Parcelas


Nesta tela são exibidas todas as parcelas geradas na inclusão do contrato e parcelas eventualmente geradas na inclusão de um termo, conforme as séries de parcelas definidas em cada processo. Não é possível excluir parcelas, as alterações de valores somente poderão ser alteradas através do processo de renegociação que será detalhada mais adiante. Para excluir ou ajustar alguma parcela inserida incorretamente, será necessário excluir o contrato, editar a proposta tornando-a seu status “Em Estudo” e a partir daí efetuar as alterações pela proposta.

Alterações realizadas, efetiva-se a proposta colocando-a com status de “Aprovada”, e segue-se com a rotina de inclusão de contrato. Lembre-se que somente é permitido excluir contratos com todas as parcelas em aberto, sem renegociações, antecipações e/ou termos inseridos. Portanto é de fundamental importância a conferência dos dados da proposta antes da sua aprovação.

Na parte superior desta tela, são exibidos todos os dados do contrato, sendo: Nº do contrato – Nome do cliente – Nome do Bloco – Número da Unidade, e na parte superior direita, a data do contrato.

Foram padronizadas algumas cores para melhor identificar as ocorrências significativas. Em virtude disso, as parcelas caucionadas serão listadas em verde claro, as atrasadas em vermelho, as do tipo “Conclusão” serão listadas em cor roxo, as parcelas baixadas pelo processo de confissão de dívida são listadas em cor amarelo claro, as parcelas baixadas pertencentes a termos distratados são listadas em laranja, as parcelas securitizadas são listadas em azul e as parcelas com erro nas correções são listadas em bege. Neste último caso, o erro ocorre quando existem datas de vigência iguais nas correções. Maiores informações sobre a correção podem ser verificadas mais adiante, no detalhamento da tela de parcelas.

Segue abaixo a descrição do conteúdo de cada campo presente na grid (janela) desta aba:

Parcela: Número único gerado automaticamente pelo sistema. Não permite alteração.

Tipo: Indica o tipo de parcela cadastrada na série de parcelas da proposta ou termo. Caso tenha sido gerada uma parcela de resíduo (pelo processo de reajuste anual ou manualmente), o tipo desta parcela será “Resíduo”.

Receita: Indica o tipo de receita cadastrada na série de parcelas da proposta ou termo.

Dt.vencimento: Data de vencimento da parcela. Caso esta data esteja menor que a data atual, o sistema irá marca-la em vermelho, indicando que está vencida.

Dt. Baixa: Data em que a parcela foi baixada. Esta data não pode ser menor que a data de geração da parcela. Nos casos de parcelas geradas a partir da proposta, a data de geração dessas parcelas será a mesma data do contrato. Nas renegociações e termos, a data de geração será a data de cada processo. Lembre-se que a ordem cronológica dos acontecimentos é muito importante.

Resíduo: Indica se a parcela gerará resíduo ou não. Para que gere resíduo, além do campo “Resíduo” estar checado na correção da parcela, é necessário também que o tipo de reajuste esteja como “Anual”.

Vlr. Corrigido: Indica o valor corrigido da parcela até a data atual, conforme a correção cadastrada para cada parcela. Nas parcelas com reajuste do tipo anual, serão exibidas as correções do último reajuste anual aplicado.

Vlr. Atualizado: Quando há reajuste anual aplicado, esta coluna apresenta o valor da parcela com correção anual, mais a correção mensal da data vigência até a data do sistema (data Atual), esta correção "descongelada" (mensal) é o mesmo valor do resíduo a ser gerado caso a parcela seja baixada antes da aplicação do próximo reajuste anual.

Ex: parcela com correção anual com vigência em 01/01/2008, ao aplicar o reajuste anual a correção nas parcelas será de acordo com a variação do índice de 01/02/2008 à 01/02/2009. Para a  parcela que vence em 05/04/2009, nesta coluna será considerado o valor da parcela já com o reajuste anual (conforme coluna "Vlr. Corrigido") mais a correção desde a vigência  até a data atual do Sistema.

Processo: Indica o último processo sofrido pela parcela, entre eles:

Renegociação: indica que a parcela sofreu renegociação (TP ou não TP).

Baixa Parcial:  indica que a parcela foi baixada parcialmente.

Reajuste: indica que a parcela sofreu reajuste anual. Somente a parcela com resíduo gerado automaticamente no processo de Reajuste anual está sendo classificada com este tipo.

Contrato: indica que a parcela originou-se pelo processo de inserção de contrato e ainda não sofreu nenhum outro processo.

