R.O.E. (Realização de Orçamento Executivo)

A utilização do R.O.E. possibilita a demonstração da posição da obra de acordo com o realizado físico e financeiro (competência) e previsão de ajuste dos valores do orçamento (estoque, pendências e adiantamentos).

As informações de realizado financeiro são obtidas conforme apropriações para o orçamento escolhido. Será possível definir qualquer um dos cronogramas do orçamento para utilizá-lo como previsto e realizar as comparações.

Orçamento: Esta opção deverá ser selecionada quando a atualização dos valores for feita através da data de atualização do orçamento (disponível nos parâmetros globais do Orçamento).

% mínimo executado: Deve ser preenchido um percentual mínimo executado para realizar o cálculo de desvio.

Executar: Ao clicar neste botão é possível gerar a planilha do R.O.E.



Ao gerar a planilha R.O.E. são apresentadas as seguintes informações:

Serviço: Serão apresentados os dados do serviço, como: código estruturado, código alternativo, código extenso, descrição e unidade do serviço.

Custo Realizado: O custo realizado é dividido em três colunas, são elas:

Anterior: Custo acumulado do serviço (realizado) até o mês anterior do mês em referência.

Mês: Custo do serviço (realizado) no mês em referência.

Acumulado: Custo acumulado gasto no serviço até o mês em referência. Calculado da seguinte forma: custo realizado anterior + custo realizado mês.

A Realizar s/ Projeção: Custo a realizar do serviço. Calculado da seguinte forma: valor orçado - custo realizado acumulado.

Pendências: As pendências serão divididas em três colunas, são elas:

Estoque: Custo do estoque de materiais da atividade (posição no último dia do mês referência);

Pendências: Custos da atividade referentes a serviços executados no mês de referência e não medidos ou não faturados;

Adiantamentos: Custos do serviço já pagos como adiantamento.

Valor Total Projetado: O valor total projetado será dividido em duas colunas, são elas:

Previsões: Previsões de alterações de custo de atividade ainda não iniciada (Exemplo: contratos fechados com valores muito diferentes dos valores orçados);

Projeção: Custos da atividade referentes a serviços executados no mês de referência e não medidos ou não faturados;

Economia/Estouro: Serão apresentados o valor e o percentual do resultado, ou seja, diferença de custo do serviço. Calculado da seguinte forma: valor total projetado (projeção) - valor orçado.

A Realizar Projetado: Resultado: Será apresentado o valor do resultado, ou seja, custo a realizar projetado do serviço. Calculado da seguinte forma: valor total projetado (projeção) - custo realizado acumulado.

Gasto x Produzido: Estes valores serão divididos em duas colunas, são elas:

% Gasto: Será apresentado o percentual gasto da atividade. Calculado da seguinte forma: Soma Total Acumulado - Soma Total Estoque + Soma Total Pendencias - Soma Total Adiantamentos = Resultado / Total orçado x 100.

% Produzido: Percentual executado da atividade. Calculado da seguinte forma: Soma Total do Realizado Medido do Serviço / Soma do Total Orçado do Serviço x 100.

Para realizar o cálculo dos totalizadores, a fórmula utilizada é a seguinte:

% Gasto: Custo realizado acumulado / Total orçado x 100

% Produzido: Valor total medido / Total orçado x 100

A Soma Total do Realizado Medido do Serviço, pode ser obtido selecionando a opção “Estratificação” do relatório R.O.E.

Opções > Visualizar dados do orçamento: Quando esta opção estiver selecionada, serão apresentadas as seguintes informações na parte superior da tela:

Dt. Realizado: Deve ser cadastrada a data de visualização do realizado.


 Após definir ou alterar os parâmetros do real atualizado ou da data do realizado, é necessário selecionar este botão para que o sistema assuma as alterações e atualize os valores na grade.

 Será possível incluir ou alterar ajustes para o R.O.E. de cada mês de competência através do processo "Acompanhamento -> Dados ROE".


R.O.E. (Realização de Orçamento Executivo) – Estratificação

 

Ao selecionar o botão Detalhes, serão apresentadas as comparações entre o previsto, o realizado medido e o realizado apropriado referente aos insumos de um determinado serviço, ou seja, são apresentados os insumos e serviços de 2º nível do serviço selecionado na tela anterior.



Opções > Visualizar dados do orçamento: Quando esta opção estiver selecionada, serão apresentadas as seguintes informações na parte superior da tela:

Obra/Projeto: Exibe o código e a descrição do empreendimento vinculado ao orçamento.

