Nota Fiscal de Devolução

A Nota Fiscal de Devolução tem por objetivo desfazer as operações de compra ou venda em conjunto com suas obrigações (impostos).

Para realizar o processo de Devolução de uma nota no mega, é necessário realizar algumas configurações.


Emissão da NF-e de Devolução


Para emissão da Nota Fiscal de Devolução acesse: Distribuição > Faturamento > Emissão (NF).


Para o processo de emissão de Nota Fiscal é necessário selecionar uma organização Ativa do tipo Filial. Os tipos de organização Holding ou Consolidadora não permitem realizar o processo de emissão.


Ao abrir a tela de Emissão no modo de inserção, deve-se selecionar um Tipo de Documento com finalidade de Devolução, indicando o agente vinculado na nota fiscal que se deseja devolver, o qual irá habilitar o botão Nota Vinculada, devendo escolher a opção Nota de Devolução / Estorno.



A tela de seleção das notas fiscais vinculadas ao agente selecionado irá abrir. Selecione a nota, o item e a quantidade que deseja realizar a devolução e clique em Gerar.


A Devolução poderá ser parcial na seleção dos itens; na quantidade, através da coluna Qtde. a Devolver; como também de forma agrupada, selecionando várias notas de uma vez.




Na aba Itens é possível realizar a alteração da quantidade, valores e impostos, da mesma forma que é realizado um lançamento de nota fiscal de finalidade normal.


A inserção de itens não é disponível nessa tela.