Tabela Price: indica que a parcela sofreu o processo de aplicação de tabela price.

Nome do termo: indica que a parcela originou-se pelo processo de inserção de termo (termo do tipo descrito na tela) e ainda não sofreu nenhum outro processo.

Origem: Indica a origem da parcela, entre eles:

Contrato: indica que a parcela originou-se pelo processo de inserção de contrato.

Nome do termo: indica que a parcela originou-se pelo processo de inserção de termo, exibindo neste campo o nome do tipo de termo.

Obs. Baixa: Indica que a parcela possui observações no campo “Observação na Baixa”. Para visualizá-lo basta editar a parcela. Este campo somente é editável pelo usuário no momento da baixa da parcela.

Banco: Indica o código do banco ao qual a parcela está vinculada.

Dt. Movimento: Indica a data de movimentação da parcela, utilizada para o processo de movimentação financeira e de envio de parcelas para o banco.

Parcela Resíduo: indica o número da parcela gerada de resíduo.

Nº Bco.: Indica que a parcela já foi enviada ao banco, ou seja, na tela de vínculo de parcelas a parcela possuirá um dos três status: “Transmissão Aceita”, “Transmitido” ou “Baixado”.

As funções descritas abaixo são acessadas através do botão exibido na barra de ferramentas localizada no lado direito da tela de parcelas. Para exibi-la basta movimentar o mouse sobre a barra azul. As funções mais usuais também poderão ser acessadas utilizando-se o botão direito do mouse sobre a parcela selecionada.

Lembre-se que para executar estas funções é necessário que antes as parcelas estejam selecionadas.

Contrato de Caução:  Na aba de parcelas da tela de contratos, existe a coluna "Contrato de Caução". Assim, as parcelas que foram caucionadas apresentarão o número e a descrição do contrato de caução na coluna 'Contrato de Caução'.


A maior parte destas funções (exceto ”Síntese”, “Promissória”, “Recibo”), utilizam a tela de parcelas. Detalharemos primeiramente todos os campos e abas desta tela.

Data de referência de juros para que as parcelas de conclusão sempre sejam ajustadas conforme o número de meses de ajuste da data de referência de juros.

Funcionalidade possibilita que na data de referência de juros as parcelas de conclusão sempre sejam ajustadas conforme o número de meses de ajuste da data de referência de juros.

Exemplo: caso a data de referência de juros seja modificada em 1 mês, tanto para atraso ou para antecipação, a data de vencimento da parcela de conclusão será alterada também em 1 mês. Está funcionalidade terá impacto na Carteira de Recebíveis nos contratos que possuem parcelas de conclusão.

Para acessar a teça de data de Referências, você deve utilizar o caminho do Cadastro de Estrutura como explicado a seguir: Global Construção/Cadastros/Estruturas/Aba Blocos.

Após acessar a Aba Blocos, você deve clicar na edição como na imagem abaixo:


Após a edição, você terá acesso a aba Entrega onde poderá fazer a edição:




Tela com alteração da data de referência para que as parcelas de conclusão acompanhem.

Deve-se atentar para que o parâmetro 'Alterar Parcelas de Conclusão' no bloco na aba 'Dados Complementares' esteja marcado.



Tela de parâmetros do bloco para que seja alterada parcelas de conclusão.

Na tela de parcelas possível identificar as parcelas pagas com cheque.

Na legendas das cores das parcelas foram incluídas as seguintes opções:

“Parcelas que possuíram cheques devolvidos 1 vez” - refere-se a parcelas que foram pagas com cheque e foi devolvido pelo banco pela primeira vez, porém a parcela permanece baixada com o cheque, permanecendo com o fundo azul.

“Parcelas que possuíram cheques devolvidos 2 vezes” - refere-se a parcelas que foram pagas com cheque e foi devolvido pela segunda vez pelo banco, a parcela será reativada automaticamente pelo sistema e quando for baixada novamente com outro cheque e enquanto este novo cheque não for compensado, a parcela permanece com o fundo verde.

“Parcelas que possuíram cheques devolvidos” - refere-se a parcelas que estão pagas atualmente (pode ser com cheque compensado ou outro tipo de receita de baixa), e que em algum momento tiveram cheques devolvidos pela segunda vez pelo banco. Neste caso a parcela permanecerá com o fundo roxo.

As cores azul e verde somente serão apresentadas em parcelas pagas com cheque, já o roxo será apresentada em qualquer receita de baixa utilizada na parcela.