Alteração de Parcelas



O processo de Alteração de Parcelas serve para que o usuário possa efetuar alterações em uma ou mais parcelas de um ou mais contratos ao mesmo tempo.



O processo permite alterar:

  • O dia da data de vencimento das parcelas, mantendo o mês e ano do vencimento original;
  • A receita das parcelas;
  • A opção de as parcelas gerarem ou não resíduo (caso de correções anuais);
  • A opção de a parcela utilizar ou não pró-rata na baixa.


Período das parcelas a serem selecionadas:

Data Inicial e Data Finalfiltrar através desses campos um período que compreenda o vencimento das parcelas a serem alteradas.


 Caso o contrato não possua parcelas com vencimento no período informado, o contrato não será exibido.


Filtrar somente parcelas que aniversariam neste mês: parâmetros que permite filtrar somente as parcelas que vencem no período e que irão sofrer reajuste anual no mês atual.

Avançando na tela, será visualizada a tela abaixo:



Nessa tela, através do campo Participa e do botão Filtra Contratos, podemos selecionar os contratos e parcelas que sofrerão alterações. Na tela a seguir, conforme figura abaixo, poderemos determinar os dados que serão alterados.



Para alterar o vencimento da parcela basta o usuário alterar o campo Dia do vencimento. Caso não deseje alterar o vencimento basta manter o valor 0 (zero) no campo. Lembrando que se o dia for colocado como 31 o sistema automaticamente irá ajustar a data caso o vencimento caia em meses que tenham 30 dias, ou fevereiro.

Caso usuário queira alterar se a parcela deve ou não gerar resíduo, basta marcar a opção Gera resíduo e marcar a opção desejada (Sim ou Não), para não fazer nenhuma alteração de resíduo basta manter a opção “Gera resíduo” desmarcada.

Caso usuário queira alterar a parcela para que utilize pró-rata no momento da baixa, basta marcar a opção Pró-rata na baixa e marcar se a parcela deve utilizar pró-rata, não utilizar ou utilizar o que estiver cadastrado no contrato.

Caso usuário queira alterar a receita da parcela, basta selecionar a receita no campo Receita.O campo observação é para livre digitação, essa observação será acrescida às observações da parcela.

Parcelas com Reajuste Anual em que o Resíduo de Reajuste Anual já tenha sido gerado, não serão apresentadas para alteração.

Ex:  Parcelas inciando o vencimento em 01/03/2008 e com correção Anual, onde em 01/04/2008 será aplicado o reajuste anual destas parcelas.

Para as parcelas que originaram a correção e os resíduo de correção anual, ou seja, as parcelas com vencimento em 01/03/2008 até 01/03/2009 não poderão ser alteradas mesmo se estiverem em aberto.

Após o usuário ter feito as alterações desejadas, será exibido na última tela um resumo com as alterações que as parcelas sofrerão, conforme figura abaixo. Existe nesta tela um botão para salvar o resumo caso seja de interesse do usuário. Quando usuário clicar no botão finalizar o sistema irá gerar uma ocorrência para cada parcela alterada para manter como histórico para futuras consultas.



É possível inserir Centro de Custo por parcela com a participação zerada, mas isso somente no processo de alteração de parcelas, ou quando é inserido o centro de custo na série da Proposta do módulo Comercial.


Caso o processo esteja bloqueado ou com erro de data, deve-se verificar a data de fechamento da "Movimentação" da Carteira de Recebíveis (Módulo Carteira de Recebíveis > Cadastros > Parâmetros > Geral > Parâmetros 1).