Tabela Price


Aba utilizada para informar os valores atualizados das séries de parcelas de origem “Tabela Price”. Nesta tela é possível obter o saldo atualizado de cada série como também manipular uma ou várias renegociações.

Data Base: Informe a data para correção e descapitalização das séries. Para prosseguir no cálculo é necessário clicar no botão “Atualizar”.

Outra Taxa?: Selecione este campo caso queira calcular as séries com outra taxa, informando-a no campo logo abaixo. Se não for checado, o sistema irá assumir a taxa que consta no cadastro da série (campo “Taxa” localizado na última coluna da grid abaixo).

Desconsiderar Correção?: Este campo é utilizado nos casos em que não se queira considerar as correções das parcelas até a Data Base. É comum checar este campo nos casos de parcelas congeladas (provenientes de reajuste anual). Dessa maneira a renegociação será realizada com base nos valores congelados. Para exibir o cálculo, é necessário clicar no botão atualizar.

Importante: Caso deseje não considerar correção para as parcelas congeladas, é importante constatar se a data de vigência da correção das séries a serem cadastradas na proposta de renegociação é a mesma das parcelas originais a serem renegociadas, caso contrário, após a efetivação da renegociação, a data de aniversário da série (reajuste anual) será modificada, passando a existir mais de um aniversário para o contrato. 

Para checar estas informações, antes de renegociar verifique a data de vigência da correção de uma das parcelas da série (visualize a parcela e clique na aba “Correção”).

Considerar Multa?: Este campo é utilizado nos casos em que se queira considerar o cálculo de multa (conforme percentual cadastrado no contrato) para as parcelas atrasadas. Consequentemente o saldo descapitalizado corrigido será aumentado. Para visualizar o cálculo, clique no botão “Atualizar”.

Considerar Juros?: Este campo é utilizado nos casos em que se queira considerar o cálculo de juros de atraso (conforme percentual cadastrado no contrato) para as parcelas atrasadas. Consequentemente o saldo descapitalizado corrigido será aumentado. Para visualizar o cálculo, clique no botão “Atualizar”.

Tipo da Série: Exibe o tipo da série conforme o cadastro de séries.

Intervalo: Exibe o intervalo de parcelas, conforme o cadastro de séries.

Par.Aberto (Dt.Base): Exibe a quantidade de parcelas em aberto (a vencer e vencidas) a partir da data base informada.

Saldo Descapitalizado Corrigido: Exibe a soma da coluna “Parcela – Saldo” da grid “Parcelas da Série” localizada na parte inferior.

Saldo Sem Descapitalização: Exibe a soma da coluna “Parcela Atual” da grid “Parcelas da Série” localizada na parte inferior.

Taxa: Exibe a taxa de Tabela Price, conforme o cadastro de séries.


Grid Parcelas da Série

As parcelas vinculadas para banco não farão parte do saldo das séries. Para que façam parte, é necessário primeiramente desvincular as parcelas.


Parcela: Exibe o número da parcela da série selecionada na grid superior.

Dt.Vencimento: Exibe a data de vencimento da parcela.

Parcela – Saldo: Exibe o valor da parcela descapitalizada e corrigida (de acordo com o campo “Considerar correção?”) desde a data base até a data de vencimento, mais juros e multa (de acordo com o campo “Considerar Multa?” e “Considerar Juros?”). Lembre-se que para as parcelas vencidas, (parcelas com vencimento menor que a data base informada) o seu valor não é descapitalizado. Para descapitalizar a parcela, é utilizada a seguinte fórmula:



DataInicial: data inicial informada. Caso o status de desconto pró-rata NÃO esteja checado no cadastro do contrato, será utilizado sempre o dia 1º desta data.

DataFinal: data de vencimento da parcela a vencer. Caso o status de desconto pró-rata NÃO esteja checado no cadastro do contrato, será utilizado sempre o dia 1º desta data.

ValorAntecipado: Após o cálculo, o valor antecipado deve ser corrigido nas mesmas condições da parcela.

VlrOriginalParcela: valor presente no campo “Original”, na edição da parcela.

VlrJurosParcela: valor presente no campo “Juros”, na edição da parcela.

VlrCorreçãoParcela: valor presente no campo “Correção”, na edição da parcela.

VlrJurosRenParcela: valor presente no campo “Reneg.”, na edição da parcela.

TaxaAntecip: taxa de antecipação informada.

JurosTPNãoCobrado: valor de juros não considerados na antecipação. Este campo é exibido na grid de antecipações realizadas.

A diferença entre as datas deve ser calculada utilizando-se o mês do tipo comercial.O cálculo é realizado parcela a parcela, nos casos de existirem mais de uma parcela a ser antecipada.


Correção – Saldo: Exibe somente o valor da correção da parcela descapitalizada.


