Aplicação de Taxas - Carteira de Recebíveis



Nesta  tela o usuário pode selecionar os Empreendimentos/Blocos para filtrar os contratos onde serão inclusas as taxas.



Após, a tela exibirá uma tela com as taxas cadastradas, as taxas exibidas são somente as taxas que possuem vínculos com contratos no empreendimento/bloco selecionado.  Nesta tela estão as parametrizações para os cálculos das taxas.

Caso seja selecionada a opção de Adicionar o valor das taxas, o sistema irá habilitar a opção de acrescer as taxas em parcelas existentes ou gerar novas parcelas com as taxas selecionadas.

Caso seja selecionada a opção de Em parcelas existentes o usuário deverá preencher o período de vencimento das parcelas, este período deve compreender entre o primeiro e o último dia do mesmo mês, ou seja, permite apenas movimentação mensal. Depois de informada as datas, na tela seguinte serão exibidas 3 grids:

A primeira grid com os contratos que possuem parcelas em aberto vencendo no período.

A segunda grid com exibindo a parcela, vencimento e valor corrigido na data. Caso ocorra de existir mais de uma parcela no mesmo mês, atualmente, o sistema só permitirá a seleção de uma única parcela. Na coluna de Total das taxas será sempre exibido o total que será acrescido à parcela, contemplando as taxas selecionadas, mais as taxas acumuladas caso marcada a opção de Tx. Acumulada.

A terceira grid, que pode ser visualizada através do botão Exibir taxas, serão exibidas as taxas que ficaram como pendentes (acumuladas) em movimentações anteriores, para serem cobradas.

Para que a taxa seja adicionada a parcela à coluna Participa deve estar preenchida, tanto no contrato como nas parcelas e taxas acumuladas. Caso o usuário deseja acrescer as taxas acumuladas, deve ser marcada na grid de contrato a coluna de Tx. Acumulada, além da coluna de Participa.

Após a seleção dos contratos e parcelas na tela seguinte da tela serão exibidos os contratos que não possuem parcelas vencendo no período informado, neste caso o sistema irá calcular sobre as taxas de Percentual sobra saldo devedor, Percentual sobre valor de avaliação e Valor fixo a ser cobrado e exibir o valor em uma grid, neste momento o usuário poderá acumular este valor de taxa para ser cobrado em outro momento, ou poderá gerar uma nova parcela com as taxas exibidas.

Caso usuário selecione a opção de Acumular valor, será criado um registro para o contrato, para cada taxa selecionada e este valor ficará pendente até que o usuário deseje cobrar em uma próxima aplicação de taxas.

Caso usuário selecione a opção de Gerar nova parcela, será adicionada ao contrato uma nova parcela com a soma das taxas marcadas, vencendo na data informada pelo usuário. Na tela de parcelas esta nova parcela poderá ser identificada como parcela de Taxa. Na edição da nova parcela, na aba de taxas, serão exibidas as taxas que geraram a parcela, mas não irão ser somadas novamente para a cobrança.

Caso seja selecionada a opção de Gerar novas parcelas, o usuário deverá informar o vencimento das novas parcelas e o sistema irá exibir na próxima tela os contratos e o calculo das taxas selecionadas, neste momento caso já existam taxas acumuladas no contrato as mesmas serão exibidas para que o usuário marque quais taxas irão compor a nova parcela. Na tela de parcelas esta nova parcela poderá ser identificada como parcela de Taxa. Na edição da nova parcela, na aba de taxas, serão exibidas as taxas que geraram a parcela, mas não irão ser somadas novamente para a cobrança.

Para parcelas de taxas criadas em novas parcelas (através do parâmetro: Gerar novas parcelas) é possível contemplar através da opção: Vincula novas parcelas” a possibilidade de selecionar um banco e conta financeira para vincular as parcelas geradas pelo processo, para tanto basta na tela definir que as parcelas geradas serão vinculadas e escolher o banco e conta financeira:


 Esta página da tela somente será exibida quando for selecionada opção para gerar parcelas, tanto na inicialização do processo, como nos parâmetros para contratos sem parcela vencendo no mês selecionado, quando opção de aplicar taxa em parcela existente.


Caso seja selecionada a opção de Retirar o valor das taxas, o usuário deverá informar o período de vencimento das parcelas onde seja desejado que remova as taxas, na próxima tela o sistema irá exibir duas grids:

Na primeira grid serão exibidos os contratos que possuem parcelas de taxas, ou que possuem parcelas com taxas acrescidas que vencem no período informado.

Na segunda grid serão exibidas as parcelas que possuem as taxas selecionadas e que vencem no período informado, caso a parcela seja do tipo taxa e esteja marcada, o sistema irá excluir a parcela, caso seja uma parcela que possua taxas adicionadas o sistema irá remover as taxas adicionadas.

Caso existam taxas acumuladas no mês informado na próxima tela o sistema irá exibir duas grids, uma com os contratos que possuem taxas que foram acumuladas e na segunda grid estarão às taxas que foram acumuladas, para excluir basta marcar o contrato e as taxas desejadas.

Na tela de resumo da tela será exibido um resumo com os contratos, parcelas e taxas selecionadas para a movimentação. Este resumo também pode ser salvo em um arquivo texto pelo usuário, para cada movimentação sofrida pela parcela ou contrato, será gerada uma ocorrência.



Tela para seleção dos Empreendimentos/Blocos:



Tela de taxas onde são selecionados os parâmetros para o cálculo das taxas e a classificação dos contratos.

Aplicar taxas sobre o saldo devedor e a vencer somente em parcelas mensaisEste parâmetro irá ratear o valor da taxa sobre o saldo devedor e saldo a vencer, nas parcelas do tipo mensal, se não houver, nas parcelas intermediárias, senão, gerar nova parcela.

O botão Filtra Contrato, quando ativado, apresentará um painel com os itens de classificação de contrato para serem selecionados. Esse recurso auxiliará na aplicação de taxas específicas para contratos com mesma classificação.



Tela exibindo os contratos e as taxas calculadas.



Tela com o Painel Filtra Parcelas aberto.

O botão Filtra Parcelas, quando ativado, apresentará uma lista de parcelas com o vencimento entre as datas parametrizadas. Com esse filtro será permitido selecionar as parcelas através das seguintes opções:

  • Tipo: Sinal, Mensal, Intermediária, Conclusão, Resíduo e/ou Resíduo de Cobrança;
  • Origem: Contrato, Termo Contratual, Termo Não Contratual (Não Altera) e/ou Aluguel;
  • Processo: Contrato, Renegociação, Baixa Parcial,  Termo Contratual, Termo Não Contratual (Não Altera Valor), Reajuste, Aplicação de Taxa, Tabela Price e/ou SAC.




Tela exibida quando for selecionada a opção de Adicionar o valor das taxas e Gerar novas parcelas e há possibilidade de acumular os valores, pois nestes contratos não há parcelas vencendo no mês, ou as parcelas estão vinculadas ou são parcelas de termo que não permitem aplicação de taxas:



Tela com o resumo da movimentação, exibindo os contratos, taxas e parcelas selecionadas. Em destaque o botão para salvar o resumo em um arquivo texto.

No final da tela do Resumo da Operação há detalhes sobre a vinculação das parcelas geradas, exibindo os contratos e parcelas que foram vinculados, também os contratos que não podem ser vinculados, isto é, contratos que possuem o parâmetro Vincula Parcelas? desmarcado no cadastro do contrato (Construção > Carteira de Recebíveis > Contratos > Editar > Parâmetros > Opções).