Avaliação de Desempenho

Utilizando a planilha de Avaliação do Desempenho é possível comparar o andamento previsto de um projeto com o realizado, através do progresso acumulado e do progresso do mês, permitindo extrair informações gerenciais para auxiliar na tomada de decisão quanto ao andamento da obra.



As informações serão apresentadas a nível de serviço e totalizadas nas fases do orçamento.

Nível de avaliação: Neste parâmetro é possível selecionar qual será o tipo de visualização do relatório, sendo estes Serviços ou Insumos;


Visualizar em valor:

  • Valor nominal: Corresponde ao valor que está expresso no documento (nota fiscal, por exemplo), sem aplicação de atualizações;
  • Outra Moeda: Esta opção possibilita a visualização dos valores apresentados em uma segunda moeda;
  • Real Atualizado: Esta opção possibilita a visualização dos valores atualizados.

Data do Orçamento: Define qual a data base para atualização de valores orçados em real atualizado ou outra moeda, possuindo as opções:

Referência orçamento; Atualização insumo;

Atualização orçamento.

Data Visualização: É a data base para a visualização dos valores atualizados da planilha. Por padrão será apresentada a data atual, permitindo alteração.

Dt. Realizado: indica a data de corte dos movimentos realizados, para possibilitar a análise em uma data retroativa, considerando apenas os custos e medições realizadas até a data informada.


 Quando o orçamento que estiver sendo analisado for do tipo construção pesada e a avaliação for parametrizada para rodar em nível de serviços, os valores do

 Realizado do relatório específico 'Custo dos Serviços – Construção Pesada’ irão integrar os valores do realizado da tela de avaliação de desempenho. O valor construção pesada a ser utilizado (somado) aos valores da avaliação de desempenho é composto pela soma de 4 valores, sendo que todos podem ser verificados através do relatório específico 'Custo dos Serviços – Construção Pesada’. As colunas fazem parte da aba de Equipamentos, e são elas: Mão-de-Obra, Custo Propriedade, Material/Peças e Combustível. Para realizar a integração, os valores destas 4 colunas são somados para que componham um só valor, e assim, possam ser somados aos valores do realizado da tela de avaliação de desempenho.


Avaliação do Desempenho – Executar

 

Ao clicar no botão Zoom serão apresentadas as comparações entre o previsto, o realizado medido e o realizado apropriado referente aos insumos de um determinado serviço, ou seja, são apresentados os insumos e serviços de 2º nível do serviço selecionado na tela anterior.



Insumo: Serão apresentados os dados do insumo como: código alternativo, descrição do insumo e unidade do insumo.

Valores: A banda de valores irá apresentar as seguintes informações:

  • Tipo: Cada um dos insumos irá possuir três tipos: Previsto, Realizado Medido ou Realizado Apropriado.
  • Quantidade: A quantidade do insumo será apresentada para cada um dos tipos, ou seja, na linha do "previsto" será apresentada a quantidade prevista em orçamento para o percentual executado, na linha "realizado medido" será apresentada a quantidade do insumo aplicada na atividade e na linha "realizado apropriado" será apresentada a quantidade apropriada do insumo.
  • Preço Unitário: O preço unitário do insumo será apresentado para cada um dos tipos, ou seja, na linha do "previsto" será apresentado o preço unitário do insumo calculado a partir da divisão do total previsto pela quantidade prevista, na linha "realizado medido" será apresentado o preço unitário do insumo calculado a partir da divisão do valor medido pela quantidade medida e na linha "realizado apropriado" será apresentado o preço unitário do insumo calculado a partir da divisão do valor apropriado pela quantidade apropriada.
  • Valor Total: O valor total do insumo será apresentado para cada um dos tipos, ou seja, na linha do "previsto" será apresentado o valor total do insumo previsto em orçamento até o mês informado, na linha "realizado medido" será apresentado o valor total do insumo medido e na linha "realizado apropriado" será apresentado o valor total apropriado do insumo.
  • Progresso: É a relação entre o realizado medido do insumo até o mês informado e valor previsto em orçamento.
  • Avaliador: Variação previsto x realizado, calculada a partir da fórmula: Realizado apropriado – Realizado medido / Total realizado medido até o mês informado.
  • Gráficos: Permite a visualização dos gráficos nas visões Físico, Financeiro e Físico e Financeira, referentes aos insumos/serviços que estão selecionados na estratificação.


Avaliação do Desempenho – Gráficos


Ao selecionar o botão Gráficos, será possível visualizar a evolução do orçamento através de comparações entre o previsto/planejado e o realizado baseado no progresso físico ou financeiro,físico e financeiro ou ainda com base no gráfico de Desempenho de Projeto (EVA) do orçamento.

Existem sete tipos de gráficos para melhor visualização da evolução do orçamento, são eles:

Outros > Gráficos > Geral > Financeiro: Ao selecionar esta opção será possível visualizar o progresso financeiro do orçamento como um todo, conforme imagem abaixo:



Outros > Gráficos > Geral > Físico: Ao selecionar esta opção será possível visualizar o progresso físico do orçamento como um todo, conforme imagem abaixo:



Outros > Gráficos > Geral > Físico e Financeiro: Quando a opção “Físico e Financeiro” for selecionada, o gráfico será apresentado conforme figura abaixo, unificando as informações já existentes nos dois gráficos da tela.



É importante considerar que será possível gerar esta nova opção de gráfico, tanto para o orçamento quanto para um serviço/insumo selecionado na tela de análise, como poderá ser observado mais abaixo.

Outros > Gráficos > Geral > Desempenho do Projeto: Ao selecionar a opção para exibir o gráfico de desempenho do projeto, será apresentada inicialmente a tela para a escolha das fases que serão detalhadas na emissão deste gráfico, conforme imagem abaixo:



Após a seleção das fases, deve ser selecionado o botão Confirmar para que seja apresentado o gráfico selecionado.


  • Serviço/Insumo selecionado > Financeiro;
  • Serviço/Insumo selecionado > Físico;
  • Serviço/Insumo selecionado > Físico e Financeiro.


Em todos os gráficos serão apresentadas duas linhas do progresso da Obra, são elas:

Planejado: O progresso planejado é gerado a partir do cronograma físico/econômico tanto para o gráfico físico quanto para o gráfico financeiro.

Realizado: O progresso realizado para o gráfico físico é gerado a partir das medições e para o gráfico financeiro é gerado a partir das apropriações.

Na parte inferior da tela existe uma barra com diversos botões com as seguintes funcionalidades:

Os quatro primeiros botões localizados na parte inferior esquerda da tela se referem as opções de visualização do gráfico, permitindo visualizá-lo em áreas, linhas 3D, linhas finas ou em barras.

Os próximos dois botões, permitem visualizar no eixo x (Vertical) do Gráfico, valores ou percentuais, respectivamente.

Os dois últimos botões dizem respeito à tabela de valores usados para gerar o gráfico, um permitindo visualizar ou esconder a tabela outro permitindo visualizar também os valores acumulados.


Avaliação de Desempenho – Ocorrências

 

Ao selecionar o botão Ocorrências, em Outros > Ocorrências, será possível visualizar todas as ocorrências do diário de obra dos serviços do orçamento. Estas ocorrências são cadastradas na planilha orçamentária através da edição do serviço.