Parcela – Atual: Exibe o valor atual da parcela corrigida (de acordo com o campo “Considerar correção?”) desde a data base até a data de vencimento, mais juros e multa (de acordo com o campo “Considerar Multa?” e “Considerar Juros?”). Representa o valor atualizado da parcela se fosse paga na data base.

Correção – Atual: Exibe somente o valor da correção da parcela atual. Desconto: Exibe o a soma das diferenças entre as colunas “Parcela – Saldo” e “Parcela – Atual”  com “Correção – Saldo” e “Correção – Atual”, conforme destacado na figura abaixo. Representa os juros corrigidos expurgados na atualização do saldo da série.


Renegociações 



Após atualizar os cálculos da série na aba “Saldos”, selecione a série que deseja renegociar e clique na aba “Renegociações” para inserir a proposta de renegociação. Será exibido nesta tela todas as renegociações criadas e que ainda estão com o status “Em Estudo” ou “Reprovada”. Para aprova-la, basta clicar no botão correspondente na barra de ferramentas ao lado direito da tela (barra azul). Para inserir uma nova proposta clique em “Inserir”.


Geral


1. Dados do contrato:

Número:
 Exibe o número do contrato gerado pelo sistema.

Valor:
 Exibe o valor total do contrato definida no cadastro.

Dt.Contrato:
 Exibe a data do contrato definida no cadastro.

Bloco:
 Exibe o nome do bloco que o contrato pertence.

Unidade: Exibe o código da unidade pertencente ao contrato.

Cliente: Exibe o Nome do cliente pertencente ao contrato.

Centro de Custo:
 Exibe o código extenso e a descrição do centro de custo definido no cadastro do contrato.

Projeto: 
Exibe o código reduzido e a descrição do projeto definido no cadastro do contrato.

2. Série renegociada:

Tipo: Exibe o tipo da série conforme o cadastro de séries.

Vlr.Par.(Dt.Ren.): Exibe o valor da parcela da série sem descapitalização, corrigida até a data base informada na aba “Saldos”

Tx.Aplicada: Exibe a taxa aplicada para o cálculo do saldo da série.

Intervalo:
 Exibe o intervalo de parcelas, conforme o cadastro de séries.

Vlr.Par.(Hoje): Exibe o valor da parcela da série sem descapitalização, corrigida até a data atual.

Dt.Renegociação: Exibe a data da renegociação, ou seja, a mesma data base informada na aba “Saldos”.

Parcelas: Exibe a quantidade de parcelas da série a ser renegociada.

Saldo Corrigido: Exibe o campo “Saldo Descapitalizado Corrigido” da aba “Saldos”.

Dt. Do Status: Exibe a data do status da renegociação.


3. Tipos e Status

Tipo: Exibe o tipo do contrato definido no cadastro.

Status contrato: Exibe o status atual do contrato.

Status Renegociação: Exibe o status atual da renegociação.

4. Parcelas da série

Exibem as mesmas informações da aba “Saldos”, descrita anteriormente. Lembre-se que estas informações são gravadas no momento em que a renegociação foi aprovada. Caso a renegociação esteja com status “Em Estudo”, estas informações podem variar, pois são dinâmicas.


Não é permitida a Geração de TP para séries com vencimentos não consecutivos. Nestes casos será necessário fazer uma renegociação da série antes de aplicar a TP.


Exemplo: Série de 36 parcelas com primeiro vencimento em 15/05/2005 e data de referência da TP em 15/11/2005.

Nesta série não há problema nenhum em pagar parcelas com vencimento antes de 15/11/2005, em qualquer ordem, porém se forem baixadas as parcelas de 15/11/2005 e 15/02/2006 antes da aplicação TP, fazendo com que a série de TP tenha vencimentos não consecutivos, o sistema não irá permitir a geração de TP, sendo necessário uma renegociação.


Renegociação


Esta aba é utilizada para o cadastro das séries da proposta da renegociação.

Dt.Base: Exibe a data base utilizada para o cálculo da série. É a mesma data do campo “Data Base” da aba de “Saldos”.

Saldo Corrigido: Exibe o campo “Saldo Corrigido” da aba “Geral”. Representa o saldo a ser renegociado.

Saldo restante: Exibe a diferença entre o campo “Saldo Corrigido” e o total das séries cadastradas (somatória do campo “Valor Total”no cadastro da série). Este campo é muito utilizado para simular o saldo restante, nos casos onde a quantidade de parcelas é aumentada/diminuída ou o prazo de pagamento é prorrogado/antecipado. Neste caso o saldo restante passa a ser o valor base de uma nova série de parcelas. 

Este campo é calculado automaticamente, a partir do momento em que é gravada a série. Ao lado deste campo há um ícone que ao clicar exibe informações dinâmicas sobre o saldo restante.

Origem da Análise: Campo utilizado para indicar se a renegociação em questão é origem para uma futura análise, que vai comparar sempre as parcelas novas com a posição do contrato no início do processo de renegociação.

Tx.Permitida: Campo que define a Taxa Limite para Renegociação.