Consolidação

Os Demonstrativos Consolidados deverão sempre estar relacionados a um determinado Plano de Consolidação pré cadastrado pelo usuário, no qual deve conter todos os relacionamentos com as contas contábeis das empresas envolvidas no processo de consolidação.

Há dois tipos de planos de consolidação: a planilha completa em que o usuário trabalha com todas as empresas; e o plano de publicação que possui um formato mais simplificado, geralmente publicado em jornais e importantes órgãos como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Tópicos


Cadastro do plano de consolidação

Acesse o módulo Contabilidade, menu Configurações.

Em seguida selecione as opções Consolidação, Plano de Consolidação, selecione o período e em clique em Inserir/Editar:

O cadastro do plano de consolidação também pode ser acessado diretamente nas telas de Equivalência Patrimonial e Consolidação através do menu Outros:

 Clique aqui para visualizar

 



O plano de consolidação pertence a um determinado período fiscal. Para cada plano de consolidação você precisar informar o Nome, Natureza (plano de consolidação ou de publicação) e o Tipo (Balanço ou DRE). Se a empresa já utilizar um padrão para plano de consolidação, plano de contas, centro de custos, projetos e agentes, por exemplo padrão 1, informe em Padrões "default".


Plano de Consolidação é do tipo Balanço ou DRE e é vinculado com as Contas Contábeis (Plano de Contas);

Plano de Publicação é do tipo Balanço, DRE, DVA, DFC ou DMPL e é vinculado com as Contas de Consolidação.



Para o tipo DMPL (Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido), existe o cadastro de Máscara Fato Contábil no qual você precisará cadastrar os campos abaixo:



Após selecionar o plano de consolidação, a apresentação é parecida com o plano de contas, porém, é exibido da seguinte forma:



Na parte superior apresenta-se as contas e, na parte inferior, os vínculos que elas possuem. Neste plano, as contas possuem máscaras.

Ao cadastrar uma nova conta de consolidação, informe o código Extenso, Descrição, Tipo de conta e Natureza:




Se a conta for analítica, informe o tipo de demonstração (normal, sub-total, de resultado ou saldo manual).

Ao selecionar sub-total, informe a conta sintética que ela totaliza. A conta de resultado totaliza tudo que está acima dela.

Para facilitar a identificação das contas, a sintética fica em negrito, a conta de sub-total fica em verde e a conta de resultado fica em azul.


As contas de sub-total, de resultado e saldo manual não possuem vínculo.


É possível importar planos e vínculos das contas através do menu Outros, opção Importar: 





Ao clicar em Excluir Vínculos, serão excluídos os vínculos de todas as contas e não apenas da selecionada no plano.

Quando for Plano de Consolidação faça o vínculo com Contas Contábeis, quando for Plano de Publicação faça o vínculo com outro Plano de Consolidação ou outro Plano de Publicação.


Como copiar um plano de consolidação

É permitido copiar os Planos de um período para outro, através do menu Outros,  opção Copiar Planos:



Na tela a seguir informe o período que deseja copiar:





O campo Plano de consolidação não é necessário preencher. Ao deixá-lo em branco, serão copiados todos os planos do período selecionado. Se quiser copiar apenas um Plano, basta indica-lo neste campo.

O Plano de Publicação não pode ser copiado sem o Plano de Consolidação.


Consolidação 

Após cadastrar ou copiar os Planos, volte para a tela principal do módulo Contabilidade, acesse o menu Consolidação e informe o PeríodoPlano de consolidação, Intervalo e Investidora:

Para planos de publicação do tipo DRE, é possível selecionar um intervalo trimestral.


Ao confirmar, será apresentada a consolidação:




Na planilha de consolidação as empresas serão apresentadas em colunas, exceto as SCP e empresas que não possuem participação. Estas farão parte, apenas, da equivalência patrimonial.

As colunas estão dispostas da seguinte forma:

Empresa Investidora: Contém os valores relativos à empresa investidora. Eles serão obtidos através dos saldos das contas contábeis, ou, se a empresa desejar, através de centros de custos, projetos e agentes;

Empresas Investidas: A composição dos saldos destas colunas seguirá o mesmo critério da empresa investidora. A única diferença, é que ao valor encontrado, deverá ser aplicado o percentual de participação da empresa Investidora na Investida em questão;

As colunas de investidoras e investidas ficarão com a cor azul, é possível clicar duas vezes sobre as contas analíticas e verificar ou editar os vínculos. As empresas que estão com a coluna em verde, indicam que elas também são investidoras, pode-se dar duplo clique e ser direcionado para a consolidação dela. 

Ao editar algum dado da consolidação clique no botão Atualizar para que o(s) valor(es) sejam atualizados em tela.


Soma das Empresas: Refere-se à soma do saldo demonstrado para empresa investidora com os saldos demonstrados para as demais empresas investidas;

Eliminação: (colunas em vermelho): Há duas colunas para os saldos de eliminação: uma para valores devedores e outra para valores credores. O usuário deverá informar esses valores manualmente para as contas analíticas;

Saldo Consolidado: A composição deste saldo deve levar em consideração a natureza da conta de consolidação e os valores de eliminação informados pelo usuário:

  • Se a natureza da conta de consolidação for devedora, o saldo consolidado será composto da soma dos saldos de todas as empresas demonstradas mais o valor da Eliminação devedora menos o valor da Eliminação credora; 
  • Se a natureza da conta de consolidação for credora, o saldo consolidado será composto da soma dos saldos de todas as empresas demonstradas mais o valor da Eliminação credora menos o valor da Eliminação devedora.

É possível clicar duas vezes sobre as contas analíticas e verificar ou editar os vínculo:



Ao clicar no botão 
Equivalência Patrimonial , as eliminações serão apresentadas na parte inferior da tela:

As empresas que estão com a coluna em verde, indicam que elas também são investidoras, pode-se dar duplo clique e ser direcionado para a consolidação dela.




Se for necessário, você poderá fazer o lançamento da eliminação. Para isso, clique em uma das linhas das colunas do grupo Eliminação/Reclassificação:




Ao final, o saldo da consolidação deve ser o mesmo do ativo


Publicação da Consolidação

A visualização da publicação da Consolidação será apresentada da seguinte forma:




As colunas do grupo Individual mostram os saldos da empresa principal e as colunas do grupo Consolidado, exibem os dados da consolidação.

Também é possível dar duplo clique nas colunas e editar os vínculos. A comparação da consolidação pode ser por período anterior ou por data fixa.

Se algum saldo anterior for modificado manualmente e precisar de ajustes, pode-se clicar no botão Descartar da comparação correspondente. O sistema descartará tudo que foi feito anteriormente.


A visualização da publicação da DMPL será apresentada da seguinte forma:



Para planos de publicação, pode-se fazer a comparação com até três períodos anteriores:





É possível clicar duas vezes sobre as contas analíticas e de saldo manual e verificar ou editar os vínculos.

Ainda é possível exportar o resultado da publicação para o Excel e é possível emitir os relatórios através do botão Relatórios: Balanço Publicação (BalancoPublicacao_XI.rpt), DRE Publicação (DREPublicacao_XI.rpt), DRE Publicação 3 Comparações (DREPublicacao_3Comparacoes_XI.rpt),  DFC Publicação (DFCPublicacao_XI.rpt) e DVA Publicação (DVAPublicacao_XI.rpt) apertando o botão Executar ao final do processo:




Para sua agilidade, a qualquer momento você poderá acessar simultaneamente os menus de Configurações e Organizações Externas através do menu Outros.

 Clique aqui para visualizar