Inadimplência

Este processo tem o objetivo de identificar e atribuir um status para os contratos caracterizados como Inadimplentes, de modo a permitir que sejam identificados rapidamente na tela de contratos (através de cor específica), selecionados em relatórios específicos, e ter a opção de participarem ou não envio de cobranças bancárias, através de filtro na tela de envio.



Após a pesquisa realizada, é possível selecionar um ou mais contratos para torná-los inadimplentes ou reativá-los. Ao transformar um contrato em inadimplente, o sistema insere automaticamente no contrato uma ocorrência com a descrição “Contrato Inadimplente”, descrevendo toda a situação apresentada, além de mudar o seu status para o tipo “Duvidoso”.

Dt.Referência: Data utilizada para pesquisar os contratos com parcelas em aberto, sendo que o vencimento das parcelas deve ser anterior a esta data.

Parcelas: Selecione neste campo o número mínimo de parcelas em atraso (maior ou igual) a ser considerado na pesquisa. Campo opcional.

Vlr.Total: Especifique neste campo um valor mínimo correspondente ao valor total de parcelas em atraso (maior ou igual) a ser considerado na pesquisa. Campo opcional.

Botão Pesquisar: Clique neste botão para efetuar a pesquisa. O sistema listará os contratos conforme as condições dos filtros (Dt.Referência/Parcelas/Vlr.Total), além de exibir todos os contratos que possuem no momento o status de inadimplente. Estes contratos serão exibidos na grid na cor cinza.

Botão Inadimplentes: Através deste botão é possível transformar todos os contratos ou somente os selecionados para o status de inadimplente. Para selecionar contratos, clique nos contratos mantendo a tecla “Shift” e/ou “Ctrl” pressionada.

Botão Reativa: Através deste botão é possível reativar todos os contratos pendentes (contratos inadimplentes exibidos na grid na cor cinza) ou somente os selecionados. Para selecionar contratos, clique nos contratos mantendo a tecla “Shift” e/ou “Ctrl” pressionada.

Na aba Ocorrências, conforme figura abaixo, podemos visualizar a ocorrência de inadimplência gerada para o contrato selecionado.



Na aba Parcelas em Atraso, conforme figura abaixo, podemos visualizar as parcelas inadimplentes do contrato selecionado.