo a Pagar” e “Distr. Termo Saldo” serão utilizados para contabilizar distratos e estorno de termos não contratuais.
Estes códigos de ação também encontram-se nas telas de parâmetros contábeis do bloco e bens.
Ainda na tela de parametrizações há um campo chamado “Ao destratar o contrato gerar movimento de distrato de termo N/C”. Assim quando marcado, no momento do distrato de um contrato que possui termos não contratuais, os valores contratuais e não contratuais serão separados em movimentos diferentes no processo de geração de planilha.
Síntese: Na tela de síntese do termo poderão ser visualizadas as informações referentes as parcelas que foram criadas pelo termo selecionado.
Caso o processo esteja bloqueado ou com erro de data, deve-se verificar a data de fechamento da "Movimentação" da Carteira de Recebíveis (Módulo Carteira de Recebíveis / Cadastros / Parâmetros / Geral / Parâmetros 1).
Geral
Nesta tela são apresentadas somente informações dos valores efetivamente pagos e devidos na data atual bem como outras informações referentes ao contrato. A data base utilizada para os cálculos é a do dia/mês/ano corrente. Segue abaixo a especificação de cada campo:
Número: Indica o número sequencial do contrato
Filial: Indica a filial pertencente ao contrato.
C.Custo: Indica o código de centro de custo associado a este contrato.
Projeto: Indica o código de projeto associado a este contrato.
Data do status: Indica a data do status do contrato.
Valor: Indica o valor total do contrato.
Dt.Cadastro: Indica a data de entrada do contrato no sistema.
Empreendimento: Indica o empreendimento que o contrato pertence.
Bloco: Indica o bloco que o contrato pertence
Unidade: Indica a unidade que o contrato pertence.
Tipo: Indica o tipo do contrato.
Taxa Mora: Indica a taxa de mora cadastrada no contrato.
Taxa Juros: Indica a taxa de juros cadastrada no contrato.
Status: Indica o status atual do contrato.
Tab.Price Aplicada?: Se estiver checada, indica que já houve aplicação de Price em alguma série de parcelas.
Pago: Os campos deste quadro indicam o total de parcelas e valores já pagos, como também estes valores corrigidos. O sistema faz a correção com base no(s) índice(s) da parcela de acordo com sua(s) respectiva(s) vigência(s) e forma de correção (anual/mensal), considerando encargos cobrados (Multa e mora). Se a parcela não possuir índice o valor é corrigido pelo índice de distrato cadastrado no contrato.
Resíduo: Os campos deste quadro indicam o total de resíduos a pagar. O campo parcelas indica a quantidade de parcelas que originaram o resíduo. O campo valor indica o valor total do resíduo. O campo Corrigido indica o valor total do resíduo corrigido, a partir da data de baixa da parcela, conforme sua(s) definição(ões) de correção.
Em atraso: Os campos deste quadro indicam a quantidade de parcelas vencidas e o respectivo total atualizado, sem considerar as taxas de multa e juros cadastrados no contrato.
Saldo Poupança: Quantidade e total de parcelas corrigidas não pagas e sem multa/juros, com receita de baixa que não estejam definidas como do tipo “Financiamento” e que as datas de vencimento estejam entre a data corrente e a data de entrega definida no cadastro do contrato. (Exemplo: DataCorrente <= DataVctoParcela < DataEntregaContrato)
Financiamento Próprio: Quantidade e total de parcelas corrigidas não pagas e sem multa/juros, com receita de baixa que estejam definidas como do tipo “Financiamento”, as datas de vencimento sejam maior ou igual à data corrente e a Data de Ref. Juros definida no cadastro do contrato. (Exemplo: DataVctoParcela >= DataCorrente E DataVctoParcela >= DataEntregaContrato).
Res.Cobrança a Gerar/Parcelas: Exibe o total de parcelas que possuem Resíduo de Índice Projetado a gerar até a data atual.
Res.Cobrança a Gerar/Valor: Exibe o valor total de resíduos de índice projetado a gerar até a data atual.
Res.Cobrança Gerado a Pagar/Parcelas: Exibe o total de parcelas que possuem Resíduo de Índice Projetado a gerado até a data atual.
Res.Cobrança Gerado a Pagar/Valor: Exibe o valor total de resíduos de índice projetado gerado até a data atual.
Saldo em Aberto Total/Parcelas: Exibe o total geral de parcelas do contrato em questão.
Saldo em Aberto Total/Valor: Exibe o total geral das parcelas do contrato em questão.
Relatórios: Listagem definida no Parâmetro Adicional do módulo Carteira de Recebíveis .
