Consolidação de Balanços - Configurações

O menu Configurações pode ser acessado diretamente através do módulo Contabilidade ou diretamente nas telas de Equivalência Patrimonial, Consolidação e Publicação através do botão Outros, sendo este segundo acesso uma forma de agilizar o processo pois permite abrir simultaneamente uma das telas principais (equivalência patrimonial, consolidação ou publicação) e uma tela secundária (configurações ou organização externa).


Tópicos

Organização

Acesse Configurações e em seguida clique em Organização.

As organizações internas serão apresentadas com o código do agente (1) e as organizações externas com um código iniciado com a letra 'E' (2).



Nesta tela, você poderá cadastrar as organizações externas, para isso, clique no botão Inserir.

É necessário informar: Razão Social, Nome Fantasia, Apelido e o CNPJ:


Para organizações internas (originadas no próprio Mega) não será permitido alterar os dados.

Você poderá apenas informar um Apelido para a empresa:


Esse apelido pode ser o nome pelo qual o contador conhece a empresa.


Investidor via SCP

Para os investidores SCP, o sistema disponibilizará um cadastro simplificado, em que você deverá informar o nome do investidor e o seu respectivo percentual de participação.

A finalidade dessa informação é que a participação do investidor SCP deverá ser considerada para efeito de cálculo da Equivalência Patrimonial.

Períodos Fiscais

É o período fiscal utilizado pelas empresas para fazer suas obrigações fiscais, começando sempre pelo primeiro dia do mês e terminando no último. Geralmente, este período é de um ano.


É possível cadastrar períodos menores de um ano. Isso é mais utilizado para empresas com matriz em outros países.




É obrigatório informar uma data de início e uma data final de um período e elas não podem ser iguais a outro período no mesmo ano.

Ao acessar o botão Ações no menu Outros, são apresentadas duas opções:



A opção de Fechar período é utilizada para bloquear alterações neste período fiscal. Para fazer essa operação, será necessário colocar a senha do usuário logado no Mega.

Em Visualizar log, pode-se verificar o usuário, a operação (se o período foi aberto ou encerrado), a data e o computador de quem fez essa operação no sistema.


Estrutura Organizacional

Na estrutura organizacional, apresentamos a estrutura do organograma da matriz com as filiais ou empresas em que ela participa, com seus respectivos percentuais de participação.



Ao inserir ou editar uma organização, é possível, também, informar se a empresa investidora possui o controle (responsabilidade de tomada de decisão e de apresentar informações) da empresa investida. Se o check Investidora possui o controle sobre a Investida? estiver desmarcado, o check Realizar lançamento contábil de equivalência patrimonial? será habilitado para edição.

O controle ou não da empresa está determinado no contrato social.


 


A estrutura organizacional deve ser inserida mês a mês. Isso é necessário pois a estrutura organizacional varia muito de um mês para outro, por conta do percentual de participação.

Para facilitar este processo, é permitido copiar a estrutura de um mês para outro e, se necessário, fazer a edição dos dados.

Para fazer a cópia, clique no menu Outros, em seguida em Copiar Estrutura e digite o período e mês que deseja copiar.



Na aba Investidor via SCP, é apresentado o investidor que foi cadastrado anteriormente.