Regras Gerais

Perfil de Alçada


  • Os perfis de alçada podem ser liberados por Grupo de Estoque e/ou por Filial;

  • A aprovação de Pedidos, Cotação, Contratos, Aditivos, Adiantamentos e Medições sempre será pela “capa”  e sempre pelo total do movimento, ou seja, não existe a opção de aprovar alçada por item.

  • No momento de identificar o perfil aprovador também será considerado o valor total destes movimentos, realizando a aprovação ou reprovação de seus itens abertos e não liberados. A aprovação de Adiantamentos sempre considerará seu valor total;

  • Para cada faixa de valor é possível configurar regras de aprovação combinando projeto e/ou centro de custo com diferentes usuários aprovadores e prioridades.

  • Sempre que existir exceções de rateio em um perfil de alçada e o movimento cair para 2 grupos de usuários diferentes, ambos os grupos precisam realizar todas as aprovações definidas na regra do perfil para que o movimento seja liberado.

  • Alterações realizadas nos cadastros do Perfil de Alçada (vigência, faixa de valor, exceção, aprovadores, grupos de estoque, filiais, aplicação) poderão cancelar os movimentos que estejam em aprovação pelo perfil alterado, desta forma, as aprovações por alçada já realizadas nestes movimentos serão canceladas, e o sistema tentará encontrar um perfil de alçada válido para aprovação do mesmo, caso contrário, estes movimentos serão automaticamente aprovados, da mesma forma como aconteceria se não fosse encontrado um perfil de alçada para aprovação no momento do cadastro do movimento no Mega. Da mesma forma que aprovações podem ser canceladas de acordo com a alteração realizada no Perfil de Alçada, ela poderá ficar com algum cadastro pendente, sendo automaticamente desvinculado de suas aplicações.

  • Para que o Perfil de Alçada da Web entre em vigor é necessário que o atual Perfil de Alçada do Mega Desktop seja desativado/configurado nos respectivos módulos, sendo configurado por filial.

    Pedido: Para que a alçada seja aprovada via portal, é necessário acessar os parâmetros do módulo de materiais, guia Aprovação na filial desejada e desmarcar as opções de aprovação de pedido de compra.
    Mapa de Cotação: Para que a alçada seja aprovada via portal, é necessário acessar os parâmetros do módulo de materiais, guia Cotação na filial desejada e marcar a opção “Aprovação pelo Portal Web” na guia Mapa Cotação.
    Contrato/Adiantamento/Aditivo: Para que a alçada seja aprovada via portal, é necessário acessar os parâmetros do módulo de empreiteiros, guia Aprovação Alçada na filial desejada e desmarcar as opções “Aprovação de alçada” e “Aprovação adiantamentos”, assim no quadro Perfis de Alçada do Portal são exibidas as aplicações que estão configuradas para filial no Perfil de Alçada da Web.
    Medição: Para que a alçada seja aprovada via portal, é necessário acessar os parâmetros do módulo de empreiteiros, guia Medições na filial desejada e marcar a opção “Aprovação por alçada (Portal de Aprovações)” na guia Aprovação.
    AP: Para que a alçada seja aprovada via portal, é necessário acessar os parâmetros do módulo Financeiro, guia Aprovação Contas Pagar na filial desejada e marcar a opção “Utiliza aprovação no Contas a Pagar” e “Aprovação pelo Portal Web” na guia Aprovação.

  • Quando um movimento é reprovado, para que possa ser reavaliado e reaprovado, é necessário que seja feita uma modificação no movimento para retorne ao ponto inicial da aprovação por alçada, ou seja, retorne para a primeira assinatura.


Cancelamento de aprovações por alterações no cadastro de Perfil de Alçada


Quando existirem movimentos com aprovação em andamento, determinadas alterações no cadastro do Perfil de Alçada podem cancelar estas aprovações, de modo que estes movimentos serão revisados automaticamente para verificar se suas informações são compatíveis para que entrem novamente no processo de aprovação por alçada, caso contrário, da mesma forma como ocorreria no Mega, se não for encontrado um perfil de alçada para aprovação do movimento, o mesmo será automaticamente aprovado.

Alterações em datas de vigência, faixas de valor, usuários aprovadores, exceções, grupos de estoque, filiais e aplicações vinculadas podem iniciar o processo de cancelamento das aprovações em andamento dos movimentos. Alterações realizadas, mesmo que não estejam diretamente vinculadas aos movimentos em aprovação, irão cancelar as aprovações, por exemplo: Alterar uma faixa de valor, que não possui o intervalo de valor ao qual determinada movimentação está atribuída, ainda assim irá cancelar, desta forma, se o Perfil de Alçada continuar válido, esta movimentação deverá ter sua aprovação reiniciada no mesmo perfil.

Alterações que tornem o cadastro do perfil incompleto, além de cancelar as aprovações em andamento, também irão automaticamente desvincular o perfil de alçada de suas aplicações, pois desta forma, movimentos lançados após a alteração do cadastro, não irão iniciar a aprovação de alçada de um movimento para um perfil cujo cadastro esteja incompleto, o que possibilitaria a aprovação parcial de um movimento, sem que algum usuário aprovador pudesse concluí-la.