Opções > Exibir característica do insumo: Quando esta opção estiver selecionada, será apresentada a coluna características na grade de insumos.

Serviços: Na parte superior da tela serão apresentados os dados do serviço selecionado, conforme descrito abaixo:

Estruturado: Será apresentado o código estruturado do serviço selecionado na planilha anterior.

Alternativo: Será apresentado o código alternativo do serviço selecionado na planilha anterior.

Extenso: Será apresentado o código extenso do serviço selecionado na planilha anterior.

Descrição: Será apresentada a descrição do serviço selecionado na planilha anterior.

Total: Será apresentado o total do serviço selecionado na planilha anterior.

Executado: Será apresentado o percentual executado do serviço selecionado.

Realizado Medido: Será apresentado o valor medido para o serviço selecionado.

A planilha de R.O.E. estratificado possui algumas divisões para visualização das informações, são elas:

Insumo: Serão apresentados os dados do insumo como: código alternativo, descrição do insumo e unidade do insumo.

Valores: A banda de valores irá apresentar as seguintes informações:

  • Tipo: Cada um dos insumos irá possuir três tipos: Previsto, Realizado Medido ou Realizado Apropriado.
  • Quantidade: A quantidade do insumo será apresentada para cada um dos tipos, ou seja, na linha do "previsto" será apresentada a quantidade prevista em orçamento para o percentual executado, na linha "realizado medido" será apresentada a quantidade do insumo aplicada na atividade e na linha "realizado apropriado" será apresentada a quantidade apropriada do insumo.
  • Preço Unitário: O preço unitário do insumo será apresentado para cada um dos tipos, ou seja, na linha do "previsto" será apresentado o preço unitário do insumo calculado a partir da divisão do total previsto pela quantidade prevista, na linha "realizado medido" será apresentado o preço unitário do insumo calculado a partir da divisão do valor medido pela quantidade medida e na linha "realizado apropriado" será apresentado o preço unitário do insumo calculado a partir da divisão do valor apropriado pela quantidade apropriada.
    • Valor Total: O valor total do insumo será apresentado para cada um dos tipos, ou seja, na linha do "previsto" será apresentado o valor total do insumo previsto em orçamento até o mês informado, na linha "realizado medido" será apresentado o valor total do insumo medido e na linha "realizado apropriado" será apresentado o valor total apropriado do insumo.
  • Progresso: É a relação entre o realizado medido do insumo até o mês informado e valor previsto em orçamento.
  • Avaliador: Variação previsto x realizado, calculada a partir da fórmula: Realizado apropriado – Realizado medido / Total realizado medido até o mês informado.


R.O.E. (Realização de Orçamento Executivo) – Gráficos

 

Ao selecionar o botão Outros > Gráficos, será possível visualizar a evolução do orçamento através de comparações entre o previsto/planejado e o realizado baseado no progresso físico ou financeiro do orçamento.

Existem dois tipos de gráficos para melhor visualização da evolução do orçamento, são eles:

Financeiro: Ao selecionar esta opção será possível visualizar o progresso financeiro do orçamento como um todo.

Físico: Ao selecionar esta opção será possível visualizar o progresso físico do orçamento como um todo, conforme imagem abaixo:

Em todos os gráficos serão apresentadas duas linhas do progresso da Obra, são elas:

Planejado: O progresso planejado é gerado a partir do cronograma físico/econômico tanto para o gráfico físico quanto para o gráfico financeiro.

Realizado: O progresso realizado para o gráfico físico é gerado a partir das medições e para o gráfico financeiro é gerado a partir das apropriações.

Na parte inferior da tela existe uma barra com diversos botões com as seguintes funcionalidades:

Os quatro primeiros botões localizados na parte inferior esquerda da tela se referem as opções de visualização do gráfico, permitindo visualizá-lo em áreas, linhas 3D, linhas finas ou em barras.

Os próximos dois botões, permitem visualizar no eixo x (Vertical) do Gráfico, valores ou percentuais, respectivamente.

Os dois últimos botões dizem respeito à tabela de valores usados para gerar o gráfico, um permitindo visualizar ou esconder a tabela outro permitindo visualizar também os valores acumulados.


R.O.E. (Realização de Orçamento Executivo) – Ocorrências

 

Ao selecionar o botão Ocorrências, será possível visualizar todas as ocorrências do diário de obra dos serviços do orçamento. Estas ocorrências são cadastradas na planilha orçamentária através da edição do serviço.