Termos Contratuais
Esta tela é dividida em três partes: Dados do termo, Séries da Tabela e Fatores de Correção. Estas duas últimas o seu preenchimento é o mesmo existente nas propostas. Para o preenchimento dos dados do termo, os seguintes campos são necessários:
Tipo de Termo: Selecione o tipo de termo previamente cadastrado. Caso seja selecionado o tipo “Quitação de contrato”, será exibido um relatório final do contrato contendo informações da quitação ou informações de pendências para a quitação. Neste caso o contrato não poderá ser quitado. Lembre-se que para consultar o contrato depois de quitado, será necessário filtrá-lo na grid de contratos com o status “quitados”.
Dt. Emissão: Data de emissão do termo. Esta data não pode ser maior que a menor data de vencimento inserida nas séries de parcela. Cadastro deve seguir uma ordem cronológica, ou seja, não é possível inserir uma parcela com vencimento antes da data de emissão do termo. Este campo é obrigatório.
Valor Total: Preenchido automaticamente pelo sistema, traz o valor total da série preenchida (soma do campo Valor Total, nas séries da parcela).
Acessórios: É possível compor seu cadastro de acessórios conforme o desejado e pressionar o botão “Criar Séries”. Este botão irá adicionar as séries já existentes que não sejam de acessórios, as séries que compõe os acessórios cadastrados. Caso alguma(s) série(s) seja oriunda de um acessório anteriormente definido, esta(s) série(s) será(ao) excluída(s).
Verifica-se também que na criação de termos, a opção “Gera Termos” não existe, pois os acessórios/séries contidas nesta, já são de termos.
Séries: Cadastro das séries que irão compor o termo. Para mais detalhes desta tela, consultar o Help do Gestão Comercial, Proposta Completa, Séries.
Observação
Esta tela é utilizada para informações adicionais sobre os termos, facilitando a consulta posterior.
Minuta
Toda minuta será composta de um documento de mesclagem e um documento final. Entende-se por documento de mesclagem o texto contendo as referências a campos padrão e ou campos de pesquisa, que serão substituídos por informações provenientes da base de dados do Mega Construção durante o processamento do Assistente de Criação e Geração de Contratos, dando origem assim a um documento final.
Acessando a guia Minutas, visualizaremos as minutas já associadas ao contrato, caso existam conforme demonstrado na figura acima.
Através dos botões “Inserir” e “Alterar” da tela de visualização de minutas poderemos acessar a tela de edição de minutas. Esta tela foi concebida na forma de um assistente para tornar a operação do processo mais simples e segura.
No cadastro de minutas deve-se informar obrigatoriamente uma descrição para cada uma das minutas inseridas. Podendo também caso desejar, inserir uma observação para a minuta, o código das minutas será gerado automaticamente pelo sistema quando um novo registro for inserido, não necessitando de intervenção. Conforme figura abaixo:
Após informar os dados da minuta, poderá avançar para a próxima etapa onde será inserido o texto da minuta.
A tela de edição de texto da minuta é similar às telas de edição de texto do cadastro de cláusulas contratuais e de modelos de documento. A guia de Modelos contêm as informações dos modelos de documento existentes no sistema, assim é possível fazer o uso destes modelos na confecção das minutas de contrato.
Uma vez criado o texto de mesclagem da minuta, será possível processar o texto a fim de que as referências aos campos padrão e de pesquisa sejam substituídos por informações provenientes da base de dados do Mega Construção, dando origem ao texto final.
O texto de mesclagem será processado ao “Avançar” no assistente, neste ponto o sistema irá emitir uma mensagem solicitando se deseja processar o texto de mesclagem, substituindo as referências aos campos por informações do banco de dados do Mega Construção, em seguida será possível salvar o arquivo na própria estação de trabalho caso necessário.
Caso durante o processo de mesclagem o sistema não encontre valor para o campo que deveria ser substituído, será mantido o nome do campo.
O processo dispõe do recurso de tabulação, em campos de mesclagem do tipo Campos de Pesquisa, onde o resultado pode ser mais de uma coluna, o sistema irá adicionar um "Tab" entre cada coluna, sendo possível posicionar o cursor sobre o campo de pesquisa, após o processo de mesclagem e marcar na régua superior as tabulações ajustando corretamente as colunas.
Gerado o texto final, é possível manipulá-lo utilizando os recursos do editor de textos do processo, para exportar o conteúdo do editor basta clicar no botão (Salvar), localizado na barra de ferramentas do editor de texto, então deverá informar o nome do arquivo seguido da extensão.
Uma vez que as minutas ficam armazenadas, é possível a qualquer tempo realizar modificações ou mesmo gerar novas cópias dos documentos de forma rápida e prática.
Vaga de garagem
Ao realizar o vinculo da garagem na proposta através do Portal de Vendas e assim que o contrato for lançado pelo módulo Carteira de Recebíveis, o código extenso da garagem será apresentado nos termos do contrato, conforme imagem a seguir:
Para você realizar o distrato da garagem, clique na barra azul e em seguida na opção Distrato. Caso somente a unidade seja distratada a garagem continuará vinculada a unidade, sendo necessário realizar também o distrato da garagem.