Carta de Cobrança - Processos

Através do processo de Carta de Cobrança é possível emitir cartas de cobrança de contratos selecionados. Ao finalizar o processo, haverá a opção de salvar uma ocorrência de envio da carta de cobrança para cada contrato, permitindo um controle de quais cartas de cobrança já foram enviadas.

1- Consulta.

A tela de Envio de Carta de Cobrança pode ser acessada no módulo Carteira de Recebíveis, através do processo Carta de Cobrança. Sua funcionalidade, se assemelha ao da geração do Relatório R_CAR_Carta_Cobranca.rpt disponibilizado nos relatórios operacionais. O objetivo é emitir cartas de cobranças para os contratos que possuem parcelas em atraso e gerar ocorrência de seus envios. Para a seleção destes contratos será possível realizar duas formas de consultas. São elas:

Por Organização Atual, onde será apresentado uma lista com os empreendimentos.



Por Projeto.



2- Parâmetros de Geração.

A próxima etapa é a parametrização do relatório. A escolha do projeto, diferente da consulta por Organização Atual, será realizado na etapa de parametrização, sendo este campo de preenchimento obrigatório. Outros campos obrigatórios na parametrização são os códigos dos textos padrões de cabeçalho e conclusão, a data base e pelo menos um item de tipo do contrato, origem do contrato e status do contrato.



Após informar os parâmetros e avançar no processo, será apresentado uma lista com todos os contratos filtrados pelos parâmetros. É permitida a escolha de um ou mais contratos de uma só vez para a geração da carta de cobrança.



3- Relatório Carta de Cobrança. 

Selecionando os contratos desejados e acionando o botão Avançar, será gerado o relatório de Carta de Cobrança para os contratos selecionados. Na tela será disponibilizado um resumo dos contratos que geraram carta de cobrança.

4- Ocorrência de Envio da Carta de Cobrança.

Ao finalizar o processo será disponibilizado a opção de gerar ocorrência de Envio da Carta de Cobrança do Contrato ou não.

Essas ocorrências serão salvas nos contratos, e poderão ser visualizadas na tela de ocorrências através do contrato.